________________________________________
SINDUSCON RIO – Rua do Senado, 213, Centro, Rio de Janeiro
________________________________________
Eficiência e produtividade na soldagem
Gestão de processos, materiais e mão de obra no centro dos debates do Solda Brasil 2015
A Planeja & Informa e a Casa Viva Eventos realizaram no dia 26 de março último, na sede do SINDUSCON RIO, no Rio de Janeiro, o 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – SOLDA BRASIL 2015. Questões como a produtividade e a competitividade das empresas, a partir de problemas como a falta de mão de obra especializada e o desenvolvimento tecnológico estiveram no centro dos debates, que reuniram cerca de 100 pessoas, entre palestrantes e participantes.
A escassez de mão de obra qualificada no Brasil, em quantidade e qualificação, nas mais diversas aplicações de soldagem, notadamente nos grandes projetos envolvendo a Petrobras e Setor Naval, foi apontada como um dos maiores obstáculos aos cronogramas de importantes projetos para o desenvolvimento dessas áreas e da própria indústria nacional.
Na visão da Associação Brasileira de Soldagem (ABS), por exemplo, os indicadores apontam como causa da escassez da mão de obra para as atividades de soldagem questões sociais, logística para ensino, falta de profissionais de ensino, baixo investimento da indústria na formação ou associação com entidades de ensino e de formação e muitas outras que podem ser identificadas regionalmente devido à descentralização destes projetos.
Qualidade e Produtividade na soldagem
Para provocar este debate, o 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem trouxe alguns questionamentos para os gestores, executivos, técnicos, pesquisadores, representantes do governo e da iniciativa privada:
– Será que a mão de obra disponível “e descartada” está sendo avaliada por profissionais preparados e competentes nos Processos de Soldagem principais, tais como Eletrodo Revestido, Arame Tubular, MIG/MAG, TIG?
– Os Profissionais de Ensino, Supervisores de Produção, Equipes de Controle da Qualidade, Engenheiros, Técnicos e profissionais direta ou indiretamente envolvidos com as operações de soldagem têm conhecimento das principais Processos de Soldagem mencionados?
– Quem Controla a Qualidade e Produtividade na Soldagem?
Na avaliação da ABS, um soldador devidamente capacitado pode aumentar a produtividade em pelo menos 30% e também tem um impacto positivo na redução de descontinuidades e reparos das soldas. Se os gestores de produção e profissionais mencionados tiverem domínio dos Processos de Soldagem citados, será grande o ganho, contribuindo ainda para a minimização da escassez da mão de obra na soldagem.
Entre outros especialistas, participaram do evento os seguintes profissionais e executivos do setor:
Alexandre Schwenck – Chefe da Seção de Solda do Estaleiro Brasa
Fabricio Aguiar Vieira Pinto – Representante da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) – Engº da Montcalm
Jorge Aguiar – Vice Presidente de Relações Institucionais do SINAVAL
José Luis Cunha – Gerente de ENGENHARIA DA SAIPEM DO BRASIL
Ivan Fichel – Diretor da Elbras Eletrodos do Brasil
João Payão – Coordenador do PEMM-COPPE/UFRJ
Renaldo Augusto Correia – Supervisor Técnico Comercial da ITW Welding Brasil
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONFIRA AS APRESENTAÇÕES E FOTOS DO SOLDA BRASIL 2015
Link de transferência
http://we.tl/oRlHoDJI5Q
Link de transferência
http://we.tl/MnvkYEOzgz
Realização
Planeja & Informa Comunicação e Marketing
SITE: www.planejabrasil.com.br / BLOG: http://planejabrasil.wordpress.com/
carlos.emmiliano@gmail.com / Informações para a Imprensa: (21) 2262.9401 e 2215.2245