Notícias

Jato de Areia: Faça isso como um profissional

O jato de areia é um processo industrial comum, especialmente necessário para a indústria de petróleo, estaleiros, acabamento industrial e outros para preparar ou limpar superfícies. Também é amplamente conhecido como jateamento abrasivo.

Apesar de ser muito utilizado no mundo todo, existe uma grande variedade de aplicações, dependendo da indústria e das condições locais.

Por ser um processo que, se feito incorretamente, pode ser perigoso e caro, vale a pena aprender como melhorá-lo. Além disso, o próprio processo evoluiu com o tempo e cada usuário pode precisar verificar se uma atualização em seu processo é necessária.

Portanto, vamos começar do início, para chegar à conclusão certa.

O que é jato de areia?

O jato de areia é o processo de expelir um fluxo de material abrasivo sob alta pressão contra uma superfície para prepará-lo. Basicamente, um jato de areia (a máquina) usa ar pressurizado para lançar um feixe de minúsculos projéteis (abrasivos ou mídia) para remover um revestimento indesejável ou preparar uma superfície. Esse processo é semelhante ao uso de lixa para alisar uma superfície, mas é mais uniforme e muito mais resistente.

Jato de Areia: Faça isso como um profissional
Jato de Areia: Faça isso como um profissional

O objetivo deste abrasivo pode ser alisar, tornar a superfície áspera ou modelar uma superfície. Além disso, a remoção de contaminantes, como revestimentos anteriores, pode ser feita desta maneira.

O material que está sendo ejetado, que pode fazer parte de uma ampla seleção, é frequentemente denominado abrasivo. Este abrasivo pode variar de cascas de nozes a contas de vidro e pequenas partículas de pedra. Alguns dos mais comumente usados ​​são tiros de aço e contas de vidro.

Este abrasivo geralmente é propulsionado por ar comprimido, mas outros fluidos, como água ou mesmo vapor, podem ser usados ​​para isso.

Veremos em detalhes sobre essas versões de processo, mas antes disso, vamos ver como começou o processo que agora é conhecido como jato de areia.

Uma breve história sobre o jato de areia

O processo que conhecemos hoje como jato de areia foi inventado por Benjamin Chew Tilghman, que o patenteou em 18 de outubro de 1870. A nova aplicação industrial foi bem recebida pela Sociedade Americana.

Em 1871, o Instituto Americano da Cidade de Nova York concedeu-lhe a Grande Medalha de Honra.

Nos anos seguintes, ele aperfeiçoou a técnica e encontrou mais usos para aplicá-la. Então, ele patenteou mais processos nos Estados Unidos e também no Reino Unido.

Hoje, os fabricantes de jato de areia ainda estão procurando maneiras de melhorar seus produtos, torná-los mais seguros, rápidos e fornecer resultados mais limpos.

Benjamin Chew Tilghman
Benjamin Chew Tilghman

O jato de areia é a erosão controlada de uma superfície por meio de um material abrasivo expelido em alta velocidade por um fluido como o ar ou a água.

Então, no mundo natural o jato de areia acontece todos os dias, quando o vento sopra contra as montanhas, por exemplo.

Como funciona o jato de areia

Diz a lenda que o Tilghman (o inventor do jato de areia) viu os efeitos do vento sobre as paisagens durante seus dias no deserto como soldado e teve a ideia daí.

Nos modernos equipamentos de jato de areia, um recipiente é usado para misturar as partículas abrasivas com ar comprimido (ou água, em alguns casos).

Essa mistura agora sai por um bocal manuseado por um operador que a direciona para a superfície de forma organizada.

Existem vários tipos de máquinas de jateamento, como cabines de jateamento, unidades estacionárias, armários e máquinas portáteis.

Além disso, existem vários tipos de bicos, cada um com utilizações específicas. Mas todos eles são apenas para a mesma operação descrita acima.

Para o que é usado para jato de areia

Basicamente, para limpar quase qualquer tipo de superfície. Na maioria dos casos, para preparar essas superfícies a serem revestidas.

O jato de areia pode remover sujeira extremamente fixa, pinturas velhas e todos os tipos de revestimentos indesejáveis ​​que uma superfície possa ter. Além disso, o jato de areia pode alisar superfícies ásperas, aplicando pressão abrasiva sobre elas.

O jato de areia é ideal para concreto, tijolo, estuque e muito mais. Usando abrasivos específicos podem ser usados ​​em madeira, aço e outros materiais também. De acordo com o abrasivo utilizado, pode ter uma ampla gama de aplicações.

Precauções de saúde durante o jato de areia

Como muitos outros processos industriais, o jato de areia pode trazer problemas de saúde. Um é o ruído que o equipamento faz e o outro é uma doença pulmonar chamada silicose.

Primeiro, o jato de areia cria altos níveis de ruído. Normalmente, os níveis de ruído durante o jato de areia variam de 85 dBA, que é equivalente a um cortador de grama em funcionamento, a 145 dBA, que é equivalente a um tipo de espingarda. Se os operadores não usarem proteção auditiva, eles podem sofrer perda auditiva substancial em um curto espaço de tempo.

Precauções de saúde durante o jato de areia

Em segundo lugar, o risco de silicose, que é uma doença respiratória grave ou mesmo fatal, está presente se qualquer abrasivo com mais de 1% de sílica livre for usado. Esta doença causa cicatrizes e endurecimento dos pulmões.

Em condições sem vento, uma partícula de pó de sílica cristalina de 2 mícrons pode cair menos de 1 metro (3 pés) em um dia. Nuvens dessa poeira perigosa permanecem flutuando por muito tempo depois da conclusão do trabalho, representando um perigo potencial para qualquer pessoa nas proximidades.

O uso de areia de sílica é proibido no Reino Unido e outros países europeus devido a este risco. É aconselhável verificar se o meio a ser usado contém menos de 1% de sílica livre.

Além disso, o jato de areia pode ser perigoso devido aos níveis de poeira e metais tóxicos gerados tanto pelo material de decapagem abrasivo quanto pelo substrato e revestimentos subjacentes sendo jateados.

Como enfrentar os problemas de saúde

Antes de iniciar o trabalho, todos os perigos que podem ser enfrentados devem ser identificados. Desta forma, o operador pode saber o que ele precisa vestir como equipamento de proteção individual e proteção respiratória.

O equipamento de proteção individual deve incluir óculos de segurança, respiradores, macacões e capacetes especialmente projetados e inspecionados para operações de jato de areia.

Algumas empresas usam contenção ou ventilação para reduzir a exposição a riscos abrasivos durante o jato de areia.

É ideal para programar operações de jato de areia quando menos pessoas estão presentes nas instalações. Outra opção é usar cercas ou cabines de jato de areia para manter as operações longe do pessoal, se possível.

Tipos de equipamento para jateamento de acordo ao processo

Embora hoje em dia o jato de areia seja executado principalmente com ar comprimido, alguns inovadores e empresas criaram máquinas que oferecem uma variedade de processos.

Vejamos alguns exemplos:

Jateamento com água

Recentemente, alguns fabricantes de equipamentos de jato de areia criaram versões de suas máquinas que, em vez de usar ar comprimido, precisam de água para expelir o abrasivo.

A ideia desse equipamento é substituir o uso total ou parcial de ar comprimido por água.

Outros equipamentos usam vapor (vapor d’água) para conduzir as partículas. Em ambos os casos, eles chamaram esse processo de jato de areia úmido.

Isso não significa que esse processo seja livre de poeira. Não existe jato de areia sem poeira. Não se deixe enganar por essa promessa.

Na verdade, depois de usar o jato de areia úmido, você terá que lidar com uma poça d’água bem onde estava trabalhando.

Jateamento a vapor

Esta é uma versão de jateamento úmido em que o abrasivo é expelido pelo uso de vapor (vapor d’água) em vez de água ou mesmo ar comprimido.

Os fabricantes desses tipos de equipamentos afirmam que a nuvem de poeira é reduzida drasticamente. Mas em qualquer caso, como afirmado antes, a nuvem de poeira nunca é eliminada.

Jateamento com esponja

A diferença nesta versão é o material abrasivo, que neste caso são as pontas de esponja.

Quando as partículas da esponja impactam a superfície, elas criam um vácuo e capturam o material que precisa ser removido.

Depois disso, o material usado pode ser reciclado para separar o revestimento do abrasivo e ficar pronto para o próximo trabalho.

Dessa forma, de acordo com seu fabricante, o pó perigoso pode ser reduzido em até 98% e a economia com abrasivos reciclados pode chegar a 96%.

Tipos de equipamentos para jateamento de acordo com a capacidade

Os equipamentos disponíveis para jateamento podem ser divididos em portáteis, fixos e cabines de jateamento.

Cabine de jateamento

Esta é a maior versão do equipamento de jateamento. Consiste em uma cabine inteira onde um ou mais operadores podem trabalhar.

O objetivo principal é permanecer vedado e evitar que material abrasivo escape.

Veículos, equipamentos de construção e militares, aeronaves e outros equipamentos e superfícies de grande porte podem ser trabalhados lá.

Como o mesmo caso do equipamento estacionário, normalmente é composto por uma panela para o material abrasivo, além de um sistema de reciclagem e coleta de pó.

Confira o artigo na integra: Jato de Areia: Faça isso como um profissional – Codinter Brasil

SHARE
RELATED POSTS
Realizado Treinamento Corporativo Processo Oxicorte
Processo por arco plasma
LIVES ABENDI: MECANISMOS DE DADOS CONFORME API RP 571

Deixe seu comentário

*