Um internauta fez uma pergunta interessante esta semana sobre calibração de Equipamento de Soldagem GMAW
…”Estou enviando este e-mail para que possa se possível tirar umas dúvidas à respeito de Calibração de equipamento de soldagem.
Nossa empresa alugou uns equipamentos e providenciamos uma aferição, a qual apontou desvios de até (+31 A) e (-31 A). Então com base nesses desvios, não sabemos se o equipamento deve ser calibrado, pois não temos nenhuma referência de faixa de variação aceitável.
Uma das primeiras coisas a serem consideradas é que foi utilizado um banco de carga e alicate amperímetro para realizar a aferição.
Poderia me ajudar indicando se há alguma referência para variação da Amperagem que possa indicar a necessidade de uma calibração?
Resposta do Prof. Edson Urtado: …”Prezado Ricardo, Bom Dia!
A variação nos parâmetros de corrente/tensão é aceitável entre +/-2,5% à +/-10% (conforme a faixa de corrente de soldagem que está utilizando ou de acordo com os procedimentos/normas de sua empresa.
A variação que você indicou (31 A) foi calculada através da estatística ou foi a diferença entre o display da fonte e o alicate amperímetro? Quantas medições foram realizadas para esse apontamento?
•É indicado o procedimento de calibração através do banco de carga sempre que possível (corrente de soldagem estável).
•Realizar no mínimo 3 medições e em diferentes faixas de corrente.
•Apresentar os resultados conforme cálculos estatísticos.
Dúvidas sobre solda? Mande um e-mail e teremos o maior prazer em ajudar
treinasolda@infosolda.com.br