
Tipos de solda a ponto
Solda ponto direta “processo dois lados”
O normal do processo de solda a ponto é realizado através de eletrodos em lados opostos da peça.
Neste caso a corrente pode fluir diretamente através da lentilha a ser formada, em um processo otimizado quase não há efeito manobra “fuga de corrente”. A maioria das máquinas padrão é construída para esta operação.


Soldagem indireta (um processo unilateral)
Em muitos casos não é possível posicionar os eletrodos em lados opostos das peças trabalhadas. Exemplos são montagens muito grandes, tais como partes de um corpo automotivo. Aqui uma técnica especial pode ser utilizada, que é chamada de soldagem indireta.
A corrente não passa diretamente com toda sua energia através da solda, uma parte da corrente é sempre perdida com a fuga da corrente. Portanto, a qualidade deste tipo de solda não pode ser considerada tão boa quanto o tipo de solda direta.

Soldagem unilateral de pontos únicos
Problemas comuns
Efeitos da manobra
Um dos principais problemas encontrados na solda por resistência é o “efeito da manobra” fuga de corrente. Isto significa que uma parte da corrente não atravessa a lentilha. Em alguns casos a perda pode ser insignificante, mas em muitos casos, reduz a resistência de solda.
- Causas do “efeito manobra” fuga de corrente são:
- Distância entre os pontos de solda é muito pequena
- Fechamento de contato entre os materiais a serem soldados próximos a solda
- Operações de solda a ponto indireta (face única), posição incorreta com a face da chapa
- Contato do material a ser soldado com dispositivos de posicionamento eletricamente condutores.

Perdas Indutivas
Devido a fatores de área de janelas secundárias (profundidade e altura) a freqüência de corrente secundária e a massa magnetizável da peça a ser soldada aumenta a impedância do circuito de soldagem. Portanto a corrente secundária será reduzida.

Desgastes dos eletrodos
A alta potência no eletrodo, a corrente, o calor, o aumento dos números de pontos feitos, causam deformação na área de contato do eletrodo. Se uma corrente constante é passada através dos eletrodos, a densidade da corrente será reduzida e a qualidade dos pontos de solda irá se deteriorar.

Eletrodos
Eletrodos para soldagem por resistência não são usados como eletrodos consumíveis como ocorre na soldagem a arco manual.
O emprego de eletrodos de solda por resistência é para condução da força do eletrodo e corrente de soldagem para o material a ser soldado. Após a soldagem eles têm que garantir a dissipação de calor da peça para esfriar a lentilha fundida.
Desenho do eletrodo
O desenho do eletrodo pode ser o seguinte:
- Eletrodo maciço;
- Eletrodo suporte + eletrodo ponta;
- Ponta macho;
- Ponta fêmea;
- Ponta Roscada (para maior força do eletrodo);

Na maioria das plantas alemãs são usados conjuntos de eletrodos suportes e pontas fêmeas. Mudando apenas as pontas, e não o eletrodo completo reduzindo os custos.



Materiais de eletrodos
Eletrodos geralmente são feitos de ligas de cobre. Na escolha do material adequado diferentes requisitos devem ser cumpridos. A seleção do material apropriado é sempre um compromisso entre a dureza e a condutividade.


Soldagem por costura
Geral
Se muitos pontos de solda são soldados seqüencialmente ou se uma solda de costura deve ser feita, o processo de soldagem por costura pode ser usado. Em vez de eletrodos em formato de pinos, roldanas especiais são usadas para aplicar a força e corrente para a peça de trabalho.

Tipos de máquina de soldagem

Tipos de Costura
Dependendo das exigências, é possível soldar um número de pontos (ou costuras curtas) ou costuras contínuas, a fim de ter uma solda com estanqueidade a líquidos, ou até mesmo à gás.
Ambos os tipos podem ser obtidos modificando o programa de corrente utilizado na soldagem.

A distância entre as costuras a serem soldadas pode ser ajustada modificando a corrente e tempo frio e adicionalmente modificando a velocidade da soldagem.
Tipos de juntas soldadas

Soldagem por costura – Tipos de juntas
Esse texto foi traduzido por alunos da fatec-sp
torne-se um engenheiro ou um especialista internacional de soldagem IIW IWE IWS
Entre em contato por: +55 (11) 91713-0190 / 96378-0157 / treinasolda@infosolda.com.br / Infosolda@infosolda.com.br




