Artigos Notícias

CO2: conheça as propriedades e a aplicabilidade em diferentes indústrias

Artigo Com PROPAGANDA

CO? (dióxido de carbono) é um produto que pode ser utilizado em diversas aplicações, como alimentação, bebidas, soldas, laboratórios, etc. Ele pode ser fornecido em estado puro ou em misturas gasosas e, no cilindro, é armazenado sob pressão.

Hoje, o CO? é fundamental na industrial, e com a aplicação das tecnologias é possível garantir mais qualidades ao processo de produção e nos serviços.

Reunimos neste artigo as principais características do cilindro de COe como o utilizamos em cada uma dessas situações.

Cilindro de CO?: conheça as características deste produto

Os cilindros de CO? podem ser encontrados no formato de ampolas pequenas, com capacidade de 12 g, para uso individual, ou até em quantidades maiores, como os cilindros de 45 kg, que são mais utilizados por empresas e indústrias.

Quando o CO2 é apresentado em um cilindro, ele reúne algumas características que vão atestar a sua qualidade.

O conteúdo dele será:

  • liquefeito
  • incolor
  • inodoro
  • levemente ácido
  • não inflamável
  • solúvel em água
  • mais pesado que o ar

Atenção: CO? e CO não são a mesma coisa

Tanto o monóxido de carbono quanto o dióxido de carbono são uma combinação entre o carbono e o oxigênio. No entanto, esses gases são criados por reações químicas diferentes.

O CO? é produto da combustão completa, em que um hidrocarboneto tem uma reação com o gás oxigênio, tendo como resultado o dióxido de carbono e a água. A maioria do CO? presente na atmosfera é originado de fontes naturais, como os oceanos e a decomposição da matéria orgânica. Outra parcela é gerada de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis. 

Diferentemente do CO?, o CO não é encontrado de forma natural na atmosfera. O monóxido de carbono é criado por meio da combustão incompleta de carvão, petróleo e gás natural.

O CO pode ser produzido por qualquer aparelho queimador de combustível, como fornos a gás. Também é utilizado em vários segmentos industriais, a exemplo da fabricação de metais e da indústria farmacêutica.

Assim sendo, é bom destacar que o CO? não causa impactos ecológicos relevantes. Esse risco é atribuído ao CO, que tem uma toxicidade mais alta do que o dióxido de carbono.

Vantagens da utilização do CO? em indústrias

A utilização do CO? nas indústrias resulta em mais produtividade e no aperfeiçoamento de processos industriais, bem como diminui o retrabalho em algumas atividades.

Agilidade na produção

Em seus diversos usos nos diferentes segmentos industriais, o CO? permite que as companhias adquiram mais agilidade na sua produção. Isso acontece principalmente no procedimento de insensibilização de suínos e aves, bem como no congelamento e resfriamento de alimentos.

Diminuição de refação

A chance de ocorrer retrabalho em atividades industriais também diminuiu com o uso do CO2. Em funilarias, por exemplo, não é necessário polir diversas vezes a superfície, uma vez que o CO2 diminui respingos.

Aplicabilidade do CO? nas indústrias: onde você pode utilizá-lo

O CO2 pode ser utilizado na produção de diversos produtos, desde a carbonatação de bebidas até a soldagem perfeita de funilarias.

Essa tecnologia tem presença garantida nas indústrias porque a aplicação de CO? proporciona a otimização de tempo de serviço e a melhora da qualidade do produto.

Confira com mais detalhes como o CO? é utilizado em cada segmento do mercado.

Carbonatação de bebidas

Os refrigerantes, as águas e as cervejas podem ser gaseificados com a injeção de dióxido de carbono em equipamentos chamados de carbonatadores, capazes de diluir o CO? no produto por meio de pressurização, sob baixa temperatura, diretamente na solução líquida.

Dessa forma, quando o CO2 é misturado ao N2, obtemos as explosões na boca (causadas pelo CO?) e uma boa retenção do gás na bebida (causadas pelo N2), deixando a espuma do chopp mais densa e consistente. 

Congelamento e resfriamento de alimentos

resfriamento de alimentos com o uso de CO? é um processo capaz de manter as características do produto por mais tempo, estendendo o tempo de exposição em prateleiras de supermercado, e de acelerar o tempo de congelamento, otimizando processos industriais.

Além disso, por formar pequenos cristais de gelo no processo, o produto mantém a boa aparência e consistência mesmo após o descongelamento.

Insensibilização de suínos e aves

A utilização de CO? para a insensibilização de suínos e aves é bastante utilizada em indústrias nacionais e internacionais de renome por otimizar o processo e acelerar a produção.

Com o CO? é possível reduzir as perdas na produção, ter maiores margens, produtividade e lucratividade, visto que permite o abate de vários animais – o atordoamento é feito por inalação natural, sendo um modelo reconhecido pelo mercado externo, o que possibilita a exportação do produto. Além disso, é um processo indolor ao animal. 

Transporte de congelados e resfriados

O CO? também pode ser utilizado para o transporte adequado de congelados e resfriados. Por meio de um caminhão com estação de enchimento de CO? é possível transportar produtos mantendo as suas propriedades e a qualidade esperada.

Se você enfrenta desafios no transporte de congelados e resfriados, como perdas, dificuldade em manter a temperatura dos produtos e falta de padrão de qualidade, o transporte com CO? é a melhor opção para você.

Jateamento com gelo seco

O processo de jateamento com gelo seco pode ser usado para extrair os resíduos da produção, como remoção de tinta, óleos, graxas e “biofilmes”, assim como substâncias contaminantes. O método é isento de umidade, não é abrasivo nem inflamável e não conduz eletricidade, podendo ser utilizado em equipamentos elétricos sem riscos de danos aos equipamentos.

Soldagem

A mistura de CO? com argônio possibilita aumento da penetração lateral nos cordões de solda em comparação com o uso do argônio puro, além de provocar um cordão mais largo, com menor altura do reforço.

O uso de 100% como gás de proteção é a mais utilizada no processo de soldagem arame tubular (FCAW), processo dominante na fabricação naval. Já no processo Gas Metal Arc Welding (GMAW), o uso de CO? puro é uma excelente alternativa na união de chapas finas com transferência metálica do tipo curto-circuito, possibilitando ganhos econômicos, inclusive.

Extintor de incêndio

Também é comum a utilização do dióxido de carbono para os extintores de incêndio. Quando o cilindro CO? é ativado, diminui a concentração do oxigênio e ajuda a combater o fogo.

Segurança e cuidados com o cilindro de CO?

A segurança da utilização do cilindro de CO? está ligada ao mesmo risco dos gases comprimidos. Por isso, é fundamental ter atenção com alguns cuidados, desde o transporte até o armazenamento e o manuseio do cilindro.

Armazenamento

Inicialmente, podemos citar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) quando entramos em contato com os cilindros. Ao armazenar o CO?, é importante deixar os recipientes fixados na posição vertical e assegurar a estabilidade. O local de armazenamento deve ficar longe de pessoas e de produtos inflamáveis, como o GLP.

Transporte

Durante a movimentação do cilindro, é necessário rolá-lo na posição vertical (em pé) no caso de distâncias curtas. Já em percursos mais longos, é recomendado usar um carrinho.

É essencial também conferir se a válvula do cilindro está protegida pelo capacete antes de qualquer deslocamento.

Manuseio

O manejo do cilindro CO? exige a utilização de EPIs, além de atenção com a maneira de manusear. O operador não deve se posicionar na direção de saída do gás no momento em que o recipiente for usado. Do contrário, deve ficar sempre na lateral da válvula do cilindro. 

Por esses motivos, é essencial contar com um parceiro creditado e certificado, capaz de garantir a segurança e o cuidado necessários no transporte.

Onde comprar cilindro de CO??

A Messer tem filiais em vários pontos do país, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

A qualidade dos produtos da Messer pode ser comprovada por certificações dos Sistemas de Gestão ISO 9001 e 14001. Dessa maneira, a empresa pode garantir a sustentabilidade do negócio, o alto nível de qualidade das soluções e serviços, bem como a satisfação dos clientes e o engajamento na preservação do meio ambiente.

Os produtos da Linha Food são certificados em FSSC 22000, o que assegura a qualidade e segurança dos alimentos. A empresa também possui Boas Práticas de Fabricação, garantindo ainda o padrão dos gases medicinais.

O Laboratório de Gases Especiais da Messer é certificado como Produtor de Materiais de Referência para gases, desde o ano de 2016, pela Norma NBR ISO17034.

Assim, a produção de misturas gasosas chegou ao patamar dos laboratórios de maior excelência em todo o mundo.

Conheça nossas opções de cilindro de CO2

Saiba os diferenciais de comprar cilindros de CO? com a Messer

A Messer assegura a produção e a entrega de CO? eficiente e sustentável. Entre as vantagens que podemos citar estão:

  • logística própria
  • sistema de rastreamento e telemetria 24/7
  • previsibilidade e agilidade nas entregas
  • canais de atendimento 24 horas para dar mais segurança e transparência
  • equipe de profissionais capacitados para atender às necessidades do seu negócio
  • única planta contínua de CO2 com produção de forma sustentável
  • garantia de mais disponibilidade de CO2 para a sua empresa
  • transparência em negociações e contratos

Conheça a Loja Messer

Também dispomos da loja mais completa do segmento de gases, para facilitar a aquisição das nossas soluções. Na Loja MEsser, você ainda pode fazer:

  • download de notas fiscais e boletos;
  • emissão de certificados de gases e FISPQs;
  • consulta de ativos;
  • consulta de débitos e pagamentos;
  • compras e acompanhamento de entregas;
  • atualização de nível de tanque;
  • chat virtual

Para conhecer mais sobre tudo que a Loja Messer oferece, basta acessar a websérie de videos rápidos.

SHARE
RELATED POSTS
Tubotech e wire South America 2023: público qualificado e inovação tecnológica confirmam a relevância das feiras para o mercado
Estão abertas as inscrições para o Vestibular FATEC-SP 2° SEMESTRE 2019
A FATEC-SP no curso de Tecnologia de soldagem tem aula práticas em processos eletrodo revestido, TIG, MIG, Arco submerso, Arame Tubular, oxi combustível, corte Plasma
1 Comentário
  • nelson beirão
    janeiro 8, 2024 at 3:08 pm

    Por favor corrijam o artigo, vocês estão chamando CO2 de CO(monóxido de carbono).

Deixe seu comentário

*