Inspeção de Soldagem / Procedimentos

Manual para dimensionamento de tanques metálicos

Artigo escrito por Luis Dias Pereira.

Este manual demonstra com dimensionar um tanque metálico e também o detalhamento desse tanque, como o costado, teto, fundo, bocais e escadas.

Para desenvolver esse manual, foi consultado a norma API 650 do American Petroliun Institute, ABNT NBR 6123 – forças devido ao vento em edificações, ABNT NBR 7821 – Tanques soldados para armazenamento de petróleo e derivados. Estas normas especificam quanto ao dimensionamento do teto, fundo e costado, classificação, materiais utilizados, além de servir como fonte de consulta quando o projeto já vem especificado pelo cliente.

Tanque é um equipamento tipicamente encontrado em refinarias, terminais, oleodutos, bases de distribuição e indústrias.

São equipamentos de caldeiraria destinados a armazenamento de líquidos nas industrias, recebem este nome por operarem em pressão próxima a pressão atmosférica.

A construção destes equipamentos é regida pela norma API 650 do American Petrolium Institute e a norma brasileira NBR 7821.

Este manual irá se deter aos Tanques de Armazenamento cilíndricos, verticais, atmosféricos e não enterrados, fabricados com chapas de Aço Carbono, unidas por meio de soldagem.

Clique aqui e faça o download do artigo: Manual para dimensionamento de tanques metálicos.

SHARE
RELATED POSTS
Soldagem de Metais Ferrosos para Indústria de Energia
Normas de Classificação de Consumíveis de Soldagem
Calibração do equipamento de soldagem

Deixe seu comentário

*