
Em reparos de carrocerias automotivas e outras aplicações de trabalho com metal, duas peças de metal que são soldadas a ponto às vezes precisam ser separadas sem danos à camada de metal de base. O sistema a plasma Powermax45® XP com uma tocha manual oferece uma solução rápida e econômica.
Operando com uma corrente de saída de 10 A e usando o bico e o bocal de goivagem de precisão, o operador pode rapidamente goivar o metal ao redor dos pontos de solda, permitindo a separação das peças. O arco plasma, então, pode ser usado para limpar ou “lavar” a pequena quantidade de solda que fica na superfície de metal de base. (Veja o vídeo)
A goivagem a plasma de precisão usando o Powermax45 XP oferece diversos benefícios importantes quando comparada a métodos de remoção de ponto de solda como a perfuração ou o lixamento:
- É consideravelmente mais rápida
- O custo operacional geralmente é muito mais baixo
- O processo causa menos fadiga nos punhos, braços e ombros – uma questão de conforto e segurança para o operador, principalmente durante a remoção de muitos pontos de solda
A prática leva à perfeição
O aperfeiçoamento da técnica exige alguma prática. Todavia, um operador habilidoso aprenderá rápido como evitar goivar na camada de metal de base ou aplicar calor excessivo que possa entortar a peça de trabalho. Em locais onde as faíscas da goivagem a plasma podem ser um problema, as áreas que não são locais de trabalho devem ser protegidas com um cobertor resistente a chamas ou uma tela.
Publicado em 12/07/2022
Publicado por Hypertherm
Confira o artigo na integra: Remoção de ponto de solda com o sistema Powermax45 XP (hypertherm.com)




