Artigos Notícias

Quais as vantagens de uma tocha robô universal?

por Tales Fachini | Engenharia

tocha universal permite a regulagem da distância entre o bico de contato, a junta a ser soldada e o ajuste do comprimento total da ferramenta. Esse processo é realizado através de sistema mecânico que pode ser ajustado pelo operador da célula robotizada.

No geral, essa tocha para solda é composta de dois elementos principais onde pode ser feito o ajuste de distâncias. São eles: o corpo da tocha, o qual permite a regulagem de comprimento do conjunto; e a micro pistola, que por sua vez permite a regulagem de altura através do deslocamento do conjunto de consumíveis (difusor de gás, bico de contato e ponteira), evitando assim perdas de tempo em reprogramação da soldagem robotizada.

Normalmente, quando há necessidade de substituição de tochas de diferentes fabricantes, a principal preocupação do usuário é manter a programação através do Ponto Central da Ferramenta (Tool Center Point – TCP). Em um robô industrial, isso se refere às posições de elementos críticos em aplicações dos programas desses robôs. As suas medições precisas dependem da geometria real e das posições dos componentes de uma ferramenta aplicada em um robô. 

Na soldagem, o TCP é o ponto de referência onde o arame de solda deve tocar a peça de trabalho, conforme mostra a figura.  O percurso programado para soldagem é o caminho percorrido pelo TCP.

Muitas empresas preferem adquirir soluções de baixo custo perante soluções dedicadas e sistemas específicos com recursos de visão computadorizada. Entretanto, as robotizações de processos industriais envolvem diferentes soluções integradas entre si, necessitando de flexibilidade para fabricar desde diferentes modelos de peças até mesmo a troca do fabricante devido a múltiplos fatores, como custo, velocidade de reposição, durabilidade, assistência técnica e possibilidade de customização.

A existência de uma grande variedade de tamanhos de pistolas de solda robotizada faz com que seja complexa e difícil a tarefa da troca destas ferramentas. Isso ocorre primeiro devido à identificação das medidas teóricas dos diversos fabricantes, e em seguida devido ao ajuste das medidas reais na célula de soldagem, o que necessita a revisão e calibração de todos os programas da célula robotizada, visto que até então todos os modelos de tocha robótica são de tamanhos fixos.

Tocha universal elimina a necessidade de ter muitas ponteiras na soldagem robotizada

A tocha universal permite ajustar a distância do bico de contato da peça (DBCP), que é o parâmetro que mede a distância entre o bico de contato da tocha e a chapa. Essa distância determina o quanto de resistência elétrica existe para a corrente de soldagem vencer, sendo que maior DBCP oferece uma maior resistência à corrente de soldagem. Utiliza-se uma menor DBPC quando se deseja uma maior corrente e, por consequência, uma maior penetração de solda.

Portanto, através das regulagens mencionadas, é possível alterar o TCP da ferramenta de solda robotizada, modificando a posição dos consumíveis de soldagem no espaço, atuando na distância entre o bico de contato e a peça (DBCP). É possível ajustar também a distância relativa à ponteira e ao bico de contato. Isto possibilita utilizar o tubo de contato nas condições de recuo com relação à ponteira (recess), zerado (flush) ou positivo (stick outsem a necessidade de ter uma variedade de ponteiras e difusores de comprimentos diferentes.

Confira o artigo na integra: Quais as vantagens de uma tocha robô universal? | Sumig

SHARE
RELATED POSTS
Engenheiro internacional: Perfil, desafios e experiência profissional global
Feira e Congresso Intermach
Estrutura de uma junta soldada II

Deixe seu comentário

*