
Em um processo industrial, a gente sabe que tempo é dinheiro. A soldagem, nesse contexto, é mais otimizada através da tecnologia, e a solda a laser é uma dessas propostas inovadoras para empresas que buscam mais eficiência operacional.
No artigo de hoje falaremos sobre as principais possibilidades oferecidas pelas máquinas de soldagem a laser, assim como suas vantagens para indústrias. Continue lendo e confira!
O que é a solda a laser?
A solda a laser é a união dos metais realizado através de um feixe de laser. É uma tecnologia consideravelmente recente, indicada para todo tipo de metal condutor de eletricidade, seja de forma autógena ou não.
Em comparação com os outros tipos de soldagem existentes, como essa alternativa se destaca por ser uma técnica limpa (com mínima contaminação e escória), precisa e eficiente, além de automatizável no contexto industrial.
Como funciona uma máquina de solda a laser?
Basicamente, o feixe de luz intensa derrete os materiais em suas junções para que se fundam em uma única peça.
Isso acontece, pois, focalizado em um ponto específico na superfície das peças a serem unidas utilizando-se de lentes ou espelhos, o laser cria uma área de alta energia capaz de realizar o processo de solda.
Após a fusão das bordas, as peças são unidas sob pressão para formar uma junta coesa e durável, além de mais esteticamente agradável do que os outros métodos de soldagem.
Quais as vantagens da solda a laser?
Além da melhoria na produtividade, os equipamentos de soldagem a laser são versáteis e entregam resultados resistentes, com alta qualidade.
A precisão também é um ponto forte desse processo, possibilitada pelo feixe de laser que fornece mais controle para o soldador, especialmente para componentes pequenos e detalhados.
Algumas áreas que podem se beneficiar da solda a laser são:
- Automobilística
- Agroindústria
- Cozinha industrial
- Fábricas de móveis
- Empresas de comunicação visual
Confira o artigo na integra: Como Funciona a Solda a Laser? – Boxer (boxersoldas.com.br)




