Notícias

5 vantagens do corte a plasma em comparação ao oxicorte

Saiba porque o corte a plasma é o processo mais aplicado nas indústrias e como sua ampla utilização pode substituir outros processos, como o oxicorte

Existem atualmente no mercado diversos tipos de soluções de corte de metal, e para fazer o melhor negócio, é importante utilizar a tecnologia mais adequada para otimizar os investimentos e produzir os melhores resultados. 

O corte a plasma e o oxicorte são as tecnologias de corte mais usadas mundialmente. E, apesar de o oxicorte ter sido considerado por muito tempo um sistema suficiente para diversas necessidades, o plasma vem se tornando rapidamente o processo mais utilizado nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos que o tem tornado mais versátil, além de oferecer melhor custo-benefício.

“As possibilidades oferecidas por essa tecnologia garantem aos usuários muito mais rapidez, qualidade e segurança em todos os seus serviços de corte de materiais metálicos”, afirma Edson Urtado, Gerente de vendas da Hypertherm Brasil.

Para entender melhor, o especialista menciona as cinco vantagens do corte a plasma em comparação ao oxicorte e o que as empresas devem considerar antes de decidir qual é o melhor método para a sua necessidade.

Versatilidade

oxicorte só pode cortar metais ferrosos. Dessa forma, não é possível cortar aço inoxidável ou alumínio e, geralmente, é usado para cortar metal com aproximadamente 2 polegadas (50 mm) de espessura ou mais. O plasma pode cortar materiais ferrosos e não ferrosos, incluindo metal enferrujado, pintado ou ralado. É mais utilizado para cortar metal entre material de bitola e 2 polegadas de espessura.

Segurança

Quando se trata de segurança, o oxicorte apresenta desvantagem porque requer um gás combustível altamente inflamável e uma chama aberta. Assim que a tocha é acesa, a chama permanece até que o sistema seja desligado manualmente. O plasma não usa gás combustível, evitando riscos do uso de componentes inflamáveis.

Qualidade de corte

Os fabricantes agora precisam competir na qualidade do produto mais do que nunca. No geral, o plasma produz cortes mais precisos e limpos do que o oxicorte, com melhor angularidade, um corte mais fino, uma zona afetada pelo calor menor e pouco ou nenhum resíduo.

Produtividade

No mínimo, o plasma é duas vezes mais rápido que o oxicorte ao cortar metais de até 25 mm de espessura e até 12 vezes mais rápido em materiais mais finos. A produtividade também é afetada por atrasos na perfuração. O oxicorte pode levar 30 segundos para perfurar aço de 16 mm de espessura ao contrário do plasma, que leva menos de dois segundos.

Custo operacional

Em geral há três coisas que afetam o custo operacional do oxicorte e do plasma: consumíveis, energia e gás. Geralmente, os custos de consumo e energia são mais altos para plasma e os custos de gás são mais elevados para oxicorte. Embora o custo operacional do oxicorte seja aparentemente mais baixo, não é o mais econômico quando se leva em conta a vantagem de produtividade do plasma.

Em conclusão, oxicorte e plasma são processos térmicos bem estabelecidos para corte de metal. Ao decidir qual método usar, as empresas precisam considerar os fatores acima de acordo às suas necessidades individuais.

Sobre a Hypertherm

Presente em 93 países, no Brasil, a Hypertherm conta com uma base na cidade de Guarulhos e um Centro de Distribuição em Cajamar, ambas no estado de São Paulo. Além de fabricar equipamentos para corte a plasma, laser e jato d´água, a Hypertherm fornece uma solução completa para o corte industrial para diversos setores (automotivo, construção civil, mineração, energia e outros) com produtos de automação (controladores de altura e CNC) e softwares de otimização de processo (CAD/CAM). Também é especialista no desenvolvimento e produção de tochas e consumíveis de alta performance.

SHARE
RELATED POSTS
Realizado Treinamento de Soldagem MIG/MAG (GMAW)
Vestibulares Aberto Para as Fatec
Treinamentos Lincoln Electric – Processo de Soldagem GMAW

Deixe seu comentário

*