Dicas

Dica sobre validade de certificação de soldagem

Um internauta fez uma pergunta interessante esta semana sobre validade de certificação de soldagem

…”Boa tarde Professor, estou com dúvida a respeito da validade de certificação de soldagem, eu tenho que fazer os testes toda vez que for soldar?

Resposta do Prof. Luiz Gimenes:

Bom Dia,

Respondendo sua pergunta, na maioria das normas a qualificação do procedimento de soldagem tem validade indeterminada desde que não altere nenhum dos parâmetros estabelecidos na EPS. Já a qualificação de soldador ou operador tem validade de 6 meses, ou até um ano se descrito no sistema de qualidade da empresa, para isso o soldador tem que provar que estar fazendo boas soldas nesse período e para isso deve ser executado ensaios não destrutivos atestando a boa qualidade da solda.

A INFOSOLDA tem um corpo técnico que poderá lhe proporcionar toda a documentação necessária para comprovar a qualidade da sua solda e também de seus soldadores, esse processo pode ser feito diretamente na sua oficina, ou também poderá ser feito um treinamento prévio das atividades a serem desenvolvidas posteriormente”.

Dúvidas sobre solda? Mande um e-mail e teremos o maior prazer em ajudar

treinasolda@infosolda.com.br 

 

SHARE
RELATED POSTS
Palestra do Prof. Luiz Gimenes sobre Certificação e Qualificação em Soldagem dia 10/12 no Congresso online Mentor Industrial
Dica Harris – assista o vídeo sobre como fazer uma brasagem de alumínio com cobre
Infosolda treinou e qualificou Soldadores da Pré-Moldados Zortéa em Várzea Grande – MT
2 Comentários
  • JOILSON
    dezembro 4, 2018 at 1:53 pm

    A RQPS TEM VALIDADE?

    • Infosolda
      dezembro 4, 2018 at 6:54 pm

      A RQPS Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem, é uma especie de certificado e portanto tem validade eterna

Deixe seu comentário

*