Artigos Engenharia de Soldagem Notícias

Significado e Conteúdo da Série DIN EN ISO 9000

Evolução histórica

Os primeiros passos para organizar um sistema de qualidade, foram iniciados apenas no começo deste século. Neste momento a divisão do Trabalho foi introduzida no processo industrial de fabricação causando uma série de problemas durante a montagem. Ao trocar peças defeituosas de um conjunto de trabalho, produzida em processos e lugares totalmente diferentes, deverá se ajustar perfeitamente no conjunto. Isso foi necessário para obter um produto como, por exemplo, ao trocar o redutor de um carro.

Desta forma, foi criada a INSPEÇÃO DE QUALIDADE. Ainda assim, um produto torna-se caro se tiver de ser reparado ou sucateado durante o processo de produção. Portanto, era necessária a busca de métodos melhores e mais eficazes. Por estas razões, foram desenvolvidos o Planejamento de Qualidade, Garantia da Qualidade e finalmente o Controle de Qualidade.

Razões para a introdução de um Sistema de Gestão de Qualidade.

No mundo moderno, a troca de bens entre países diferentes, com vários clientes e fornecedores, em todo o mundo, não é mais um problema. Portanto, é necessário ter um sistema que gera a confiança na capacidade de uma empresa para fabricar um produto de qualidade. Hoje em dia, quase sempre é impossível um cliente visitar uma empresa antes de contratá-la. Em tais casos, é possível obter algumas informações importantes a partir do Manual de Gestão da Qualidade do fornecedor em questão. Se uma empresa quer passar a fazer parte da concorrência do mercado mundial, tem de fazer o melhor do triângulo de qualidade, preço e prazo de entrega.

Contra a resistência de alguns países em 1987 as normas internacionais ISO 9000 até a 9004, foi aceita pela maioria necessária do Comitê Técnico (TC 176). Posteriormente, essas normas foram introduzidas como normas nacionais (por exemplo, DIN EN ISO 9000) em um grande número de países em todo o mundo. Em 1994, a série ISO 9000 foi substituída por uma nova edição, que já contém algumas alterações provenientes de experiências com a primeira edição.

O mercado europeu, que foi introduzido em 1993, tem um monte de regulamentos e leis para garantir os mesmos requisitos em todos os países membros. Alguns daqueles regulamentos mencionados acima são para companhias e organizações de qualidade específica.

Mais e mais os aspectos ambientais também influenciam os sistemas de gestão da qualidade.

Para reduzir os custos com a reciclagem ou a deposição de resíduos e para cumprir as exigências legais, recentemente algumas empresas começaram a instalar sistemas de gestão ambiental. (por exemplo, ISO 14001).

Significado da Série DIN EN ISO 9000.

Esta Série da Norma descreve, independentemente da forma de fabricação e tipo de produto, os elementos de garantia de qualidade que podem ser combinados para um sistema de gestão da qualidade. Dependendo do perfil de empresa, você pode usar todos ou apenas os elementos relevantes (costura). A série ISO 9000 é, naturalmente, aplicável também para a fabricação de construções soldadas. A série ISO 9000 contém três modelos de garantia de qualidade e algumas orientações. O sistema de qualidade da empresa pode ser baseado na ISO 9001, ISO 9002 ou ISO 9003. A diferença das três possibilidades não é o nível (mais ou menos), mas a extensão do sistema. Os requisitos de qualidade relacionados ao produto, não tem nada a ver com os três modelos de um sistema de qualidade. Os requisitos de qualidade para os produtos não são dados nestas normas. O sistema de garantia de qualidade (sistema de gestão da qualidade) de uma empresa é influenciado por uma série de parâmetros internos e externos.

Portanto, podemos dizer:

     Padronizar um Sistema de Gerenciamento da Qualidade é impossível.

Toda empresa tem de desenvolver seu próprio sistema de GQ.

Novas normas para os sistemas de gestão da qualidade são:

Bases para Garantia da Qualidade

Também, no passado, as empresas fabricaram produtos com qualidade. Garantia da Qualidade é uma parte de toda a fabricação, caso contrário, uma empresa não poderá sobreviver. O novo aspecto da gestão da qualidade moderno é o sistema que se baseia no mercado. O Sistema de Gestão da Qualidade é composto de partes diferentes que caminham juntas e certifica que, no final, a empresa é capaz de garantir o nível de qualidade exigida de um produto.

O sistema de qualidade aplica-se normalmente e interage com todas as atividades pertinentes à qualidade de um produto. Ele irá envolver todas as fases do ciclo de vida de um produto e processos, desde a identificação inicial dos requisitos. Fases típicas são:

Motivando a equipe de informações

O tempo necessário para a instalação da Gestão do Sistema de Qualidade depende em muito na motivação dos funcionários. Se os trabalhadores e empregadores, considerarem o sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) como útil e como uma oportunidade para melhorar o seu ambiente de trabalho você não terá problemas para implantar um sistema desse tipo. O contrário acontecerá quando as pessoas considerarem o SGQ como forma de reduzir os custos do trabalho e para controlar os trabalhadores. Portanto, o primeiro passo no caminho da introdução do SGQ deve ser o de informar os funcionários sobre o que significa Gestão da Qualidade e quais são as responsabilidades de cada um. A entidade patronal (alta administração) tem de delegar responsabilidades e também a competência para seu empregador e aos trabalhadores.

Gestão da Qualidade

De acordo com a norma ISO 8402 (gestão da qualidade e garantia de qualidade do Vocabulário):

GQ é descrito como: Todas as atividades da função de gestão global que determinam a política de qualidade, objetivos e responsabilidades e implementá-las por meios como planejamento da qualidade, controle de qualidade, garantia de qualidade e melhoria da qualidade dentro do sistema da qualidade.

A principal tarefa dos diferentes métodos de gestão é a satisfação do cliente. Para ser bem sucedida, a empresa tem que oferecer produtos que satisfação os seguintes requisitos:

                                      – Satisfazer as expectativas dos clientes

                                      – Cumprir os requisitos da norma

                                      – Cumprir leis e requisitos, nacionais e internacionais.

                                      – Tem que ser “barato”.

Para atingir essas metas, a empresa precisa de uma estrutura de organização que combina as técnicas administrativas e os fatores humanos que influenciam a qualidade do produto.

A série ISO 9000 descreve os diferentes modelos de estruturas organizacionais.

Lista de referências cruzadas de números e cláusulas para responder tópicos

Qual é o significado de qualidade?

Se você perguntar a alguém se sabe o é qualidade, ele poderá responder espontaneamente sim.

Mas se pedir para descrever o que é a qualidade, você irá obter explicações muito diferentes.

Se você quiser usar a palavra “qualidade” no sentido técnico ou econômico, você precisará de uma definição correta.

David A. Carvin da Universidade Harvard distingue cinco formas para descrever a qualidade.

O sentido natural da palavra:

Seguindo esse sentido da qualidade, é, em geral, dizer que a funcionalidade de um produto ou serviço, tem padrões elevados. Se você usar este significado não se pode medir a qualidade e você tem de experimentar a qualidade usando o produto.

Qualidade relacionada ao produto:

De acordo com este significado é a qualidade precisa ser mensurável. A Qualidade de um produto é transferida para a existência de uma quantidade de valores mensuráveis. Portanto, este método pode ser utilizado para fixar uma sequência no nível de qualidade de uma série de produtos do mesmo tipo.

Qualidade relacionada ao usuário:

De acordo com este parecer, a qualidade surge aos olhos do espectador. Depende da vontade e as expectativas de cada pessoa em particular. Isso significa que o mesmo produto ou serviço poderá ser de alta qualidade para uns e não para os outros.

Qualidade relacionada ao processo:

De acordo com esta forma, a qualidade significa a aplicação de processos qualificados. Entrada correta dá uma saída correta. Correto significa que os requisitos das normas e especificações do cliente, foram cumpridos.

Qualidade relacionada ao custo-benefício:

Esta maneira de descrever a qualidade leva em consideração que a qualidade e o preço são indissociáveis. Você pode comparar a qualidade de um produto quando o preço é fixo.

ISO 8402 dá uma definição de qualidade que é a versão “oficial”.

Qualidade: totalidade de características de uma entidade que lhe conferem a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas.

NOTA 1:

Em um ambiente contratual ou em um ambiente regulado, como o domínio da segurança nuclear, as necessidades são especificadas, enquanto em outros ambientes as necessidades implícitas devem ser identificadas e definidas.

NOTA 2:

Em muitos casos, as necessidades podem mudar com o tempo, o que implica EM uma revisão periódica dos requisitos de qualidade.

NOTA 3:

As necessidades são traduzidas normalmente em características com critérios especificados (ver requisito para a qualidade). Necessidades podem incluir, por exemplo, aspectos ambientais de desempenho, usabilidade, confiabilidade (disponibilidade, confiabilidade, facilidade de manutenção), segurança (veja os requisitos da sociedade), economia e estética.

NOTA 4:

O termo “qualidade” não deve ser usado como um termo único para expressar um grau de excelência em um sentido comparativo de avaliações técnicas. Para expressar esses significados, um adjetivo qualificativo deve ser usado. Por exemplo, a utilização pode ser feita nas seguintes condições:

– Qualidade Relativa

– Nível de Qualidade

– Medição da Qualidade

O caminho para um Sistema de Gestão da Qualidade

1º Etapa: Ordens do Diretor-Geral

              – Nomeação de um representante da administração para a qualidade.

              – Fixação da meta (objetivo) e que parte da série ISO 9000 deverá ser aplicada.

              – Listar os processos existentes

2º Etapa: Listando os processos existentes

            – Organizar o processo de acordo com a ISO 9001, 9002, 9003.

             – Direitos e responsabilidades no desempenho da gestão.

3° Etapa: Avaliação dos resultados da Etapa 2.

             – Tarefa do diretor e do representante da administração

4° Etapa: Corrigir as medidas relevantes da norma.

             – A administração (diretor) dá as ordens e tem que decidir quem, o quê, quando, que tipo de recursos será utilizado.

5° Etapa: Escrever Manual de Qualidade e procedimentos do sistema.

    O Manual de Qualidade deverá conter:

     – Política de Qualidade (Direção)

     – Elementos do Manual da Qualidade de acordo com a ISO 9001, 9002, 9003 (representante da direção para a qualidade)

     – Procedimentos do Sistema de Qualidade.

6ª Etapa: Avaliação e aprovação da documentação do Sistema de Gestão de Qualidade.

               -Tarefas da administração (diretor)

7ª Etapa: Apresentando o Sistema de Gestão de Qualidade na empresa

                – Anúncio oficial pelo diretor-gerente.

                – Executada pelo chefe de cada departamento.

8ª Etapa: Auditorias internas da qualidade.

               – Realizada pelo representante da administração da qualidade.

               – Avaliação (revisão) do sistema pelo diretor-gerente.

9ª Etapa: Pedido de concessão do Certificado de Qualidade.

               – Inspeção do Sistema de Gestão da Qualidade por terceiros.


Hierarquia do Sistema de Gestão de Qualidade

Como você pode medir o benefício de um Sist. Gestão da Qualidade.

Registrando e avaliando os custos da qualidade:

1) Inspeção de Recebimento

      – Reclamações na entrega por fornecedores

      – Entregas fora de prazo.

2) Reclamações de clientes (Queixas)

      – Garantia de trabalho

      – Peças de reposição

3) Custos de inspeção

       – Custos para encontrar defeitos e evitá-los

       – Custos de reparação, sucata.

4) Custos para encontrar as fontes dos erros.

5) Auditorias

       – Realização

       – Medidas de ação corretiva e preventiva.

6) Qualidade Social

      – Número de acidentes de trabalho

      – Número de funcionários afastados por doença (problemas de saúde)

      – Buscando um novo emprego

Esse texto foi traduzido por alunos da fatec-sp
torne-se um engenheiro ou um especialista internacional de soldagem IIW IWE IWS

Entre em contato por: +55 (11) 91713-0190 / 96378-0157 / treinasolda@infosolda.com.br / Infosolda@infosolda.com.br



SHARE
RELATED POSTS
Segurança de soldagem: Por que é importante e como evitar acidentes
Processo TIG
Soldagem Plasma

Deixe seu comentário

*