Notícias

HOT START e ARC FORCE: O que é? Como usar?

Soldar não é nenhum bicho de 7 cabeças, porém, nós sabemos que existem alguns problemas corriqueiros na vida de um soldador, seja ele profissional ou hobbysta. Pensando nisso, desenvolvemos funções tecnológicas para facilitar o seu processo. Apresentamos as funções HOT START e ARC FORCE.

Se você já trabalha ou tem conhecimento sobre soldagem com eletrodo revestido, sabe que é super comum viver momentos onde o eletrodo “gruda” na peça. É aí que entra a função HOT START.

HOT START E ARC FORCE

A função HOT START existe para facilitar a abertura do arco de solda. Ao encostar o eletrodo na peça, a inversora identifica a ação e automaticamente aumenta a corrente durante um curto período de tempo, voltando à amperagem regulada logo em seguida. Tornando a abertura do arco mais rápida e fácil.

Outro problema enfrentado diariamente pelos soldadores é o Arco Elétrico apagando durante a soldagem. Isso acontece, na maioria das vezes, quando a solda é feita na vertical ascendente, na posição sobre cabeça, em tubulações ou juntas em ângulos… O motivo desse problema, é que em posições assim, se faz necessário utilizar uma corrente de solda mais baixa do que à acostumada, nesses casos, a função ARC FORCE faz toda a diferença.

A função ARC FORCE faz a inversora forçar o arco de solda, evitando interrupções durante seu cordão, fazendo com que ele fique suave, estável e bem acabado. Ótima para auxiliar nos momentos em que encontrar resíduos no eletrodo durante o cordão de solda ou quando não há estabilidade.

Além disso, o ARC FORCE também auxilia no momento em que o eletrodo se afasta muito da peça, forçando o arco a ficar aberto e evitando que ele corte. Resumindo, é um auxílio para os soldadores manterem o arco elétrico aceso. 

Confira o artigo na integra: HOT START e ARC FORCE: O que é? Como usar? – Boxer (boxersoldas.com.br)

SHARE
RELATED POSTS
Revista NewSolda Nova Edição
Pequeno Histórico da soldagem
Ministrado mais um Treinamento e Qualificação de Soldadores

Deixe seu comentário

*