
O esquema a seguir mostra um levantamento sobre os tipos mais comuns de aços austeníticos resistentes a corrosão. Historicamente o primeiro aço austenítico produzido X 12 18 8 Cr Ni hoje não mais produzido, pois rapidamente se torna a um IC propenso, devido ao alto teor de carbono.

É bastante simples para manter estes aços em mente, porque em cada coluna há uma variável X5, um aço carbono extra baixa X 2 …., um de titânio e nióbio um aço estabilizado.
Recozimento dos aços na faixa de temperatura de cerca de 700 – 1000 ° C deve ser evitado. Isto é especialmente verdadeiro em relação a aços molibdênio, porque precipitar fases intermetálicas causa a redução dos elementos de liga em volta do local.
Isso também é evidente com os aços de liga molibdênio 1,4438 e 1,4439, com 4,0 – 5,0% Mo Isso é mostrado nos diagramas de precipitação seguinte.


A solidificação do metal de solda austenítico pode ser explicada usando uma seção através do sistema Fe-Cr-Ni no Fe de 72%, embora alguns dos aços e metais de solda não são considerados localizados exatamente nesta seção

Durante o resfriamento da ferrita nas ligas 2, 3 e 4 deve-se transformar completamente a austenita. Isto no caso prático ocorre apenas parcialmente porque a taxa de resfriamento é alta. Portanto, nós encontramos nestas ligas em temperatura ambiente resquícios desta ferrita de alta temperatura a que chamamos ferrita-delta.

Com gravura colorida de acordo com Lichtenegger e Bloch a estrutura pode ser vista muito bem.






Durante a solidificação dos sólidos do metal de solda geralmente há outra composição química no metal líquido. Isto é devido à atividade química dos diferentes elementos no líquido e estado sólido ao mesmo tempo concentrados. Portanto, na frente do plano solidificando é formada uma fina camada, em que a concentração de elementos é maior (coeficiente de segregação> 1 ou inferior.

Quanto a total dissolução = estado constante. No sistema Fe-Cr-Ni isso é mais difícil de explicar, porque o conode – as linhas entre a dissolução e os cristais não estão no plano apresentado na secção do sistema 72% Fe
Devido ao enriquecimento de elementos na frente da solidificação uma fusão é criada, a temperatura de solidificação que geralmente é inferior à temperatura de solidificação de dissolução total. Durante a solidificação é possível, o enriquecimento do fluxo de dissolução entre o crescimento de cristais. Esta dissolução enriquecida forma finos filmes nos contornos de grão, onde ao mesmo tempo, o material circundante já é sólido. Esta situação é mostrada na figura a seguir


Devido a um metal de solda que principalmente se solidifica totalmente ferrítico, formam na solidificação áreas celulares e colônia de células como mostra a figura a seguir. Um pouco mais profundas na estrutura do sólido ferrítico transforma-se em uma estrutura austenítica (com alguns restos de ferrita). Transformando essa área diminui muito por c causa da transformação e provoca tensões na área de células ferríticas. Este efeito é mais forte do que o encolhimento de tensões decorrentes do resfriamento.








É importante notar, que o metal de solda é testado, cuja composição é formada por gotículas de metal depositado e o metal base diluído.
Um teste bem conhecido de trincas a quente é o teste ranhura circular, mostrado abaixo.


Esse texto foi traduzido por alunos da fatec-sp
torne-se um engenheiro ou um especialista internacional de soldagem IIW IWE IWS
Entre em contato por: +55 (11) 91713-0190 / 96378-0157 / treinasolda@infosolda.com.br / Infosolda@infosolda.com.br




