Artigo escrito em Paulo J. Modenesi, Prof. Depto de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG, Ph.D. (Cranfield Institute of Technology), trabalha com metalurgia da soldagem, monitoração de processos de soldagem e com o estudo do comportamento mecânico dos materiais.
A soldagem com eletrodos revestidos obtém a união das peças pelo seu aquecimento localizado com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico consumível, recoberto com um fluxo (eletrodo revestido), e as peças. O revestimento é consumido junto com o eletrodo pelo calor do arco desempenhando uma série de funções fundamentais ao processo de soldagem como, por exemplo, a estabilização do arco, a proteção do metal fundido pela formação de escória e de gases e a adição de elementos de liga e de desoxidantes à poça de fusão.
Arquivo: Tamanho 0,05 MB em pdf. 9 páginas e 12 figuras.
Textos relacionados:
Processo com eletrodo revestido – Fundamentos
Processo com eletrodo revestido – Características do processo
Soldagem por eletrodo revestido
Clique aqui e baixe o arquivo: Técnica Operatória da Soldagem SMAW
1 Comentário
Entende-se que no processo de soldagem primeiro devemos averiguar varios fatores dentre eles , materias de segurança para proteçao do soldador, tipo de eletrodo ,nível de tenção adequada, para cada material a ser soldado.