Os trilhos ferroviários é um dos componentes mais importantes da estrutura final de uma ferrovia.
É através dos trilhos que serão transportadas várias cargas em vagões de trens diariamente. Por isso, a estrutura precisa de uma atenção especial, pois o seu desgaste pode ter como consequência acidentes graves, bem como o fechamento da ferrovia. Sendo assim, vários procedimentos podem ser empregados para garantir uma boa vida útil e funcionalidade dos trilhos, dentre as quais está o processo de soldagem.
Vale destacar que a soldagem é um dos processos importantes tanto na manutenção como na construção de linhas ferroviárias. A soldagem é necessária uma vez que existe um processo natural de desgaste dos trilhos ferroviários, tanto em razão das enormes cargas e esforços aos quais essa estrutura é submetida, bem como resultado da ação do tempo e perda de qualidade do material que forma os trilhos. Sempre que esses tipos de problemas ocorrem, é necessário fazer a soldagem das linhas férreas para garantir com que a estrutura final continue atendendo os padrões técnicos exigidos para as aplicações.
Tipos de processos de soldagem mais utilizadas nas ferrovias.
Soldagem aluminotérmica – O processo aluminotérmica consiste fundamentalmente no fato de que uma mistura adequadamente preparada de alumínio e óxido de ferro pesado, após inflamação inicial reage de maneira exotérmica à temperatura relativamente alta. Uma das vantagens dessa soldagem é justamente que ela não tem nenhuma relação com outros processos. Isso é possível devido à soldagem aluminotérmica ter como base apenas uma reação química entre materiais que podem ou não ser ferrosos e o alumínio.
Soldagem elétrica (Flash-Butt Welding) – A soldagem elétrica na linha é feita utilizando um equipamento que consiste de um cabeçote de soldagem elétrica, conhecido como “Flash Butt Welder”, que pode ser montado sobre um caminhão rodoferroviário ou na lança de uma escavadeira. Este cabeçote é concebido para soldagem de barras de vários tamanhos formando trilhos longos soldados (TLS) “on-track” ou “off-track”.
O seu princípio de funcionamento está diretamente ligado à passagem de corrente elétrica nos trilhos. Faz-se uma junção de metais, sendo que o calor necessário para forjar os metais será gerado através da resistência imposta pelos trilhos quando uma corrente atravessa essa estrutura, fenômeno físico conhecido como Efeito Joule.
Para uma boa soldagem é importante que sejam respeitadas determinadas condições dos trilhos, das juntas, dos materiais e atmosféricas e procedimentos de soldagem.
Vitor Hugo Ap Silva
Inspetor De Soldagem N1
Especialista Em Soldagem
2 Comentários
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ER
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Obrigado a atenção…..
Estou a disposição da empresa….#
Bom dia, ARISTACIO VIEIRA E SIlVA
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