Notícias Uncategorized

Solda MIG/MAG: aumente a produtividade e a qualidade da sua empresa!

Você sabia que a solda mig mag pode ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa? Entenda porque esse é o processo mais utilizado atualmente no mercado e como ele pode ajudar a melhorar a qualidade e a produtividade no seu processo.

Como sabemos, a solda é utilizada em quase 100% das indústrias atualmente, e existem diferentes tipos de soldagem, o eletrodo revestido, o TIG e o MIG/MAG.

O MIG/MAG é uma das técnicas de solda mais utilizadas na indústria devido a sua versatilidade e eficiência. Com ela, é possível soldar uma ampla gama de materiais, incluindo aços, ligas de alumínio e cobre. Além disso, a soldagem com MIG/MAG é a mais rápida e produz um cordão de solda mais uniforme e com menos impurezas, em comparação a outras técnicas.

Nesse processo, utilizamos uma técnica de soldagem a arco elétrico, que possui um arame como consumível e um gás de proteção para evitar a oxidação e outras impurezas na solda. A solda MIG é utilizada em materiais mais finos e a solda MAG é mais indicada para materiais mais espessos. O motivo pelo qual é considerada a técnica mais produtiva do mercado, é a sua alta velocidade de soldagem em comparação às outras técnicas, e claro, a qualidade da solda, que apresenta poucas taxas de defeito e porosidade, reduzindo a quase zero o volume de retrabalho e a garantindo uma solda mais resistente e durável.

SOLDE O DOBRO

Quando falamos em produtividade, falamos em soldar mais, na menor quantidade de tempo possível, certo? Você sabia que substituindo o processo de eletrodo revestido, você consegue soldar quase o dobro de espaço, pelo mesmo período de tempo? Vamos te mostrar um comparativo!

Neste exemplo, utilizamos um eletrodo revestido de 2.5mm e um arame de 0.8mm para soldar um filete de 30 centímetros, a fim de comparar o tempo de solda de cada processo. E o resultado foi:

– 30cm com eletrodo revestido: 00:03:16
– 30cm com mig/mag: 00:01:40

Como podemos observar, o processo de solda MIG/MAG utilizou menos que a metade do tempo do eletrodo revestido para soldar a mesma quantidade de espaço. Isso multiplicado a nível industrial, garante um aumento quase dobrado na produtividade de uma empresa.

DIMINUA AS PAUSAS

Além da velocidade no processo, a solda mig/mag se destaca pela capacidade de armazenamento de consumíveis. Atualmente as máquinas inversoras de solda possuem suporte para rolos de arame de 5kg a 18kg. Fazendo com que a pausa para reabastecimento ou reposição de consumíveis seja muito menor do que comparado aos outros processos, como por exemplo o MMA que utiliza eletrodo revestido, cujo comprimento médio é de 350 milímetros, e o TIG, que são feitos com varetas de 1 metro.

Dependendo do volume de solda, um rolo de arame de 15kg pode chegar a durar 5 meses de trabalho, com utilização diária.

OUTRAS VANTAGENS DO MIG/MAG

Agora que você já sabe o porquê consideramos o mig/mag o processo de solda mais produtivo, está na hora de conhecer outras vantagens da sua utilização:

– A soldagem pode ser feita em qualquer posição;

– Não necessita de acabamento pós-solda, uma vez que não gera escória;

– Reduz custo com perdas
Diferente do processo MMA e TIG, onde as pontas dos eletrodos consumíveis são perdidas, o aproveitamento do arame é total, sem desperdício de material;

–  Ótima relação custo-benefício
Apesar da necessidade de aquisição de gás de proteção, o custo total de soldagem é mais baixo se comparado a outros processos.

Confira o artigo na integra: Solda MIG/MAG: aumente a produtividade e a qualidade da sua empresa! Solda MIG/MAG: aumente a produtividade e a qualidade da sua empresa! % (boxersoldas.com.br)

SHARE
RELATED POSTS
John Deere adquire mais uma Célula Robotizada de soldagem e reforça em parceria de negócios e desenvolvimento de novos projetos com a Powermig
Revista NewSolda Nova Edição
Prospecção de tratamento superficial de liga de níquel-alumínio-bronze pelo processo TIG

Deixe seu comentário

*