Artigos Notícias

Posições de Soldagem

Quatro posições de soldagem e dicas populares para ótimos resultados

Cada posição de soldagem requer diferentes técnicas, preparação e parâmetros. Compreender as posições de soldagem ajudará você a escolher o metal de adição e o processo de soldagem corretos.

imagem cedida pela empresa ARGONSOLDAS

Posição de soldagem

A posição de soldagem é uma técnica de união de metais na posição em que o componente será utilizado.

Tipos de posições de soldagem

Existem quatro tipos principais de posições de soldagem dentre as quais estão:

  1. Posição de soldagem plana
  2. Posição de soldagem horizontal
  3. Posição de soldagem vertical
  4. Posição de soldagem sobre-cabeça

Posição de soldagem plana

Também conhecida como posição descendente, a posição plana é a mais fácil de todas as posições de soldagem. Uma posição plana é o tipo comum de solda. É a primeira solda que os iniciantes aprendem. Nessa posição, você não está soldando contra a gravidade. As peças de trabalho a serem soldadas são colocadas planas. Um arco elétrico é passado sobre as peças de trabalho na direção horizontal. A superfície superior da junta é soldada, permitindo que o metal fundido flua para baixo na ranhura ou nas bordas da junta. Uma posição plana pode ser soldada com qualquer processo de soldagem. Não deixe de seguir as técnicas recomendadas para o processo.

Posição de soldagem horizontal

Uma solda horizontal é considerada uma solda fora de posição. Ela é mais difícil de executar do que as posições verticais e suspensas, além de exigir mais habilidade. Na posição horizontal, o eixo de solda é aproximadamente horizontal. A posição é executada com base no tipo de solda. Para uma solda em ranhura, a face da solda está ao longo de uma linha vertical. Na solda de filete, o cordão de solda é feito onde as superfícies horizontal e vertical dos metais se encontram a 90°. A solda horizontal tem muitas semelhanças com a posição plana.

Posição de soldagem vertical

A solda e a placa ficam verticalmente na posição de soldagem vertical. As soldas verticais podem ser feitas de duas maneiras:

  • Vertical para cima (durante a soldagem movendo-se de baixo para cima na junta de solda)
  • Vertical para baixo (durante a soldagem movendo-se de cima para baixo na junta de solda)

Vertical para cima é usada principalmente em materiais mais espessos e em grandes soldagens nas quais é difícil mover para a posição plana ou horizontal.

Um dos maiores desafios da posição de soldagem vertical é que a força da gravidade puxa o metal fundido para baixo e se avoluma sobre o metal. A soldagem em uma posição vertical descendente ou ascendente pode ajudar a evitar esse problema.

Ao trabalhar na solda vertical, esteja em uma posição confortável. Você pode praticar inicialmente em material de sucata para garantir que as técnicas e os parâmetros que está usando produzam o resultado desejado. Dessa forma, você pode fazer os ajustes antes de soldar na peça de trabalho.

Posição de soldagem Sobre-Cabeça

A posição de soldagem suspensa é feita pela parte inferior da junta. É a posição mais difícil e complicada, exigindo um alto nível de habilidade. Nessa posição, a soldagem é feita com as peças metálicas acima do soldador. Portanto, os soldadores geralmente permanecem deitados no chão para soldagem suspensa. Ache a posição mais confortável para obter fácil acesso à junta para soldagem.

As soldas suspensas são usadas principalmente em metais ou equipamentos fixos que não podem ser movidos. Um dos principais problemas na solda suspensa é que o metal depositado na junta tende a ceder sobre a placa. Isso resulta em cordões com coroas mais altas. Para evitar isso, mantenha a poça derretida pequena. Se a poça de solda for grande, o soldador precisará remover a chama por um momento para permitir que o metal fundido esfrie.

Durante a solda em uma posição suspensa, as fagulhas caem. Use proteção extra, como uma bandana sob o capacete de soldagem. A soldagem a eletrodo produz mais fagulhas e respingos. Usar uma jaqueta de solda de couro completa oferece proteção contra fagulhas e respingos.

Artigo retirado do site da ESAB: https://esab.com/br/sam_pt/esab-university/blogs/4-main-types-of-welding-positions/

SHARE
RELATED POSTS
Higiene e Segurança na soldagem
Curso introdutório dos Fundamentos da soldagem na indústria brasileira: produção e reparo
Palestra: DEVCON® Solução inovadora em reparos e proteção de equipamentos industriais
1 Comentário
  • Domingos kambandje
    agosto 12, 2024 at 4:58 am

    Foi util adorei …

Deixe seu comentário

*