
Considerada uma das principais maneiras de evitar paradas indesejadas nas máquinas industriais, a manutenção preventiva estende a vida útil dos equipamentos. Essa prática também gera um “efeito cascata” de ganhos, pois dificulta o surgimento da chamada manutenção corretiva, focada em solucionar um problema já existente. O gasto financeiro com peças danificadas sempre é maior do que o investimento destinado à prevenção, sem contar os atrasos de produção e a perda de produtividade.
No caso específico da mesa de corte plasma, a manutenção preventiva está relacionada ao uso de consumíveis e à aplicação correta de parâmetros. O acompanhamento nessas questões garante uma eficiência operacional adequada e antecipa uma possível falha na máquina.

A manutenção preventiva em uma mesa de corte plasma gira em torno do alinhamento da mesa, da regulagem do sistema de altura e da verificação dos sinais do sistema de segurança. Como esses equipamentos trabalham em ambientes na maioria das vezes hostis, muita gente imagina que não há a necessidade de cuidados com a limpeza. Ao contrário do que pensam, a máquina de corte plasma é um equipamento sensível e por isso é preciso dar ênfase nesse cuidado com um prazo curto entre as revisões.
As práticas preventivas devem ser seguidas por meio de um check list.