Notícias

Por que o setor de autopeças é um dos que mais se beneficia com as possibilidades de automação?

Nos últimos anos, a discussão sobre automação industrial cresceu bastante dentro do setor de autopeças. É fácil entender o porquê, uma vez que as montadoras de autopeças estão estudando as melhores práticas de implementar os conceitos da indústria 4.0 no dia a dia das suas operações.

No entanto, ainda que o desafio seja grande, ele vale a pena. Afinal, o setor de autopeças é um dos que mais se beneficia com as possibilidades de automação. Entre as vantagens, podemos citar a redução de custos e maior qualidade das peças.

Para que serve automação industrial?
 

O conceito de automação industrial veio junto com o de Indústria 3.0. Este movimento começou com a 3ª Revolução Industrial, no início da década de 80. A indústria automotiva foi a primeira a usar a automação industrial e robótica nas suas fábricas, e são os maiores consumidores de robôs desde então. 

Por isso, foram os grandes precursores da Indústria 4.0, estimulando que outras indústrias também vejam os benefícios da robotização no seu dia a dia. A indústria automotiva é um dos maiores exemplos de automação industrial, pois se beneficiam há mais de 3 décadas e em larga escala. 

Hoje em dia, são pouquíssimas fabricantes que não usam robôs e mesmo essas estão mudando de ideia, pois alguns fornecedores já exigem o envio de dados de fabricação para garantir que as peças foram feitas de maneira correta. Afinal, um dos maiores problemas da indústria automotiva é o custo de um recall — ou seja, solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança.

Por que o setor de autopeças é um dos que mais se beneficia com as possibilidades de automação?
 

Depois desta visão sobre o que é e para que serve automação industrial, é importante entender por que o setor de autopeças é um dos que mais se beneficia com este movimento. 

É importante relembrar que essa indústria já possui um certo grau de automação em suas células ou processos. Com a tendência mundial da manufatura avançada, esse aspecto só vai aumentar — principalmente o uso de robôs em atividades que se beneficiam de mais velocidade e precisão em seus processos. 

Ainda mais porque este é um setor bastante familiarizado com o uso de robôs, em função do seu volume produtivo. Como a utilização da soldagem robotizada é mandatória (salvo em peças de volume baixo, como opcionais que vão nos carros), é a indústria que mais utiliza robôs em nível mundial. 

Os principais objetivos são a redução de custo e a garantia de qualidade, mas não é só isso: 

Uso de robôs para tarefas repetitivas
 

Quando pensamos para que serve automação industrial, a principal vantagem é o uso de robôs industriais para, por exemplo, manipulação de peças ou aplicação de do adesivo líquido nos parabrisas e vidros. Essa última atividade, por exemplo, necessitaria de pelo menos dois profissionais, e a célula robotizada consegue fazer isso de maneira muito mais precisa e fácil.

Com o avanço da Indústria 4.0, muitos acreditaram que isso significaria o fim de milhares de empregos. No entanto, o contrário aconteceu: depois que os robôs assumiram as posições de trabalho consideradas repetitivas e perigosas, a demanda por profissionais qualificados cresceu. 
 

Menor índice de erros

Por mais qualificada e treinada que seja a sua equipe, erros vão acontecer. Isso é inevitável quando tratamos de força de trabalho humana. Com a adoção de uma célula robótica na linha de produção, o gestor logo vai notar a diminuição no índice de erros. 
 

Maior segurança
 

Ter menos pessoas na linha de frente lidando com máquinas significa, entre outras coisas, menos riscos de acidentes. As máquinas automatizadas possuem operação segura, diminuindo a quantidade de tarefas perigosas que devem ser feitas. No entanto, é necessário reforçar o cumprimento de normas de segurança por parte da empresa para garantir que todos os colaboradores estejam seguros. 
 

Redução dos custos
 

Ao aumentar o número de processos automáticos no seu dia a dia, o setor de autopeças registra uma redução de gastos significativa. O uso de equipamentos fez com que o tempo para desenvolver um automóvel caísse consideravelmente, sendo possível produzir uma quantidade bem maior em menos tempo.

Confira o artigo na integra: Por que o setor de autopeças é um dos que mais se beneficia com as possibilidades de automação? | Sumig

SHARE
RELATED POSTS
Metalurgia da soldagem: Conceitos
Jornada Técnica do Conhecimento em Inspeção (JTCI)
Análise dinâmica não linear de edifícios altos
considerando a ação não determinística do vento

Deixe seu comentário

*