Notícias

Jato de Areia: Faça isso como um profissional – Codinter Brasil

Escolher o abrasivo de jato de areia correto é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes ao fazer o jato de areia em qualquer superfície.

Muitas plantas de produção possuem um ou mais equipamentos de jato de areia para utilizar, sendo necessário trocar apenas o abrasivo, de acordo com a superfície e acabamento necessários. Cada superfície e acabamento desejados podem exigir um abrasivo diferente para resultados ideais.

Além do mais, novos materiais e tipos de abrasivos para jato de areia tornam-se disponíveis eventualmente. Por exemplo, embora o processo seja conhecido como jato de areia, a areia não é mais utilizada, devido ao risco de silicose.

Portanto, para tomar a melhor decisão, primeiro vamos entender o básico.

O que faz o abrasivo no jato de areia?

Em poucas palavras, o abrasivo é o que limpa, prepara ou dá acabamento em uma superfície. Esse jato é uma erosão controlada da superfície. O abrasivo é enviado por meio de um equipamento de jato de areia.

A superfície a ser jateada e o acabamento desejado são os assuntos mais importantes para definir qual meio de jato de areia deve ser usado. Outros parâmetros que desempenham um papel fundamental na escolha do abrasivo de jato de areia certo são o tempo de processamento disponível e a saída de produção.

O abrasivo é chave no jato de areia
O abrasivo é chave no jato de areia

Obviamente, a superfície a ser jateada, o abrasivo escolhido e o acabamento necessário definirão o equipamento certo a ser usado e quantos PSI o compressor de ar deve fornecer.

Cinco maneiras de categorizar cada tipo de mídia de jato de areia

Existem cinco maneiras principais de categorizar a mídia de jato de areia, de acordo com suas características, como segue:

Forma

Cada abrasivo de jato de areia pode vir em uma das quatro formas possíveis, que são angulares, subangulares, arredondado e subarredondado. Como a designação descreve, o abrasivo angular tem lados mais afiados do que a subangular, mas ambas são usadas para jateamento abrasivo agressivo.

No caso de abrasivos redondos e subarredondados, ocorre o contrário. Eles são usados ​​com mais frequência para jateamento abrasivo suave.

Dureza

Cada tipo de abrasivo para jato de areia possui um grau de dureza diferente. Isso é útil porque diferentes durezas são necessárias para diferentes trabalhos. Por exemplo, a dureza necessária para jatear a madeira é bastante diferente daquela usada para remover revestimentos de epóxi duros.

Quando se trata de dureza, a regra geral é escolher o abrasivo com a dureza mínima necessária para o trabalho.

Tamanho

O tamanho do abrasivo é baseado em malhas que variam de 8 a 400. Com isso, queremos dizer o tamanho dos orifícios na malha por onde as partículas abrasivas vão passar. Um tamanho de malha de 10 tem 10 orifícios por polegada quadrada. Por este espaço, até mesmo partículas grandes podem passar. Agora, uma malha 100 tem 100 orifícios na mesma polegada quadrada. Definitivamente, apenas as menores partículas passarão por este espaço.

A opinião do especialista a esse respeito é usar os menores abrasivos para obter o acabamento desejado.

Densidade

A densidade se refere à massa por unidade de volume de qualquer objeto. Em abrasivos de jato de areia, quanto mais densa a partícula, mais pressão ela terá ao impactar. Portanto, abrasivos mais densos devem ser usados ​​para trabalhos pesados ​​de jato de areia, enquanto abrasivos menos densos seriam ideais para jateamento leve.

Como exemplo, a densidade aparente de meios abrasivos varia de 50 / lbs. por pé cúbico (plástico) até 300 / lbs. por pé cúbico (granalha de aço).

Recursos de reciclagem

Quanto mais o abrasivo puder ser reciclado, mais lucrativo será. Felizmente, a maioria dos abrasivos de jato de areia podem ser reciclados. Embora os grãos de aço e a granalha sejam altamente recicláveis, seus equivalentes orgânicos (cascas de nozes, resíduos de milho) são os menos recicláveis.

Se você tiver a opção de escolher entre vários abrasivos de jato de areia para seu trabalho, obter o mais reciclável resultará em uma grande economia. No entanto, todos os abrasivos têm um ciclo de vida e irão quebrar em algum ponto. É por isso que muitos especialistas mantêm uma mistura de trabalho, adicionando continuamente novos abrasivos ao lote em uso, em vez de trocar tudo de uma vez, para obter resultados consistentes.

Tipos de abrasivos para jato de areia de acordo com o uso

A seguir está uma lista dos 12 abrasivos mais amplamente usados ​​para o jato de areia. Para cada um deles, explicamos seus principais usos e vantagens.

Óxido de alumínio

O óxido de alumínio é um dos abrasivos de jato de areia mais amplamente usados ​​no mundo. É um meio muito duro e angular que pode fornecer um fluxo extra espesso. Por esse motivo, é usado principalmente para limpeza profunda, rebarbação, lixamento e polimento de metais duros de construção.Algumas vantagens do óxido de alumínio são que ele é barato, vem em uma variedade de tamanhos e pode ser reciclado várias vezes.

Óxido de alumínio

Granalhas e Grãos de Aço

Outro abrasivo de jato de areia amplamente utilizado é o aço. As granalhas de aço são arredondadas e os grãos de aço angulares, mas são feitos do mesmo material: aço carbono. Eles são usados ​​principalmente para jateamento pesado, como preparação de revestimento de epóxi, remoção de revestimento duro, rebarbação, etc.Entre as principais vantagens deste meio estão a alta qualidade e a resultante superfície lisa que ele produz. Além disso, há uma grande variedade de tamanhos e durezas para esse meio, tornando-o adequado para uma série de aplicações diferentes.

Granalhas e Grãos de Aço

Contas de Vidro

As contas de vidro também estão entre os abrasivos de jato de areia mais amplamente usados ​​porque são lisas e produzem uma aparência brilhante. Quando uma superfície de metal requer preparação para tinta spray líquida ou revestimento em pó, as contas de vidro são o abrasivo de escolha. Também é usado para remover ferrugem e revestimentos de pintura.Algumas das vantagens das contas de vidro são que elas não contêm chumbo e podem ser recicladas muitas vezes. Além disso, é fornecido em uma ampla gama de tamanhos, desde extra grosso até muito fino.

Contas de Vidro

Vidro Triturado

O vidro triturado é feito de garrafas de vidro descartadas e serve como um abrasivo de jato de areia de uso geral que não agride o meio ambiente. É um semi-abrasivo útil para remover tintas e, em alguns casos, fibra de vidro e madeira.Apresenta muitas vantagens, como o fato de ser atóxico, não perigoso e totalmente inerte, tornando-o seguro para uso próximo à água. Além disso, por ser transparente, os operadores podem ver o que estão fazendo, melhorando a produtividade.

Vidro Triturado

Carboneto de Silício

Se você está procurando o abrasivo mais resistente para o jato de areia, não procure além do Carboneto de Silício. Esse material tem uma textura de grãos em blocos que vêm em vários tamanhos, que variam de grãos grossos a pó fino. Enquanto o abrasivo grosso é usado, por exemplo, para remover incrustações de moinho, a poeira fina é direcionada para o polimento de rochas duras como o granito.Entre as vantagens do carboneto de silício, está o fato de não produzir eletricidade estática e, devido à sua dureza, o jateamento é mais rápido.

Carboneto de Silício

Cascas de Nozes

As cascas de nozes são um abrasivo de jato de areia orgânico e biodegradável. Por ser um abrasivo suave, é amplamente utilizado para limpeza, polimento ou preparação de madeira e para decapagem de revestimentos de automóveis.Alguns dos benefícios mais importantes das cascas de nozes são o fato de não serem tóxicas, não apresentarem riscos à saúde e serem recicláveis. Isso torna as cascas de nozes um meio saudável e barato.

Cascas de Nozes

Resíduo de Milho

Outro abrasivo para o jato de areia é o resíduo de milho. Como não é muito duro, é usado principalmente para superfícies delicadas, como madeira e vidro, ou para remover camadas macias como graxa, sujeira ou detritos.É um abrasivo biodegradável à base de milho cujas principais vantagens são ser totalmente seguro para o operador e resistente à quebra, o que significa que pode ser reutilizado. Ele só vem em tamanho extra grosso.

Resíduo de Milho

Estaurolita

A estaurolita é um silicato de ferro, extraído de rochas metamórficas. Por ser um abrasivo subangular, é amplamente utilizado para remover revestimentos de tinta mais finos ou enfraquecidos, principalmente na fabricação de aço, construção de torres e tanques de armazenamento, etc.Uma vantagem desse abrasivo para jato de areia é que ele produz menos poeira do que os outros, de modo que os operadores podem ver melhor seu desempenho.

Estaurolita

Plásticos

Os abrasivos plásticos são uma excelente escolha para aplicações de decapagem e limpeza envolvendo compostos de alumínio e outros materiais delicados. Se você precisar remover revestimentos orgânicos sem danificar a superfície do componente subjacente, este é o abrasivo de jato de areia a escolher.Algumas das principais vantagens dos abrasivos plásticos são que eles estão disponíveis em todos os tamanhos, durezas, formatos e densidade padrão, e podem até mesmo ser fabricados para atender a diferentes necessidades. Eles também são muito duráveis, recicláveis ​​e totalmente livres de sílica.

Plásticos

Escória de Carvão

A escória de carvão é um subproduto das usinas termelétricas a carvão, que se torna abrasivo. A partir desse material, existe um abrasivo patenteado chamado Black Beauty.Este é um abrasivo de jato de areia rápido e duro. É extremamente áspero, com pouca poeira e baixo teor de sílica. Por estes motivos é amplamente utilizado na indústria naval e marítima, bem como na manutenção e reparação industrial.

Escória de Carvão

Soda

A soda é um abrasivo feito de bicarbonato de sódio. Este abrasivo é usado principalmente para limpar superfícies. Por ser também um desodorizante, é ideal para limpar após o fogo ou para tirar o mofo. Devido à sua fragilidade, irá quebrar no impacto com a superfície, por isso irá gerar muita poeira e não será reciclável.Algumas das vantagens da soda é sua segurança nas superfícies. Pode ser usado em vidro, borracha, cromo e outras superfícies delicadas. Não produzirá calor e não deformará as superfícies.

Soda

Granada

A granada é outro abrasivo de jato de areia de origem natural. Devido ao seu formato angular, os trabalhos de jato de areia com granada são rápidos e as superfícies que são limpas com ele tendem a durar mais do que a média. Por ser altamente inerte, é seguro para uso próximo a corpos d’água. Deixa menos porosidade e acabamentos mais lisos.Algumas das maiores vantagens da granada são que ela não é tóxica, não tem poeira e tem baixo consumo de energia. Além disso, pode ser reutilizado várias vezes mais do que outras mídias.

Granada

Confira o artigo na integra: Abrasivo de Jato de Areia: Todos os tipos e usos de cada um deles – Codinter Brasil

SHARE
RELATED POSTS
Infosolda Responde
Privatizações, nova ferrovia e gasoduto vão criar 11.500 vagas
Infosolda Responde

Deixe seu comentário

*