Notícias

1ª Welding Show reúne expoentes do mundo da solda

Nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, realizou-se a 1ª edição da Feira de Equipamentos e Acessórios para Solda e Corte – Welding Show realizada pela AbraSolda – Associação Brasileira de Solda e Corte, com organização e promoção da Rofer Eventos e Proma Feiras, com apoio do Instituto de Engenharia, do SICETEL e da ABIMETAL.

Segundo Emílio Veiga (foto), fundador e presidente da AbraSolda, atuante na área de solda e corte de metais há mais de 40 anos, “embora de pequeno porte, a 1ª edição da Welding Show cumpriu os objetivos propostos e já aponta para a próxima edição. O mundo da solda é gigantesco, está presente em quase tudo. Eu sou testemunha da evolução da solda no Brasil. E ela continua evoluindo”.

Veiga comenta o transtorno provocada pela pandemia C-19. “Esse e outros fatos negativos bagunçaram nossa atividade. Só no Estado de São Paulo, muitas empresas fecharam. Porém, felizmente, estão voltando”. E acrescenta: “o reaquecimento do mercado é que nos anima e nos faz pensar na 2ª edição Welding Show para o mês de agosto de 2025”.

Expositores e utilidade


Entre as empresas expositoras, estiveram Esab, Hexpro, Infosolda, Lincoln Eletric, Stud Welding – Imtec, SGL Laser, Shop das Soldas, Treal, Zanel e ZDI Tech. A soldagem é reconhecida como um dos mais importantes e populares processos de fabricação. Une peças metálicas para que se possa fabricar equipamentos, estruturas e sistemas complexos, de diferentes geometrias, de forma confiável. Está presente nos ramos petroquímico, alimentício, farmacêutico, óleo e gás, químico, papel e celulose, naval, etc.

Os consumíveis de soldagem possuem características e detalhes que necessitam ser entendidos e considerados ao longo de todo o processo construtivo destes equipamentos, os quais devem ser considerados nas diferentes fases de construção, ou seja: projetos, materiais, inspeção e fabricação. Envolve alta tecnologia e profundos conhecimentos.

Palestrantes

Durante os dois dias do evento, foram proferidas 10 palestras técnicas, sobre os mais relevantes temas do universo da solda.

Entre os palestrantes, no dia 24/04, Eliezer Begio, New Sales Account Manager da Tri Tool Technologies apresentou a preparação de tubos para soldagem: inovações tecnológicas e melhores práticas para aumentar a qualidade e eficiência do processo; Luiz Gimenes, Professor da FATEC-SP, do SLV-Rostock Germany e consultor da Infosolda trouxe o tema como tornar-se um engenheiro internacional de soldagem com certificado IIW; Marcus Gimenes, Gerente Técnico Comercial da SOUDAGE explicou a soldagem de manutenção com ênfase em desgaste; Antonio Souza, especialista em soldagem da Lincoln Electric falou sobre a nova revolução em busca de aumento do aumento de produtividade nos processos GMAW e FCAW; e Emilio Veiga Presidente da Abrasolda – Associação Brasileira de Solda e Corte, atuando no Brasil e América Latina destacou a segurança em solda e corte de metais.

No dia 25/04, as palestras foram conduzidas por Rogério Moraes, especialista em Soldagem da Johnson Controls e Inspetor de Soldagem (FBTS) que abordou A qualificação de processos e profissionais como fundamentos indispensáveis; Fábio J. Quirino, Engenheiro Mecânico, especialista em Sistemas de Exaustão Industrial, que tratou das Soluções para uma exaustão de filtragem para fumos de solda; Zorailde Morais, engenheira de soldagem há 19 anos na Lincoln Electric que apresentou Curvas dedicadas para o processo GMAW com foco em aumento de produtividade e repetibilidade; Emilio Veiga, Presidente da AbraSolda, que abordou Manutenção de Tochas de Solda para Sistemas Robotizados e Manuais; e Neilor Nóbrega, Diretor da Shop das Soldas, que tratou das Tendências do Mercado de Locação.

Em www.weldingshow.com.br encontrarão mais informações sobre a edição 2025.

SHARE
RELATED POSTS
Palestra: Tecnologia de automação e sensores com internet das coisas
Juntas, Posições e Simbologia.
Inscrições “Por Dentro do Crea-SP” 

Deixe seu comentário

*