Notícias

SurTec completa 30 anos com forte expansão nas quatro áreas em que atua

Empresa reforça posição de liderança global e pioneirismo no desenvolvimento de soluções sustentáveis, investindo em P&D, inovação e digitalização

Maio, 2023 – A SurTec do Brasil, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve, fabrica e comercializa especialidades químicas para processos de Tratamentos de Superfícies Industriais para quatro campos de aplicação – limpeza de peças industriais (IPC), pré-tratamento de metais (MPT), eletrodeposição decorativa (ELP-D) e funcional (ELP-F) -, em 2023 completa 30 anos de atuação global, com 24 anos de presença no país.

Foco no cliente e pioneirismo no desenvolvimento de soluções sustentáveis estão entre as razões que fazem com que a empresa mantenha sua posição de liderança, com forte expansão nas quatro áreas em que atua e aumento de portfólio de soluções, mesmo em cenários desafiadores, como o ocasionado pela pandemia da Covid-19. Em 2021, reforçando seu posicionamento de mercado em segmentos altamente especializados, que incluem automotivo, transporte, construção, eletroeletrônico, saúde e estilo de vida, a SurTec adquiriu a Italtecno, líder mundial no ramo tratamento de superfície de alumínio, e, no ano passado, a omniTECHNIK, detentora da marca Precote®, reconhecida pela produção de tecnologia de travas químicas para fixadores.

Os processos da SurTec são continuamente otimizados e adaptados às exigências do mercado, bem como às especificações dos clientes em todo o mundo, por meio de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de soluções que respondem às exigências e desafios regionais, além de evitar importações. No Brasil, quase toda a sua linha é produzida na planta de Valinhos (SP), o que resulta em atendimento diferenciado aos clientes, prazos de entrega ajustados às necessidades, logística local e a estrutura de um laboratório piloto, onde são simulados resultados das aplicações dos produtos e feitas avaliações de desempenho.

“Ao longo destes 30 anos, temos passado por grandes transformações, como a expansão de nosso portfólio de produtos, o alcance a novos segmentos da indústria e a mudança para nossa planta em Valinhos em 2016, uma das mais modernas do grupo. Hoje temos um portfólio de última geração e, alinhados à nossa visão de longo prazo e às tendências da Indústria 4.0, estamos fortalecendo algumas iniciativas de digitalização, que aumentam a conectividade com os clientes, otimizando o uso dos produtos e serviços de suporte técnico”, comenta o Diretor Regional da SurTec do Brasil, Rodrigo Leão Rezende.

A empresa se dedica a melhorar o footprint e o handprint próprio e de seus clientes, por meio da redução no consumo de energia e recursos, a partir da seleção e uso eficiente de matérias-primas adequadas e renováveis para seus produtos, e mais conscientes ao manejo humano e meio ambiente. Pioneira na substituição do cromo hexavalente pelo cromo trivalente em meados dos anos 90, ou seja, quando o mercado brasileiro sequer demandava essa mudança, a SurTec vem investindo constantemente em Pesquisa e Desenvolvimento para encontrar alternativas de menor impacto ambiental em suas soluções e processos, visando diminuir sua pegada ambiental. Outros aspectos pioneiros e diferenciados da empresa foram a eliminação de produtos contendo nonilfenol por surfactantes mais ecológicos e o desenvolvimento de nanotecnologia livre de cromo.

A ação responsável e sustentável é parte do DNA da SurTec, aplicada aos produtos e soluções que disponibiliza ao mercado, bem como aos processos e soluções internas. É uma preocupação constante no dia a dia da empresa, em qualquer parte do mundo. Em sua planta no Brasil, está em andamento um projeto de instalação de células fotovoltaicas no estacionamento, a fim de alimentar toda a fábrica com energia renovável. O edifício da SurTec em Zwingenberg, Alemanha, foi construído com o conceito “Passive House – Casa Passiva”, no ano 2000. O balanço de energia foi massivamente melhorado e os custos operacionais reduzidos graças ao isolamento térmico estrutural de alta qualidade, envidraçamento térmico, ventilação com recuperação de calor, fachada sem vazamentos ou pontes de calor, e substituição de sistemas de ar-condicionado por resfriamento passivo. Foi um projeto totalmente sustentável, o 1º em todo o mundo, a não demandar sistema de isolamento térmico.

“A SurTec é pioneira na apresentação de soluções sustentáveis para minimizar o impacto ambiental de seus produtos e gerar economia de energia para seus clientes. E o sucesso de nossa empresa e nossa transformação não seria possível sem nosso pessoal. Temos uma equipe muito experiente e qualificada em suas áreas de especialização, engajada com nossos compromissos e valores, e apaixonada pelo que fazem. As pessoas são nosso maior patrimônio, e a base para que nosso futuro seja ainda mais promissor”, conclui Rodrigo Leão.

Sobre a SurTec

A SurTec está presente em mais de 40 países, onde quer que metais ou outras superfícies sejam produzidas sob especificações. A SurTec oferece soluções adequadas para a limpeza completa de ligas sensíveis, para camadas de conversão multimetais, para processos já conhecidos de zinco e ligas de zinco, para o eletropolimento de aço inoxidável ou a eletrodeposição decorativa de cromo em plásticos – em aplicações para limpeza de superfície, proteção contra corrosão e acabamento. No Brasil, está presente desde 1999 e, desde abril de 2016, quando foi inaugurada, tem a sua planta na cidade de Valinhos (SP), em conjunto com a Chem-Trend.

Sobre o Grupo Freudenberg

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, baterias e células de combustível, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais e produtos médicos.

Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com mais de 170 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2022, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 51.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.7 bilhões. Para obter mais informações, visite: www.freudenberg.com.

SHARE
RELATED POSTS
Modelos de escadas: saiba qual é a melhor para cada ambiente
Modelos de escadas: saiba qual é a melhor para cada ambiente
Webinar: Otimização do Corte Mecanizado com Powermax
Ministrado mais um Treinamento de Processo de Soldagem Arco Submerso

Deixe seu comentário

*