Artigos Notícias

Por que você deve pensar na Indústria 3.0 antes da 4.0?

Nos debates sobre opções para modernizar o setor fabril, a palavra mais usada do momento é Indústria 4.0. O termo é utilizado para fazer referência à Quarta Revolução Industrial. Antes de mais nada, porém, é indicado conhecer a origem dessa palavra para utilizar corretamente o termo. A automatização dos processos fabris, por exemplo, é uma característica que já existia antes, na Indústria 3.0 utilizada para indicara a terceira revolução indústrial.  Confira um breve resumo da evolução das indústrias:

Indústria 1.0 (Primeira Revolução Industrial) – Características: Ficou marcada pelo uso da energia a vapor e pela mecanização da produção. A utilização de máquinas nas indústrias gerou uma produtividade mais dinâmica e simbolizou mais oportunidades de trabalho.

Indústria 2.0 (Segunda Revolução Industrial) – Características: Ficou marcada pela descoberta da eletricidade e pela produção de linha de montagem. A época é lembrada ainda pelas inovações capazes de diminuir o tempo de fabricação dos produtos.

Indústria 3.0 (Terceira Revolução Industrial) – Características: Ficou marcada pela automatização dos processos de produção. A etapa de produção desse período está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e de informação sendo assim a terceira revolução industrial teve um peso mais acentuado pra era em que vivemos.

Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) – Características: Está sendo marcada pela comunicação de máquinas com outras máquinas, além da internet. O conceito tem transformado vários processos dos ramos produtivos e aumentado a eficiência das operações

Como posso evoluir minha empresa para a Indústria 4.0?

Para poder evoluir uma empresa para a Indústria 4.0, basicamente ela precisa ter todos os seus equipamentos conectados com a internet e também conversando entre eles. Logo, uma empresa que trabalha no modo manual, que é a Indústria 2.0, precisa de um investimento muito alto para dar esse salto para a Indústria 4.0. Além disso, possivelmente essa empresa ainda não tem a cultura da tecnologia, que também é um fator bem importante para a migração. Sair da Indústria 2.0 para a 4.0 em um único passo, portanto, é praticamente inviável.

O recomendado é fazer esse processo em doses homeopáticas, ou seja, quem está no modo manual deve começar a trabalhar com os robôs. Esses equipamentos já vão permitir que a empresa se modernize. Os robôs são características da Terceira Revolução Industrial (Indústria 3.0). Essa modernização inicial já vai gerar resultados que podem justificar um passo maior, rumo à Indústria 4.0. Assim, quando a empresa tiver totalmente robotizada, é possível interconectar as máquinas, abrangendo a Terceira e Quarta Revolução Industrial juntas. Nesse caminho, a empresa também irá criar a cultura entre as pessoas para se acostumar com a tecnologia e ter o domínio dela.

Fábio Tiburi | Diretor de Robótica

Confira o artigo na integra: Por que você deve pensar na Indústria 3.0 antes da 4.0? | Sumig

SHARE
RELATED POSTS
MinutoMesser – Misturadores de gases
Soldagem fora de posição no setor agrícola
Treinamento de Maçarico

Deixe seu comentário

*