Notícias

Tubotech e wire South America 2023: público qualificado e inovação tecnológica confirmam a relevância das feiras para o mercado

Sinergia de negócios entre as duas feiras atraiu grandes players da indústria de tubos, válvulas, bombas, conexões, componentes, cabos e fios

São Paulo, outubro de 2023 – Um público qualificado, com perfil de decisor de negócios, e inovações tecnológicas para a indústria estão entre os destaques que marcaram a 12ª Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes e a 6ª wire South America – Feira Internacional de Fios e Cabos, eventos organizados e promovidos pela Fiera Milano Brasil.


Entre os dias 3 e 5 de outubro, as empresas expositoras ocuparam o Pavilhão 5 do São Paulo Expo, onde receberam clientes, profissionais do setor e parceiros e puderam apresentar suas soluções mais modernas para o mercado, apontando tendências com potencial que vão movimentar os negócios nos próximos meses.

Planejadas para ter um formato integrado, capaz de otimizar a sinergia entre os segmentos dentro da indústria, as feiras reafirmaram sua relevância ao reunir grandes players do mercado e colocá-los em contato com um público de perfil executivo qualificado para gerar negócios efetivos.

De acordo com Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, “a retomada da Tubotech e da wire South America depois da pandemia chega em ótimo momento, pela grande importância na geração de negócios, networking entre profissionais e especialistas do mercado, além de proporcionar um ambiente de atualização e de contato com o que há de mais recente no que diz respeito à tecnologia, gestão e prestação de serviços”.

“Embora a Tubotech esteja um pouco reduzida este ano, a qualidade das visitas e dos contatos tem se mantido”, disse Sandro Nunhes Ribeiro, diretor Comercial da Inductotherm Group Brasil. “Em termos de prospecção, está bastante satisfatório, porque a qualidade das visitas é muito boa.”

Guilhermo Lopez, diretor de Operações da KDB Industrial, compartilha a mesma avaliação. “O público presente está bem focado, gerando boas oportunidades de negócio. Nosso mercado é bastante enxuto, são cerca de 80 fabricantes e só nos primeiros dois dias da feira recebemos cerca de 30 desses fabricantes.”

A diretora de Marketing da Kation Raiden do Brasil, Marjorye Majella, também elogiou a qualidade dos visitantes da Tubotech. “Nesta edição, percebemos que o público que veio até nós está mais selecionado e dentro do nosso público-alvo. Isso nos permite prospectar melhor e fechar novas parcerias e negócios”.

A tecnologia e a inovação também foram destaques na Tubotech. Um exemplo disso é a Ternec Lubrificantes, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para fluidos industriais, que desenvolveu uma tecnologia capaz de automatizar o monitoramento e as medições de fluidos no processo de fabricação de tubos. A solução ajuda, ainda, a prevenir e atuar rapidamente em problemas que podem prejudicar a produção.

Já a Inductotherm Group Brasil atraiu a atenção dos visitantes com a tecnologia de realidade aumentada, que permite a manutenção remota de seus equipamentos. Por meio de óculos e capacete conectados virtualmente, os técnicos da empresa e os técnicos de seus clientes podem não apenas se comunicar à distância como compartilhar o que estão vendo em tempo real, além de acessarem, com recursos tridimensionais de realidade aumentada, especificações e documentações técnicas.

Estratégias de negócios na wire South America

Para as indústrias do setor de fios e cabos elétricos, a wire South America traz diferentes possibilidades de negócio e de estratégias de mercado. Celso Ramalhoso, sócio-proprietário da UEFA Comercial viu nesta edição da feira a oportunidade para posicionar a sua empresa no segmento de máquinas pesadas. “Nosso objetivo é aumentar nossa participação e faturamento nesse setor e a feira atende nossa estratégia de mostrar ao mercado nossos produtos dessa linha.”

O gerente de Vendas da Linhas Correntes, Carlos Cruz, também está satisfeito em participar de um evento que reúne um público seleto. “É uma feira mais concentrada e a gente tem a possibilidade de encontrar amigos e fazer muitos negócios. Neste ano, conseguimos fechar oportunidades comerciais na região de Sorocaba, que é uma região que ainda não tínhamos negócios.”

A General Produtos Poliméricos se diz animada com as prospecções feitas. “Estamos há 18 anos no mercado e é a primeira vez que participamos de uma feira. Decidimos expor na wire por ser a principal feira do setor. As expectativas são boas para os próximos meses, com os contatos gerados aqui. Faz sentido voltar para a wire na próxima edição”, afirma Carlos Gomes, diretor Comercial.

A wire South America também é um ponto de encontro para profissionais comprometidos em combater a proliferação de fios e cabos elétricos ilegais, promovendo a conformidade e a segurança. O Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo) mostrou na feira como funcionam seus dois laboratórios móveis. São duas vans que rodam cidades do Brasil realizando testes de qualidade e resistência em fios e cabos com o intuito de promover a conscientização de consumidores e empresas para os riscos de produtos ilegais. Esta iniciativa é uma parceria do sindicato com a Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

Com o retorno positivo de expositores que atestaram a alta qualificação dos visitantes, as próximas edições de Tubotech e wire Brasil já estão confirmadas para 2025, entre os dias 29 e 31 de outubro, no São Paulo Expo.
  As feiras têm o apoio da ABIMEI – Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), SINDISIDER – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, SINDICEL – Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo, SICETEL – Sindicato Nacional das Indústrias de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos, dentre outras entidades.

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America. Mais informações acesse aqui

SHARE
RELATED POSTS
Palestra de Qualificação de Soldagem
POWERMIG – Evolução é movimento
Cálculo da quantidade de consumível por processo

Deixe seu comentário

*