Notícias

ROBiPAK – Robô colaborativo e a soldagem do futuro

Publicado por Binzel do Brasil em 30/08/2023 12:47:38

Pesquisas já apontam que o mercado global de soldagem foi de USD 20,23 bilhões em 2020, e está projetado para alcançar USD 28,66 bilhões até 2028, o que significa que a demanda por soldadores crescerá exponencialmente na próxima década. 
Em contrapartida, menos jovens estão ingressando na área, afinal, a soldagem exige muito da postura física do soldador, técnica, um olho apurado, criatividade, destreza para lidar com temperaturas muito altas, ter em mente sobre o que é necessário para sua proteção devido os fumos de soldagem, dentre outros fatores. São muitas responsabilidades e atribuições.

Se há demanda, e não há oferta de mão de obra, o que fazer? É nessa hora que entra em ação os robôs colaborativos, grandes aliados dos soldadores, e o futuro da soldagem moderna. 

A soldagem automatizada é muito usada e difundida, principalmente na indústria automotiva, onde é possível a criação de uma linha de montagem, e os robôs executam tarefas de soldagem de alta qualidade repetitivamente, sem parar. Contudo, não são em todas as aplicações e processos em que é possível substituir o soldador por um robô. A resposta para maior eficiência é a união entre o soldador e o robô, soldando em parceria, daí a importância de um cobot de soldagem

O cobot, o robô colaborativo, traz mais flexibilidade, segurança e eficiência ao processo a ser feito, principalmente para indústrias de grande porte. São fáceis de serem programados, para que o soldador tenha tranquilidade ao operá-lo, sem se preocupar com linguagens complexas de programação, e reduzem seu esforço físico ao realizar soldagens repetitivas, permitindo que o soldador possa se concentrar na parte mais complexa de seu processo, que demanda de toda a sua experiência.

Resumindo, o cobot vem para auxiliar nas soldagens simples que exigem esforço e pouca criatividade, para que o soldador possa voltar seu foco para a demanda criativa e altamente habilidosa que uma máquina não seria capaz de fazer. 

Assim sendo, os cobots podem ser considerados como capacitadores, pois estimulam soldadores a fazerem mais de sua arte, e a façam com mais tranquilidade e satisfação. Aliviando a tensão física, também possibilita trabalharem com maior qualidade e por mais tempo, incentivando jovens a ingressarem no mercado de soldagem. 

E nesse universo, a ABICOR BINZEL traz toda a tecnologia da soldagem robotizada com um conjunto de periféricos de robô em um único sistema – o ROBiPAK, o equipamento ideal para cobots. 

A solução do sistema ROBiPAK para aplicações de soldagem refrigeradas a ar ou a água, consiste em um equipamento de soldagem completo: tocha de soldagem, suporte da tocha e conjunto de cabos, e a fonte de solda robotizada iROB.
Todos os benefícios de soldar colaborativamente com um cobot se aplicam perfeitamente a este sistema: 
•    Alívio do soldador por retirar a tensão física;
•    Programação simples de diversos componentes, sem necessitar de treinamento especial;
•    Maior eficiência por sua alta qualidade e produtividade.

Veja com mais detalhes o que compõe o sistema ROBiPAK




A potente fonte de solda robotizada iROB é a perfeita base para processos de soldagem MIG/ MAG automatizados. De forma confiável fornece energia para as tochas de soldagem e garante a interação entre a tecnologia robotizada, tochas de soldagem e seus periféricos. 
A iROB trabalha com tecnologia de pulso extremamente robusta para garantir um ciclo de trabalho excepcionalmente longo com resultados bons e consistentes.
Seu controle é fácil de utilizar por ser baseado em ícones, o que evita erros de operação. 
Possui refrigeração a ar ou água, sendo os modelos refrigerados a ar ideais para soldagem de chapa finas, e os a água, projetados especificamente para soldagem de alto desempenho com alta emissão de calor. 


alimentador de arame iROB garante confiança em operação contínua. O sistema consiste em um poderoso alimentador e um conduite de alimentação de arame através de quatro roldanas motrizes. 
Seus módulos de suporte iROB são especialmente configurados para cada situação respectiva de instalação dos robôs.




 As tochas de soldagem MIG/MAG ABIROB® possuem tecnologia de soldagem robusta e de alto desempenho, com um design de interface inovador, garantindo um processo de soldagem contínuo e preciso. Seu design modular permite uma troca rápida do pescoço da tocha e componentes do conjunto de cabos mantendo o mesmo TCP (ponto central da ferramenta) – sem programação adicional.
Há duas variações do pescoço da tocha
•    ABIROB® A: refrigerada a ar, potência de até 290A  
•    ABIROB® W: refrigerada a água, potência de até 500A
Cada pacote é equipado com um conjunto de consumíveis pronto para soldagem, original ABICOR BINZEL (diâmetro do arame 1,2 mm).



SPS fornece a troca de dados entre o robô e a fonte de solda, sendo uma conexão segura via ProfiNet, além de ser fornecido com fonte de solda, switch e software pré-instalado.


URCap para ROBiPAK: Programação simples e intuitiva. O plug-in URCap incluído estende a interface de programação após a instalação com funções adicionais, o que permite soldar ainda mais facilmente com o UR cobot. Os comandos simples de usar como «Início da soldagem» ou «Parada na soldagem» e «Definir parâmetros de soldagem» ajudam para que você possa programar rapidamente. As atualizações estão disponíveis gratuitamente como downloads.

Fonte: https://www.industria40.ind.br/noticias/23981-como-robos-colaborativos-estao-mudando-area-soldagem?utm_source=CIMM&utm_campaign=Boletim_Personalizado_27_2023&utm_medium=email

SHARE
RELATED POSTS
Treinamento Corporativo de Aperfeiçoamento Processo MIG/MAG
Diversificadas soluções para a indústria de fundição estarão disponíveis na Metalurgia 2023
INFOSOLDA NA INTERMACH

Deixe seu comentário

*