Notícias

4 problemas da solda MIG MAG e suas soluções

Você já teve que lidar com alguns problemas da solda mig mag? Sabemos que esse processo é uma evolução para a soldagem, porém, alguns problemas ainda podem estar inseridos nesse processo.

Fique atento às dicas e conheça alguns erros que você pode estar cometendo em sua solda MIG MAG.

Para começar o processo de soldagem, você deve se preparartreinar e aperfeiçoar sua técnica para se tornar um ótimo soldador. Separamos os problemas por natureza e, dentro delas, você encontrará as principais causas e soluções.

Problemas da solda MIG MAG 

• Porosidade

Causa 1

O metal que você vai escolher para trabalhar precisa estar completamente limpo de ferrugem ou tinta antes de iniciar a soldagem.

A solda em superfícies sujas está altamente sujeita à contaminação, problemas de porosidade ou falta de fusão.

Solução 1

Com uma esmerilhadeira e um abrasivo leve, remova a ferrugem e a pintura da chapa que você irá soldar. Limpeza é crucial. Então, lembre-se de limpar a área onde será fixado o cabo negativo.

Causa 2

A solda MIG MAG é mais sujeita à incidência de porosidade, pois conta apenas com a proteção gasosa, ou seja, qualquer variação no fluxo do gás irá afetar a qualidade da solda.

Solução 2

Tenha certeza de que a pressão do gás regulada é adequada ao processo. A pressão varia de acordo com a amperagem, diâmetro do arame, modo de transferência e velocidade do vento, principalmente em locais externos.

Fique atento a sistemas de ventilação em ambientes internos, pois eles também podem ser a causa dos problemas.

Processos que geram escória como eletrodo revestido e arame tubular estão menos sujeitos a esses problemas da solda MIG MAG. Portanto, para soldas em locais externos, muitas vezes é recomendado que se use uma proteção contra o vento, que pode atrapalhar o processo MIG MAG. A teoria diz que soldar quando ventos acima de 8 km/h estão presentes não é recomendado.

• Aspecto do cordão

Causa 1

Um cordão de solda convexo indica que falta calor na poça de fusão.

Solução 1

Verifique se a tensão de solda é suficiente para a espessura da chapa e o arame utilizado. Outro aspecto característico de quando a tensão é insuficiente é a alta presença de respingos. O som da transferência metálica é uma das melhores maneiras para se verificar a regulagem correta.

Solução 2

Outra causa pode ser o sentido e o movimento da deposição de material feitos pelo soldador.

• Fusão perfeita

Causa 1

Uma solda que não fundiu e uniu corretamente o metal base pode estar escondida sob um cordão visualmente bonito, e isso é um dos problemas da solda mig mag. Nesses casos apenas testes de inspeção de solda vão traduzir a real qualidade do cordão.

Solução 1

Aqui, a única maneira de corrigir o problema é refazer a solda com parâmetros de tensão e corrente de solda corretos.

• Alimentação de arame instável

Causa 1

Roldana desgastada ou fora de tamanho.

Solução 1

Tenha certeza de que a roldana que está usando possui o canal por onde passa o arame da exata medida ou que esse canal não tenha sido afetado. Tenha cuidado ao determinar a pressão sobre o arame no canal do alimentador de arame.

Causa 2

Tocha fora de condições de uso.

Solução 2

Inspecione o corpo da tocha e o guia espiral para ter certeza de que não estejam oferecendo resistência demasiada para a alimentação do arame. A tocha é um acessório delicado e, por vezes, sofre maus tratos pelos operadores. Então, usá-la como martelo ou picadeira é uma prática que certamente vai trazer problemas.

Causa 3

Temporizador ou solda ponto.

Solução 3

Algumas máquinas possuem um controle de tempo para facilitar na realização de cordões uniformes ou soldas intermitentes. Esses temporizadores, quando ligados, irão fazer com que o arco apague sem que o gatilho seja solto. Essa é uma causa constante de confusões no dia a dia de soldadores desavisados, sendo um dos problemas da solda mig mag.

Causa 4

Bico de contato.

Solução 4

Obviamente, o bico de contato deve ser trocado periodicamente, e isso depende do volume de solda realizado. Tenha certeza de que o bico seja do tamanho adequado para o arame e de que esteja em bom estado para garantir qualidade à solda.

• Os erros cometidos no início 

Segurar a tocha longe demais do metal

Um dos problemas da solda mig mag é encontrar a posição correta da soldagem. Se aproximar muito o bocal da chapa, ela se aquecerá demais. Por isso, se afastar muito, não haverá a proteção do gás na poça de solda e muitos respingos irão se formar.

Então, treine bastante e encontrará a altura correta.

Mover a tocha muito rápido

O movimento ideal da tocha está relacionado com a potência x velocidade desejada do arame. Isto é, aprender a fazer um movimento regular com a tocha e entender a potência/velocidade do arame que melhor se aplica a esse movimento, é parte crucial do aprendizado.

SHARE
RELATED POSTS
Catalogo de Cursos FATEC – SP
Nosso EAD ficou pronto!
Jornada Técnica do Conhecimento em Inspeção (JTCI)

Deixe seu comentário

*