Artigos Notícias

Como usar dados para otimizar o processo de soldagem da sua empresa

Otimizar o processo de soldagem da sua empresa, aumentar a produtividade e a lucratividade


Controlar custos e melhorar a produtividade está sempre no topo da sua lista. No entanto, isso pode ser difícil de alcançar, sem acesso fácil a bons dados. Mesmo que você tenha tomado medidas para melhorar certas áreas, como problemas de qualidade ou gargalos, se não estiver monitorando e medindo seus esforços de maneira consistente, você não saberá se eles estão funcionando ou não.

Há uma solução simples para enfrentar esses muitos desafios: digitalização. Quando tem dados em mãos, você pode rastrear quase todos os aspectos de sua operação, até os materiais usados para soldar uma peça e o soldador que trabalhou nela.

Você também pode dar um passo atrás e ter uma ideia geral de toda a sua operação com muito mais facilidade – com base em informações em tempo real – para que você possa tomar decisões comerciais bem informadas. Esse alto nível de visibilidade ajudará você a aumentar o rendimento e a qualidade em toda a sua operação.

Na ESAB, desenvolvemos um sistema de gestão on-line – WeldCloud – que torna tudo isso possível. Ele conecta fontes de alimentação de soldagem a uma plataforma de software que gerencia cada espaço mínimo dos dados. As informações podem acabar sendo facilmente analisadas para maximizar a produtividade. Elas também podem ser usadas para informar decisões futuras, tornando sua empresa mais competitiva.

Cinco maneiras como o WeldCloud pode ajudar você a crescer

Com os dados do WeldCloud, você pode otimizar o processo de soldagem de sua empresa – e aumentar a produtividade e lucratividade – ao:

Nº 1: melhorar a qualidade

Cada vez que um soldador completa uma passagem, uma grande quantidade de dados é infundida na solda. Esses dados têm muito poder e, com o WeldCloud, são facilmente acessíveis. Isso pode ajudar a superar problemas, como porosidade em uma peça, antes que afete toda a linha ou comprometa um projeto. Com o tempo, você pode usar os dados para melhorar a qualidade em cada peça, cada estação de trabalho e sua operação como um todo.

N° 2: economizar tempo

Seus soldadores gastam muito tempo determinando o melhor processo de soldagem possível para uma determinada aplicação. Há muitos dados a serem considerados antes de tomar uma decisão e, em seguida, testados em uma máquina. Assim que um processo de soldagem é finalizado, o WeldCloud pode enviar o processo para a nuvem e enviá-lo para todas as máquinas em sua oficina. Isso economizará uma quantidade enorme de tempo.
Não apenas isso, mas há comunicação bidirecional entre a plataforma WeldCloud e suas máquinas. A plataforma pode enviar configurações, como uma nova combinação de parâmetros de solda, para cada máquina, e as máquinas podem enviar dados de volta para a plataforma. Tudo isso reduz o tempo de treinamento para sua equipe de soldagem, ao mesmo tempo em que garante que as peças sejam consistentes.

Nº 3: identificar avarias

Quando houver um problema, você saberá com o WeldCloud, independentemente do tamanho da sua operação. Por meio dele, sua equipe de serviço e manutenção pode acessar os dados, para que saiba rapidamente onde estão todas as máquinas da frota – a poucos metros, graças ao localizador GPS – e o que estão fazendo a qualquer momento. Se uma quebrar ou tiver algum problema, o WeldCloud alertará os técnicos imediatamente. Eles podem fornecer um diagnóstico rápido e preciso, além de corrigi-lo o mais rápido possível. Isso ajuda a minimizar longos períodos de inatividade.

Nº 4: melhorar a saída

É fundamental aumentar a produtividade enquanto se mantém uma saída de alta qualidade. O WeldCloud torna isso possível, equipando os gerentes de operações com dados para encontrar novos impulsionadores de produtividade. Por exemplo, eles podem facilmente:

  • Medir o tempo de arco ligado de cada soldador
  • Estabelecer uma linha de base de produtividade
  • Identificar tendências ou padrões importantes
  • Medir o progresso em relação às metas
  • Desenvolver relatórios com dados que possam ser apresentados e analisados
  • Fazer planos de ação e melhorias

Esses dados são acessíveis por meio de uma interface amigável e simples de navegar. Eles também estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no trabalho, em casa, em um desktop, laptop ou dispositivo móvel.

Nº 5: rastrear problemas

A rastreabilidade é um aspecto de missão crítica para todas as empresas de soldagem. Com o WeldCloud, você pode rastrear de maneira rápida e fácil as soldas que foram criadas e acessar uma grande variedade de detalhes.

Se houver um problema em uma peça em particular, por exemplo, você poderá ver tudo rapidamente, desde quem a soldou até quando quais materiais eles usaram. Para seus engenheiros de garantia de qualidade, isso deixa a solução de problemas mais fácil e rápida. Eles também são capazes de reparar problemas e evitar problemas futuros.

Quer impulsionar seu processo de soldagem? Siga os dados e comece pequeno


A digitalização da soldagem dá visibilidade ao que está acontecendo em cada célula de solda. Como resultado, com o WeldCloud, você pode rastrear dados importantes, como metal de adição, eletricidade usada, tensão, tempo de arco e gás de proteção usado. Você pode acabar aproveitando essas informações para melhorar o rendimento e a produtividade gerais.

Considere estes exemplos do mundo real de como outras empresas estão usando o WeldCloud para otimizar seus processos:

  • Com o WeldCloud, a Särkinen, uma empresa finlandesa que atende ao setor de metais pesados, começou a medir o tempo de arco de cada operador de soldagem e turno, registrando dados de soldagem no processo. Depois de analisá-lo, eles conseguiram aumentar o tempo de arco para 20% em 20 estações de soldagem manual, o que é mais do que o dobro da média do setor de 8% a 10%.
  • O WeldCloud ajudou o Grupo ADR, um fornecedor líder de eixos, a comparar o desempenho de soldagem relatado pelo operador com os dados de produção reais registrados em tempo real diretamente da unidade de soldagem. Usando esses dados, a empresa avaliou seus processos de produção pesada e conseguiu otimizar as práticas de soldagem e obter uma redução de 19% no tempo de inatividade.
  • Em vez de levar dias para imprimir, assinar, digitalizar, salvar e mesclar registros de 600 soldas em um único PDF, a Braskem, petroquímica brasileira, criou um arquivo digital em apenas dez minutos com o WeldCloud.

Se você está apenas começando a pensar em digitalizar dados, faz sentido começar pequeno. Por exemplo, você pode começar por uma área de sua instalação ou uma linha de produção. Convém começar pela operação de soldagem ou pela área de corte, digitalizando esses pontos primeiro e depois progredindo para áreas maiores ao longo do tempo.

Depois de iniciar o processo com o WeldCloud, você poderá começar a monitorar os dados e colocá-los em uso de várias maneiras úteis, desde aumentar o rendimento e eliminar gargalos até reduzir custos em suas operações. Você também saberá exatamente onde os problemas começam, para que possa corrigi-los antes que eles escalonem. Das menores peças à sua maior estação de trabalho, você pode otimizar os resultados em todas as etapas da soldagem.

Essa materia foi tirada da ESAB confira a materia na integra: https://esab.com/br/sam_pt/esab-university/articles/how-to-use-data-to-optimize-your-companys-welding-process/

SHARE
RELATED POSTS
VIII Encontro da Rede PDIMat
Implantação de Placas Adaptativas de Solda
Preparação do superfícies: Um guia completo

Deixe seu comentário

*