Notícias

BLINDAGEM EM PLACA ELETRÔNICA: Proteção extra para sua máquina de solda!

Blindagem de placa eletrônica, já ouviu falar? 

A blindagem de placa eletrônica é uma técnica fundamental para proteger os componentes eletrônicos de diversos tipos de interferências. E dentro da rotina de um soldador, existe um grande vilão para as inversoras de solda: a poeira / sujeira. A sujeira pode ser um grande problema para os componentes eletrônicos, por causa do seu acumulo, ela pode afetar desempenho e a confiabilidade do seu equipamento. Além disso, a sujeira pode aumentar a probabilidade de curtos-circuitos e degradação dos componentes, diminuindo a vida útil da sua inversora de solda.

COMO É FEITA A BLINDAGEM DE PLACA ELETRONICA NAS INVERSORAS?

Utilizasse uma resina siliconada. Essa resina, além de isolante, é hidro-repelente, ou seja, não deixa passar umidade para o local. É muito comum ver blindagem de placa nas máquinas de empresas que residem na praia, perto de maresias, etc. Pois com ela, nós conseguimos impedir a oxidação da máquina. Nossa resina suporta altas temperaturas, por isso, mesmo com o calor, ela não se desfaz, não derrete e nem causa nenhum tipo de problema ou prejuízo na placa eletrônica.

Você deve estar se perguntando, quando a máquina esquenta, essa resina não sobreaquece a máquina? Sobreaquece o circuito eletrônico? A resposta é não.

O motivo da máquina não sobreaquecer, é a forma como a blindagem é feita. Utilizamos a resina somente no circuito impresso do circuito eletrônico, com isso, todos os componentes que precisam de refrigeração são fixados em dissipadores de calor.

POR QUE REALIZAR BLINDAGEM NA MINHA MÁQUINA DE SOLDA?

Esse serviço é muito utilizado no que chamamos de “ambientes agressivos”. Mas, o que seriam ambientes agressivos? A resposta é simples, ambientes que possuem muita poluição no ar.
Vamos te dar um exemplo: existem tipos de soldagem que geram grande volume de limalha no ar, como a fundição. A máquina de solda possui internamente um sistema de ventilação que puxa o ar de fora para dentro, fazendo com que ela também puxe limalha/sujeira durante esse processo. Quando não controlado/limpado, essa limalha/sujeira acumula dentro da máquina, por cima das placas.

Dependendo do volume de acumulo, essa limalha pode causar curtos-circuitos e prejudicar o funcionamento do aparelho. Então, se você trabalha com esse tipo de solda ou em ambientes com muita sujeira no ar, a blindagem de placa eletrônica é uma ótima opção para aumentar a vida útil da sua máquina.

UM DOS COMPONENTES DA MINHA PLACA QUEIMOU, PRECISO REFAZER TODA A BLINDAGEM?

Não. O processo de blindagem é de fácil remoção para reparo. Por isso, não é necessário ser refeito por inteiro quando um dos componentes da placa queima. É possível fazer a raspagem somente do local onde será realizado a troca do componente, e após isso, realizar a blindagem do local novamente. 

CUSTO X BENEFÍCIO

O custo para realizar a blindagem de placa eletrônica é calculado de acordo com a quantidade de placas existentes no aparelho. E em comparação ao preço do aparelho, é super vantajoso realizar esse processo de proteção nas placas. Afinal, essa isolação irá te garantir um adicional considerável de vida útil à seu aparelho.

Confira o artigo na integra: BLINDAGEM EM PLACA ELETRÔNICA: Proteção extra para sua máquina de solda! (boxersoldas.com.br)

SHARE
RELATED POSTS
Realizada Palestra/WorkShop
5a Semana de Inovação e Tecnologia em Metalurgia, 20° Encontro Regional de Tecnologia de Soldagem, Prêmio Soldador Padrão 2019
Processo com arame tubular

Deixe seu comentário

*