Aprenda a trabalhar com um dos principais materiais da serralheria
Você sabe como soldar metalon? Essa é uma pergunta super importante e relevante para quem trabalha como serralheiro ou mesmo para os hobbystas de plantão, já que este é um material bastante utilizado no segmento.
Justamente por ser tão comum, é fundamental dominar as técnicas e práticas envolvidas na soldagem, de modo que você consiga aumentar sua clientela em potencial (para os profissionais) e melhorar cada vez mais na qualidade de suas criações pessoais (para os hobbystas).
Continue conosco e conheça informações que farão toda a diferença na solda para metalon, o que certamente pode levá-lo a outro patamar no mundo da soldagem!
O que é metalon?
Antes de continuar, vamos para uma breve explicação a respeito deste material tão importante e utilizado.
Na verdade, Metalon é o nome de uma empresa que atua no segmento de tubos de aço. Porém, o termo se transformou em uma metonímia, em que o nome da marca passa a ser conhecido como um produto, assim como a palha de aço, o amido de milho, as hastes flexíveis e tantos outros casos em que isso aconteceu.
Considerando esta metonímia, ainda assim, o metalon não é um material propriamente dito, mas sim um tubo composto de aço carbono comum, com costura, e em formato quadrado ou retangular. Isso significa que você não encontrará o metalon em uma lista de nomes de metais, por exemplo.
Porém, seu uso é tão amplo e intenso na indústria de tubos de aço que tornou-se comum dizer que portas, portões, janelas, esquadrias e outros itens similares são feitos de metalon.
Como todo bom aço carbono, o metalon é composto pela combinação do ferro e do carbono, este último elemento com concentração que pode variar de 0,008% a 2,11% do total, de acordo com o objetivo desejado para o material.
Além disso, o metalon é relativamente duro, suporta altas pressões e temperaturas, pode ser usado em instalações elétricas e tem sua resistência aumentada conforme o teor de carbono, ao passo que a ductilidade, pelo contrário, diminui de acordo com o teor de carbono.
Ele é tão utilizado por possuir boa soldabilidade, ser versátil, resistente, ter baixo ponto de fusão e ser bastante durável, tudo isso com um excelente custo-benefício.
Como soldar metalon? Veja o passo a passo
Depois de aprender o que é metalon, chegou a hora de entender como soldar metalon. Não é tão complicado, especialmente se você tem alguma intimidade com soldagem, mas mesmo que seja um principiante, algumas sessões de prática já serão suficientes para melhorar suas habilidades.
Para a nossa explicação, nós estamos utilizando como referência o metalon 5020, chapa 18, com o versátil eletrodo E6013 de 2,5 mm, apropriado para metais de pequena espessura.
Um ótimo modelo de máquina de solda para metalon é a Flama 161 BV, graças à sua versatilidade, inteligência e às funções que ajudam o soldador em seu processo, como a Hot Start, para facilitar a abertura do arco; e a Antistick, que corta a corrente caso o eletrodo grude na peça.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
- Coloque o cabo da garra de aterramento no borne negativo da inversora de solda e o cabo do porta-eletrodo no borne positivo.
- Coloque o eletrodo em um ângulo de aproximadamente 135º, que te dará uma boa posição de trabalho. Além disso, se possível, apoie as mãos em uma superfície para maior estabilidade e melhor controle do eletrodo.
- Regule a corrente (ou amperagem) para 90A, valor adequado para trabalhar com eletrodos de 2,5 mm e também para a espessura das peças.
- Em um ângulo de aproximadamente 30º a 45º, toque a peça com o eletrodo para abrir o arco, ou seja, iniciar o círculo elétrico por meio do qual o eletrodo conduzirá a energia necessária para derreter sua vareta e prosseguir com a soldagem.
- Depois de tocar a peça com o eletrodo e perceber que houve a deposição daquela gota de material derretido, o que é chamado de poça de fusão, levante-o um pouco (de 1 mm a 2 mm). Então, o primeiro ponto terá sido feito.
- A partir de então, continue tocando o eletrodo na peça para prosseguir com a soldagem. Uma dica interessante é que cada nova “gota” seja aplicada mais ou menos da metade da anterior para frente, de modo que o cordão de solda possa ser formado e os contatos com a peça não ocorram apenas no mesmo lugar. Ao prosseguir com a formação do cordão, também se evita um superaquecimento na peça mais fraca, o que poderia rompê-la.
- Quando tiver concluído a soldagem, você perceberá que terá se formado um resíduo não metálico resultante da soldagem e da brasagem, o qual é chamado de “escória”. Com o auxílio de um ponteiro ou outro objeto pontiagudo, bata na escória para “quebrá-la” e, assim, deixar a solda com o formato e a textura originais.
- Depois, para o acabamento, use uma escovinha de aço para remover o que ainda tiver sobrado de escória, o que deixará a aparência do cordão de solda ainda mais bonita.
- Repita os passos de 4 a 8 caso precise soldar outras faces das peças desejadas.
Como soldar metalon fino?
Para o metalon chapa 18, que tem aproximadamente 1,25 mm. O processo de como soldar metalon fino é diferente, já que quanto mais fina for a chapa, menor é sua resistência e, em contrapartida, maior deve ser a atenção do soldador.
Se você quiser soldar metalon chapa 20, por exemplo, cuja espessura é de aproximadamente 0,9 mm, há algumas diferenças no processo, que embora não sejam tão acentuadas, devem ser aplicadas com cuidado para evitar rompimentos e outros problemas na soldagem.
Com um eletrodo E6013 de 2,5 mm, mesmo tipo e espessura que os usados anteriormente, regule a corrente para algum valor entre 80A e 85A, já que a espessura da chapa é menor e, portanto, é necessário escolher uma amperagem menor para evitar danos.
Outra diferença importante é fazer o “ponteamento”, ou seja, o movimento de encostar o eletrodo na peça, esperar pela formação da poça de fusão, retirar o eletrodo e encostá-lo novamente da metade da gota formada em diante, em menos tempo do que em chapas espessas.
Isso acontece pelo fato de que a menor espessura das chapas significa que elas podem se romper mais rapidamente, e qualquer pequeno descuido já pode danificar todo o processo.
Depois de proceder dessa forma, quando tiver terminado as soldas em todas as faces desejadas, retire a escória, escove o cordão de solda com uma escova de aço e o processo está pronto!
Para o caso de metalons ainda mais finos, é importante regular a corrente para menos progressivamente, além de se atentar ao tempo de contato do eletrodo com as peças, de modo a evitar ao máximo qualquer perfuração ou falha no cordão de solda.
Solda para metalon: uma técnica fundamental para soldadores profissionais e hobbystas
Soldar metalon é uma atividade com que os soldadores provavelmente se depararão em algum momento, dos que ganham a vida com isso àqueles que gostam de aproveitar seu tempo livre para desenvolver tais habilidades.
Pode ser um pouco difícil no começo, especialmente à medida que se trabalha com materiais de menor espessura, mas como diz o ditado, a prática leva à perfeição. A cada nova tentativa, os resultados tendem a ser cada vez melhores.
Confira a matéria na integra: COMO SOLDAR METALON? Aprenda e atinja a excelência! – Boxer (boxersoldas.com.br)