Artigos Notícias

Como posso avaliar o potencial de economia do gás de proteção?

Publicado por Gert Röhm em 05/01/2023 09:36:35

A possibilidade de economizar gás na soldagem sem comprometer a qualidade do cordão de solda já não é mais um segredo. Um sistema de gerenciamento de gás pode regular isso, para que haja gás suficiente para a aplicação de soldagem, sem usar mais do que o necessário. Mas como as empresas podem avaliar o verdadeiro potencial de economia de gás para sua aplicação na soldagem antes de decidir comprar um equipamento? Não importa se a soldagem é manual ou automatizada, o processo é o mesmo. Vamos orientá-lo através do processo!

A primeira coisa a descobrir é: Você está usando muito gás no processo de soldagem?

Para começar a identificar o potencial de economia, a real situação deve primeiramente ser identificada. Isso inclui o uso atual de gás, mas também uma análise de todo o processo de fabricação e do local de trabalho. O primeiro passo é ir até a cilindro de gás e verificar as configurações do regulador. Também é necessário verificar as configurações da tocha de soldagem, e isso é feito com um simples tubo de medição de gás. 
Com essas medições, no entanto, ainda não é possível dizer com certeza se foi usado gás demais ou não durante o processo de soldagem. Existe também o risco adicional de que a pressão de retorno, no sistema de gás, afete o seu consumo.
Gas_saving_2_

Primeiro passo no caminho para a economia de gás: instalação de um sistema de gerenciamento para medir a quantidade de gás consumida atualmente

Com o sistema de gerenciamento de gás EWR 2 da ABICOR BINZEL, você pode estar do lado seguro e verificar com o modo bypass quanto gás foi usado durante o processo de soldagem. Para fazer isso, é preciso primeiro instalar o sistema de gerenciamento de gás em algumas etapas. Para fazer isso, o dispositivo é conectado entre a mangueira de gás, a Fonte de energia do dispositivo é acoplada e um shunt para medir a corrente de soldagem é conectado ao cabo terra da fonte de alimentação.

O shunt de medição deve ser selecionado de acordo com a aplicação, pois o gás deve ser regulado de acordo com a corrente de soldagem. Para concluir a instalação do sistema de gerenciamento de gás, a conexão entre o sistema de gerenciamento e um laptop com o software de serviço EWR 2 instalado deve ser estabelecida. Após a instalação, o sistema de gerenciamento de gás pode registrar o consumo atual no modo bypass. Nesse modo, o gás não é regulado, simplesmente sua passagem é registrada. Isso foi feito para descobrir o consumo real de gás durante a soldagem da peça de trabalho atual. Uma vez registrados os dados e identificada a situação atual, o próximo passo é identificar as possíveis economias.

Comparar a corrente, gás de soldagem e pressão de entrada = descobrir o potencial de economia durante a soldagem!

O sistema de gerenciamento de gás permite ajustar o gás com diferentes parâmetros de acordo com a tarefa de soldagem. Antes de iniciar esse processo, o monitoramento é iniciado pelo software de serviço para que seja feito um registro durante o processo de soldagem. Após o registro ser salvo, o sistema de gerenciamento de gás EWR 2 pode ser ligado e as primeiras configurações para otimizar os parâmetros podem ser feitas. Depois disso, uma nova gravação é necessária. Antes da soldagem, uma pressão dinâmica precisa é ajustada na mangueira de gás pelo EWR 2, o que evita o impulso desnecessário de gás no início da soldagem e garante uma boa performance da ignição.

Durante a soldagem, o EWR 2 controla ativamente a quantidade de gás que flui em sincronia com a corrente de soldagem. Com os dois registros, os seguintes parâmetros podem ser comparados detalhadamente: Corrente de soldagem, gás consumido, pressão de entrada. Para obter informações significativas, você deve fazer duas ou três execuções. Na melhor das hipóteses, você pode economizar 60% de gás com o sistema de gerenciamento de gás EWR 2!

Gas_saving_notebook

Confira a materia na integra: Como posso avaliar o potencial de economia do gás de proteção? (binzel-abicor.com)

SHARE
RELATED POSTS
Manufatura Aditiva com o Robotmaster
Higiene e Segurança na soldagem
Robotmaster – Evento Nova Tecnologia

Deixe seu comentário

*