Artigos Notícias

O que preciso saber antes de comprar uma Estação de Limpeza de Tochas?

Publicado por Robin Reips em 22/10/2020 10:00:00

Mesmo que você já esteja convencido das vantagens de uma estação de limpeza de tochas, ainda pode haver algumas considerações antes de adquirir uma. Fazendo a melhor escolha, você poderá otimizar seu processo de soldagem, sem que os respingos de solda sejam um problema.

Por um lado, há critérios que afetam diretamente a estação de limpeza e a tocha que está sendo limpa. Por outro lado, você também deve estar atento ao ambiente no qual a solda é feita. Mas vamos começar primeiro com a estação de limpeza da tocha.

TCS_Detail_2019

Fresas e Prismas devem garantir encaixe perfeito

Como as estações de limpeza de tochas geralmente funcionam de acordo com o princípio de trava e fresagem, você deve conhecer a geometria da tocha de solda e dos consumíveis, para selecionar a fresa e o prisma adequados para a correta limpeza da tocha. As fresas podem ser adaptadas à sua respectiva tocha de solda. As coisas mais importantes a serem observadas são o tipo de tocha e as respectivas peças consumíveis. O prisma também é adaptado à respectiva tocha, de modo que prisma corresponda exatamente à geometria externa do bocal de gás da tocha de solda. As versáteis estações de limpeza de tocha podem ser facilmente adaptadas à respectiva necessidade de aplicação.

TCS_Detail_wire_cutter_2019

Confiabilidade do processo usando o dispositivo de corte de arame certo

Outro ponto é o cortador de arame, que você deve sempre escolher como opção por causa do comprimento definido do stick-out. O cortador de arame simplesmente corta um pedaço de arame em excesso para garantir um stick-out definido no início do arco. Também remove impurezas no arame de solda. Tudo isso tem um efeito positivo sobre o início do processo de soldagem. É de grande vantagem se o arame de solda for posicionado no dispositivo de corte de arame diretamente abaixo da placa de corte, usando o método pino de corte. Assim, o arame não é dobrado durante o corte e a extremidade do arame estará exatamente no comprimento certo (stick-out correto) quando da ignição.

TCS_Detail_Spray_2019Unidade de Injeção – Adesão de Respingos Reduzida

Agora vamos passar para as unidades de injeção comumente encontradas na estação de limpeza de tochas. O uso de tais unidades é recomendado, já que a pulverização no bocal da tocha aumenta os intervalos de limpeza e reduz a aderência dos respingos. Com uma unidade de injeção encapsulada, pode até mesmo se impedir que o agente antirrespingos se espalhe involuntariamente na célula de solda. Se a pulverização adicional com antirrespingos não for urgentemente necessária devido às altas taxas de limpeza ou se os respingos não forem um problema para seu processo, então talvez você não precise de uma unidade de injeção.

Usando a Interface Correta: Conectar, soldar e limpar

No próximo passo, você deve pensar em como a estação de limpeza deve se comunicar seu sistema. As diferentes possibilidades de controle são sinais digitais e analógicos, assim como interfaces BUS. Isto depende individualmente do sistema no qual a estação de limpeza da tocha deve ser integrada. Dependendo da complexidade do sistema existente, você pode escolher entre várias estações de limpeza de tocha.

Com estas informações sobre seu processo de soldagem e seu sistema, você pode ter uma estação de limpeza de tochas adaptada às suas necessidades. Basta entrar em contato conosco para saber mais sobre as opções individuais.

Confira a materia na integra: O que preciso saber antes de comprar uma Estação de Limpeza de Tochas? (binzel-abicor.com)

SHARE
RELATED POSTS
Curso Leitura e Interpretação de Normas Técnicas Voltadas à Soldagem AWS D1.1 e ASME IX em Agosto
POWERMIG – Evolução é movimento
Live Abendi – O Desenvolvimento de Usinas Solares Como Fonte Alternativa de Energia no Brasil

Deixe seu comentário

*