Notícias

ISO-3834 na gestão da soldagem

Entenda a importância da certificação ISO 3834 para a excelência do processo de soldagem e na utilização de máquina de solda inteligente.

Na indústria da soldagem, a excelência é um imperativo. Certificar a qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos e projetos é uma prioridade.

É aí que entra a certificação ISO-3834 e o uso de máquina de solda inteligente.

O que é ISO 3834

O ISO 3834 é um sistema de gestão de qualidade em soldagem que estabelece um padrão para garantir a conformidade com os requisitos da International Standards Organization (ISO), referentes às condições de qualidade necessárias para empresas envolvidas na produção de produtos soldados por fusão.

É uma norma dividida em diferentes níveis, de 1 a 6, que estabelecem critérios para definir e manter um sistema funcional de gestão da qualidade nas operações de soldagem por fusão de materiais metálicos. 

Esta norma complementa os requisitos da ISO 9001, mas a Sumig recomenda sua implementação mesmo por empresas que não têm certificação ISO 9001. 

Por que a ISO 3834 complementa a ISO 9001?

Processos ou operações de soldagem por fusão são utilizados mundialmente na fabricação e manufatura de diversos tipos de materiais e produtos. Soldagem é uma operação que, se não for aplicada corretamente, seja em produtos simples ou complexos, afeta fortemente a qualidade, produtividade e custos dos produtos. 

Pode colocar em risco o meio ambiente, pessoas, empresas e sociedade. Vasos de pressão, pontes, edifícios, navios, plataformas de petróleo, equipamentos agrícolas e veículos são alguns dos produtos soldados por processos de solda por fusão. 

A norma ISO 9001 estabelece que, quando necessário, processos especiais, como é a soldagem, devem ser identificados e controlados. Assim, a ISO 3834 é uma norma que possibilita assegurar que os processos e procedimentos sejam efetivamente aplicados e que se tenha meios apropriados para se controlar todos os aspectos envolvidos ao longo da operação ou manufatura

A ISO 3834 substitui a ISO 9001?

Não. A ISO 3834 é uma ferramenta da ISO 9001, permitindo que as especificações dos processos de soldagem sejam atendidas, pois não são simples de serem validadas ou inspecionadas. 

Portanto, a ISO 3834 pode cobrir todas as fases de fabricação ou manufatura de um produto, do projeto, na seleção dos materiais, na definição dos consumíveis e processo, no desenvolvimento do procedimento de soldagem e nas fases seguintes de fabricação e inspeção. 

Trinca na solda (ou junta) é apenas um dos muitos defeitos ou descontinuidades que podem ocorrer devido à seleção ou aplicação de materiais incorretos para um projeto. Contudo, uma empresa pode implantar a ISO 3834 mesmo não possuindo a Certificação ISO 9001, em operações de soldagem internas ou externas.

Como a ISO 3834 é dividida?

A norma ABNT/NBR ISO 3834 possui 6 diferentes níveis, que se aplicam conforme projetos, requisitos, métodos de fabricação ou manufatura:

  • ABNT NBR ISO 3834-1: requisitos da qualidade para soldagem por fusão de materiais metálicos;
  • ABNT NBR ISO 3834-2: requisitos abrangentes da qualidade;
  • ABNT NBR ISO 3834-3: requisitos de padrão da qualidade;
  • ABNT NBR ISO 3834-4: requisitos elementares da qualidade;
  • ABNT NBR ISO 3834-5: documentos com os quais é necessário estar em conformidade para requerer conformidade com os requisitos da qualidade das ABNT NBR ISO 3834-2, ABNT NBR ISO 3834-3 ou ABNT NBR ISO 3834-4;
  • ABNT NBR ISO 3834-6: diretrizes para implantação da ABNT NBR ISO 3834.

Requisitos de qualidade para a certificação

A certificação ISO 3834 é frequentemente realizada em conjunto com uma certificação baseada em normas abrangentes de gestão de qualidade, como a ISO 9001.

As diretrizes fornecem orientações para estabelecer os requisitos de qualidade na produção da solda e para avaliar a capacidade do fabricante em produzir com a qualidade exigida. Esse padrão serve como referência para avaliar os sistemas de gestão da qualidade de soldagem dos fabricantes.

Após uma bem-sucedida avaliação, você receberá um certificado ISO 3834 separadamente, que reflete o escopo de sua aplicação.

Isso é crucial para que os requisitos de qualidade dos processos de soldagem estabelecidos sejam atendidos pela norma.

Benefícios da ISO 3834

Toda empresa que implantar ABNT NBR ISO 3834 terá, certamente, muitos outros benefícios, além de assegurar a qualidade de seus produtos, como:

  • Obter o máximo de benefícios dos processos de soldagem;
  • Aumentar a produtividade e eficiência de manufatura;
  • Reduzir os custos de produção;
  • Ser mais competitiva no mercado internacional;
  • Maior controle das operações de soldagem;
  • Reduz os riscos de descontinuidades e defeitos;
  • Otimizar os processos e procedimentos;
  • Possibilitar rastrear e documentar a operação;
  • Gerar produtos confiáveis e de credibilidade internacional.

Esses benefícios elevam os padrões de qualidade na soldagem e fortalecem a posição da empresa no mercado, gerando eficiência operacional e satisfação interna e externa.

Máquina de solda inteligente ou acessórios de monitoramento podem ajudar na implantação da ISO 3834?

Sim. São fundamentais não somente para monitorar ou controlar as operações de soldagem, mas principalmente de processos mais utilizados, como MIG, MAG e arame tubular. Muitas soldas ainda são executadas manualmente, o que torna essas ferramentas ainda mais valiosas e necessárias. Equipamento como a INTELLIG 500, que possui um sistema de monitoramento próprio, possibilita obter muitos dos dados especificados na norma ISO 3834.

O módulo INTELITOCHA é um outro produto Sumig que possibilita monitorar e controlar as operações de soldagem mencionadas, além de poder ser instalado em qualquer modelo ou marca de equipamento. São soluções desenvolvidas e patenteadas pela Sumig.

Implantar a norma ABNT NBR ISSO 3834 é relevante para todas as empresas que executam operações de soldagem, nos mais diversos processos. Muitos benefícios adicionais são obtidos quando a empresa utiliza os sistemas de Monitoramento e Controle das Operações de soldagem. Pode também ajudar a iniciar estudos para automatizar ou robotizar as operações de soldagem, mudar de processo, eliminar operações e custos escondidos nas operações de soldagem. 

Veja o artigo na integra: Excelência em soldagem: ISO-3834 em foco | Sumig

SHARE
RELATED POSTS
Curso “Engenheiro internacional de soldagem“ (IWE)
5 vantagens do corte a plasma em comparação ao oxicorte
Estruturas e propriedades dos metais puros 3

Deixe seu comentário

*