Artigos Notícias

Componentes da tocha MIG/MAG: 4 motivos que provocam desgaste na guia espiral

guia espiral pode ser considerada tão ou mais importante do que o bico de contato na função de facilitar a alimentação ou passagem do arame ao longo da tocha MIG/MAG. É um componente que deve ter a mínima resistência à passagem do arame.

A tocha manual não opera reta: ela normalmente está com dobras, podendo causar o estrangulamento do arame na guia e na passagem do gás. Portanto, existe muita tecnologia na fabricação da guia espiral a ser considerada e, obviamente, um maior custo para garantir sua qualidade e desempenho. O mesmo se aplica para as tochas utilizadas em robôs e demais procedimentos de soldagem.

Guia para arame de liga leve feita com material sintético

A qualidade da guia espiral tem efeito direto no desempenho da soldagem, na produtividade e nas paradas constantes da produção. Uma guia com qualidade deve ter o diâmetro interno consistente em todo seu comprimento e assim garantir uma ótima alimentação de arame.

Mesmo pequenas variações (na ordem de décimos) pode causar interrupções na operação de soldagem. Para se ter o melhor desempenho, utilize guias com o diâmetro adequado ao arame a ser utilizado.

Arames de pequenos diâmetros, de 0,6 a 1,2mm, terão problemas com tochas MIG/MAG na alimentação caso se utilize guia com diâmetro muito maior ao correto. Isso causa também instabilidade na soldagem, falha na abertura do arco e desgaste excessivo da guia.

Arames de grandes diâmetros, de 1,6 a 3,2mm, têm maior facilidade na alimentação e a guia espiral não necessita ser muito justa.

A matéria-prima utilizada na fabricação da guia espiral deve ser feita com aço tratado e com propriedades que ofereçam rigidez e flexibilidade. É necessário ter uma dureza que reduza o desgaste por abrasão.

Lembre-se que há limites nas dobras causadas no cabo da tocha, pois sendo excessivas certamente causam desgaste da guia e constante atolamento do arame nas roldanas.

Os principais motivos de desgaste

Os quatro motivos mais conhecidos de desgaste da guia espiral para tocha MIG/MAG são:

  1. Abrasão do arame ao longo da guia;
  2. Dobra da tocha em excesso. Isso deve ser evitado para minimizar o desgaste da guia pela passagem do arame. O atrito excessivo do arame com a guia também pode gerar detritos (cisalhamento ou do revestimento do cobre) do próprio arame, causando entupimento, pois eles são levados para o bico de contato, colocando a operação em parada total;
  3. Dureza do arame;
  4. Montagem incorreta da guia. Por esse motivo, siga as instruções do fabricante sobre como montar a guia corretamente.

A troca da guia espiral pode ser feita regularmente, antes que apresente problemas de alimentação do arame e arco instável. A manutenção preventiva ajuda a intensificar a vida útil da guia. Recomenda-se apenas limpar o componente com ar comprimido seco, passando pelo interior da guia e do conduíte da guia. Deve-se passar o ar por ambos os lados e sacudir a guia para serem removidos eventuais detritos. Lavagem com produtos químicos não é recomendado, pois os detritos podem ficar retidos entre os anéis formados pelo espiral.

Diferenciais das tochas MIG/MAG

  1. Segurança ao soldador, manufaturando tochas com excelente matéria-prima, avançados métodos de fabricação e rigoroso sistema de qualidade;
  2. Conforto ao soldador no uso da tocha, visando a ergonomia, flexibilidade e maneabilidade para uma tocha de elevado desempenho; e
  3. Durabilidade, produzindo tochas e consumíveis com excelente custo-benefício ao cliente.  

Componentes do cabo de corrente

Ubirajara Costa | Gerente Filial Sumig SP

Confira o artigo na integra: https://www.sumig.com/pt/blog/post/componentes-da-tocha-mig-mag-4-motivos-que-provocam-desgaste-na-guia-espiral

SHARE
RELATED POSTS
Curso “Engenheiro internacional de soldagem“ (IWE)
SOLDAGEM MANUAL A ARCO ELÉTRICO I
Transforme suas Vendas: Treinamento Comercial Completo!

Deixe seu comentário

*