Metalurgia

Análise do comportamento do aço AISI P20 beneficiado e soldado utilizado em moldes de injeção

Trabalho escrito por E. Berkenbrock, S. P. Jardim, S. F. Becker e D. Bond, no 19º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais – CBECiMat.

Para modificar as dimensões dos moldes de injeção fabricados em aço AISI P20, assim como recuperar suas partes desgastadas e/ou fraturadas, evitando que estes sejam prematuramente descartados, pode ser realizado um reparo por soldagem utilizando o processo TIG (tungsten inert gas). Porém este aço possui baixa soldabilidade o que dificulta posterior usinagem dos reparos. Este trabalho tem como objetivo comparar a usinabilidade entre o aço P20 no estado fornecido (beneficiado) e soldado. Para isso foi realizado um planejamento experimental estudando o efeito da condição do material e sua usinabilidade. A rugosidade superficial foi avaliada e os resultados mostraram que não houve aumento da rugosidade no material soldado.

A moldagem por injeção mostra-se como um dos principais e amplamente utilizados processos de transformação de polímeros, devido à sua grande versatilidade e consequentemente, grande aplicabilidade. Basicamente, o processo de injeção consiste em forçar o polímero fundido e homogeneizado para dentro de uma cavidade de um molde dando forma desejada ao produto. Neste segmento a fabricação do molde tem papel fundamental. Os custos destinados à produção de moldes representam 30% do custo de um produto fabricado pelo processo de injeção e mais 5% do custo deste produto é relativo ao aço utilizado.

Arquivo: Tamanho 0,35 Mb em pdf. 9 páginas

Textos relacionados:

Processo TIG – Características

Clique aqui e baixe o arquivo completo

SHARE
RELATED POSTS
Brasagem
Corrosão em juntas soldadas
Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós – aquecimento

Deixe seu comentário

*