Soldagem a laser X soldagem tradicional: processo, vantagens e aplicações
A soldagem é um processo de fabricação no qual dois ou mais metais são fundidos usando-se calor ou pressão para formar uma junta à medida que as peças esfriam. Existem vários tipos de soldagem com base no procedimento envolvido. Dois processos comuns – laser e tradicional – têm suas próprias vantagens e aplicações.
Processo de soldagem a laser
A soldagem a laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação) é um processo de soldagem por fusão no qual metais ou termoplásticos são unidos usando-se um feixe de laser focado. É o tipo mais avançado de processo de soldagem e encontra aplicação em muitos setores, desde equipamentos aeroespaciais e médicos até fabricação de joias finas.
No processo de soldagem a laser, um feixe de luz concentrado é focado na cavidade entre os materiais a serem unidos. O poderoso feixe de laser derrete os materiais em suas emendas e se funde em uma junta. Uma fonte de calor altamente concentrada permite que a soldagem a laser em chapas finas seja realizada em altas velocidades de metros por minuto. Em materiais mais espessos, a soldagem a laser pode produzir soldas profundas e estreitas.
Vantagens da soldagem a laser
A soldagem a laser é muito versátil e pode ser usada com a soldagem a arco tradicional para criar a soldagem a arco a laser híbrida. A solda resultante possui as vantagens da soldagem a laser e da soldagem a arco. A solda também terá juntas de penetração profunda e mais tolerância ao ajuste da junta. Efeitos indesejáveis como porosidade interna e rachaduras são reduzidos.
Quando comparada à soldagem tradicional, a soldagem a laser apresenta as seguintes vantagens:
Menos calor
Um feixe de laser altamente concentrado é focado em uma pequena área, tornando a HAZ (Heat-Affected Zone, Zona afetada pelo calor) menor. Assim, a soldagem a laser requer entrada de baixa temperatura, quando comparada com a soldagem tradicional.
Tempo de processamento mais rápido
Embora o investimento inicial seja alto, o processo se mostra mais econômico do que a soldagem tradicional. A soldagem a laser oferece uma velocidade de processamento mais rápida que resulta em mais produção e retorno mais rápido.
Menor risco de distorção térmica
Como o processo envolve baixa entrada de calor, há menos estresse térmico. O feixe focado derrete apenas uma pequena área de superfície do metal, resultando em tensão interna induzida pelo calor e distorção minimizadas na peça de trabalho.
Alta precisão
Na soldagem a laser, o feixe de laser pode ser controlado e focado em uma pequena área. Isso permite a soldagem de componentes com alta precisão. Seu tamanho de ponto personalizável torna a soldagem a laser mais adequada para metais delicados ou finos.
Aplicações de soldagem a laser
Devido à sua alta precisão, ao tempo de processamento mais rápido, à ampla tolerância de material e à alta qualidade consistente, a soldagem a laser tem várias aplicações, inclusive:
- Automobilísticas
- Construção de ferramentas
- Construção em aço
- Construção naval
- Joias finas
Processo de soldagem tradicional
No processo de soldagem tradicional, o calor do arco derrete os metais base e de adição (se aplicável) para fusão em uma junta no resfriamento. O gás de proteção é usado para proteger o metal fundido (a poça de fusão) de poluentes atmosféricos. Isso evita que a junta de solda resultante se torne porosa.
Entre alguns dos tipos mais comuns de processos de soldagem tradicionais estão – GMAW (Gas Metal Arc Welding, Soldagem a arco de metal a gás)/MIG, GTAW (Gas Tungsten Arc Welding, Soldagem a arco de tungstênio a gás)/TIG, SMAW (Shielded Metal Arc Welding, Soldagem a arco de metal blindado) e FCAW (Flux-Cored Arc Welding, Soldagem a arco tubular fluxado).
Vantagens da soldagem tradicional
O método de soldagem tradicional serve como uma ótima solução de fabricação para muitos setores com base em seu próprio conjunto de vantagens.
Quando comparada à soldagem a laser, a soldagem tradicional apresenta as seguintes vantagens:
Baixo custo
A soldagem tradicional requer menores custos de investimento em comparação com a soldagem a laser. Isso torna o método de soldagem tradicional adequado para trabalhos de fabricação nos quais o orçamento seja uma consideração.
Fácil de trabalhar
A soldagem tradicional é fácil de automatizar. O método também pode ser dominado manualmente com conhecimento e prática. O setor de manufatura acha fácil entender os métodos tradicionais de soldagem devido às operações legadas.
Fácil implementação
O processo de soldagem pode ser implementado manualmente em uma operação sem a necessidade de equipamentos sofisticados.
Aplicação de soldagem tradicional
A soldagem tradicional inclui vários tipos de processos de soldagem. O método de soldagem tradicional é amplamente utilizado nos setores de fabricação e manufatura.
Entre alguns dos setores estão:
- Construção naval
- Construção
- Automotivo
- Mecânico
- Estruturas em aço
- Vasos de pressão
- Aeroespacial
- Funileiro
- Ferroviário
- Tubulação industrial
- Fábricas
Tanto a soldagem a laser quanto a soldagem tradicional têm seu próprio conjunto de vantagens. A soldagem tradicional é fácil de implementar e dominar, além de exigir menos investimento, tornando-a adequada para todos os setores de fabricação e manufatura. A soldagem a laser é o tipo mais avançado de soldagem. Ela oferece alta precisão, baixa distorção de calor e tempo de processamento mais rápido. Isso torna a soldagem a laser adequada para aplicações que exijam alta precisão. Você deve decidir qual método de soldagem é adequado para você com base na aplicação, no tipo de projeto e no orçamento.
Essa materia foi retirada da esab confira ela na integra: https://esab.com/br/sam_pt/esab-university/articles/laser-welding-vs-traditional-welding/