Um internauta fez uma pergunta interessante essa semana
…”Bom dia professor Gimenes,
O sistema de oxicorte com glp é permitido nas empresas?; Qual o embasamento legal?; Na empresa usam oxi-acetileno, mas quando acaba, usam oxi-glp?; Há alguma proibição por decreto, etc. ?”…
Resposta do prof. Luiz Gimenes: “Bom dia. Pode-se usar GLP sim, existe a NBR 15186/05, se for no estado de são Paulo existe uma instrução técnica regulamentando o uso, feito pelo Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, baixe a instrução: http://www.bombeiros.com.br/pdf/instrucoes-tecnicas-38.pdf.”…
Dúvidas sobre solda? Mande um e-mail e teremos o maior prazer em ajudar
Assessoria técnica completa na área de soldagem para sua empresa. Atendemos todo o Brasil e Exterior
Será uma prazer apresentar nosso portfólio de produtos e soluções industriais
Tel.: (11) 3683-0364 / 3683-0754 (11) 96378-0157 / E-mail: infosolda@infosolda.com.br
3 Comentários
A IT 38/19 se refere a Segurança contra incêndio em cozinha profissional. De acordo com a instrução técnica nº 28/19, item 5.7.2: Não será permitida a utilização de GLP na forma de recipientes transportáveis para o uso de “oxicorte”, solda ou similar em áreas internas às edificações.
bom dia!
Não encontrei na IT do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que fala sobre o uso de oxicorte com glp (permissão). Poderia indicar qual a IT e item da IT que fala sobre esta permissão?
Bom dia, PAULO H. DE MARCHI
Nao a uma instrução de trabalho, segundo a NBR 15186/05 gera permições e restições gerando metodos de trabalho de acordo com a necessidade averigualdo a norma.
Equipe Infosolda agradece o contato.!!!