
Preparação de junta soldada conforme norma DIN 8551



Corte térmico
Corte térmico é diferenciado em oxicorte e corte de fusão (fusão). Ambos os processos são usados principalmente para a preparação de juntas soldadas de chapas, perfis e tubos, bem como para cortar seções da placa e tubos.
Oxicorte
O aço entra em fusão quando é aquecido até uma temperatura de ignição de aproximadamente 1100 °C e entra em contato com oxigênio. O processo produz calor e escória. Quando cercado pelo ar, o aço derrete a aproximadamente 1500 °C.

Corte por fusão
O corte por fusão é usado para os mesmos fins que o oxicorte. É usado de preferência para os materiais que não podem ser cortados devido ao efeito da camada de passivação.
Adequação de materiais para o corte à chama.
Nem todo material é adequado para o corte à chama. Materiais adequados para o corte à chama devem respeitar os seguintes critérios:
a) Deve ter a capacidade de conduzir um fluxo de oxigênio.
b) A temperatura de ignição para a queima deve ser inferior à sua temperatura de fusão
c) A temperatura de fusão da camada de óxido deve ser inferior à temperatura de fusão do metal.
d) As escórias fundidas devem ser de baixa viscosidade.
e) Deve possuir baixa condutividade de calor.
Materiais adequados para o corte à chama:
Materiais que satisfazem estas condições são, por exemplo:
Aços não ligados
Aço baixa-liga
Aço fundido } aços leves e baixa liga
Materiais impróprios para o corte à chama:
Os materiais que não atendem estas condições por exemplo, são:
-Alumínio não atende a condição c
-Aço de alta liga não atende a condição d
-Cobre não atende a condição e
-O ferro fundido cinzento não atende a condição a

Maçaricos para corte (tipos de injeção)


Bico de anel: Em duas seções, manutenção simples, difícil centralização do bico, a distância entre a chama e peça é de cerca de 3 mm, portanto, passível de respingos.
Bico de bloqueio: Em uma peça, não pode ser desmontada, a distância entre a chama de aquecimento e da peça de aproximadamente 7 mm, portanto, menor exposição ao calor e respingos.
Bico de fenda: Em duas seções, fácil de limpar e manter, a distância entre a chama e peça de aproximadamente 7 mm, portanto, não respingos sensíveis.
Bico de passo: Para corte de chapas finas, devido ao aquecimento da chama pequena não há o derretimento da superfície da chapa fina, cortar uma curva é difícil, o arranjo de bocal da chama de aquecimento e bico de corte determina a direção do corte.
Seleção de bico: O tipo de bico deve ser escolhido de forma adequada ao trabalho, o seu tamanho depende da espessura da peça a ser trabalhada. O bico é descrito como segue:



Velocidade de corte
Operadores experientes são capazes de saber se a velocidade de corte é correta pela forma como as faíscas se dispersam no ar e pelo ruído produzido pelo processo de corte,
As figuras abaixo mostram o padrão de faíscas que é produzido pelo corte com velocidades correta, inadequada e excessiva.


Ferramentas de corte
Os cortes à chama são executáveis como: corte direto, corte curvo, corte vertical e corte transversal.
A manipulação de tochas manuais e de tochas de para corte automático é praticamente a mesma. Os valores de operação e pressões são mantidos de forma correspondente aos diferentes tipos de bicos para corte.



Exemplos de dispositivos e máquinas de corte




Dispositivos especiais e equipamentos auxiliares
Os controles fotoelétricos só são capazes de transferir informações de trajeto. Em contraste com controles numéricos que podem transferir informações de desvio. Para obter uma alta produção no processo automático, diferentes dispositivos especiais e equipamentos auxiliares são usados:


Critérios de avaliação de corte das superfícies de acordo com a norma DIN 2310 – parte 1



Influência da qualidade da chama de corte

Esse texto foi traduzido por alunos da fatec-sp
torne-se um engenheiro ou um especialista internacional de soldagem IIW IWE IWS
Entre em contato por: +55 (11) 91713-0190 / 96378-0157 / treinasolda@infosolda.com.br / Infosolda@infosolda.com.br