Modo de operação – conceito geral O processo de soldagem TIG (gás inerte tungstênio) é uma soldagem realizada com um eletrodo de tungstênio não consumível. O metal de adição é fornecido manualmente de um modo semelhante à soldagem oxiacetilênica. A função do revestimento do eletrodo no processo Eletrodo Revestido ou a chama conjunta no processo Oxiacetilênico é proteger totalmente a possa de fusão do ar atmosférico. Esta tarefa é realizada no TIG pelos gases inertes, argônio, hélio ou misturas de argônio/hélio. No caso da soldagem ao ar livre ou em ambientes fechados o local de soldagem deve ser protegido do vento para que os gases de proteção não sejam arrastados. A taxa de fluxo de gás inerte fornecida depende do tamanho do bocal e da maneira de soldar. Ela está entre 5 e 10 I/min., e não deve ser elevado sem nenhuma precaução, para manter a realização da proteção.
Tratamento de eletrodos, dimensões e densidade atual máxima
Uma vareta de tungstênio de 175 mm de comprimento é utilizada como eletrodo. Em geral, é distinguido entre o eletrodo de tungstênio puro e o eletrodo de tungstênio tóriado. Os eletrodos de tungstênio tóriado podem conter até 2 % de óxido tório, e assim ter uma vida mais longa e serem submetidas a altas correntes. Os eletrodos devem ser guardados limpos. Os eletrodos sujos, gordurosos ou oleosos afetam na qualidade da junta soldada. Durante a soldagem o eletrodo não deve tocar a peça, a possa de fusão e nem o metal de adição. Se isto acontecer o eletrodo de tungstênio aquece violentamente e será danificado ou soldado na ponta com a peça, às vezes será soldado com a parte de dentro do bocal. No gás inerte os redemoinhos desenvolvem-se, puxando o ar – oxigênio – para dentro da possa de fusão. O soldador deve parar de soldar e limpar o eletrodo, preferivelmente em uma roda de esmeril. Em certas circunstâncias o eletrodo deve ser retirado e afiado novamente. Durante a soldagem, a posição deve ser cuidadosamente assegurada, para que os respingos não acumulem na ponta do eletrodo e em parte ligados a ele, como o bocal.
Tabela 1 demonstrações de diâmetros de eletrodo mais comuns e as suas intensidades de corrente máximas para correntes Contínuas e correntes Alternadas. Os dados devem ser entendidos como valores aproximados.
Valores de orientação do TIG manual, que solda em função da espessura ou soldam a preparação.
Para a soldagem TIG manual no alumínio, o argônio é utilizado com corrente alternada e a alta frequência é superior a soldagem com hélio em corrente direta. O argônio fornece a melhor abertura de arco, melhor ação de limpeza, e solda com qualidade superior em relação ao gás hélio.
Uma soldagem com velocidade maior pode ser obtida utilizando o gás hélio com DCSP (eletrodo negativo), porém uma maior habilidade é necessitada para produzir uma solda satisfatória. Quando esta combinação é usada, a porosidade frequentemente desenvolve-se na raiz da junta devido a ações de limpeza insuficientes e o pobre controle da penetração, a menos que um cobre junta, (uma tira de cobre entalhado) seja utilizado. Na soldagem mecanizada, o comprimento do arco é uma constante essencial e a variação no Heat Input não é tão significante como na soldagem manual. Para um tipo de aplicação de alta velocidade, como soldagem de tubo, o hélio com DCSP (eletrodo negativo) pode ser utilizado. Contudo, a qualidade da solda pode ser mais pobre do que a soldagem com o argônio, por causa da ausência de ações de limpeza.
O preço por utilizar o hélio é um pouco maior, se a taxa de fluxo de gás for necessariamente maior do que a de argônio para proteção adequada. As misturas de hélio e argônio podem ser usadas se o equilíbrio entre a velocidade e a qualidade for satisfatório.
Perfis esquemáticos durante a soldagem TIG de gases protetores diferentes, 150 A
atuais, comprimento de arco 4 mm, 15 cm/minutos
Gases protetores preferidos para Soldagem TIG
O argônio é usado mais extensivamente do que o hélio por causa das seguintes vantagens:
· Abafado, silenciosa ação de arco.
· Baixa voltagem de arco em qualquer valor de corrente e comprimento de arco.
· Melhor Ação de limpeza durante a soldagem de tais materiais como alumínio e magnésio com AC.
· Baixo custo e alta disponibilidade.
· Baixas taxas de fluxo de gás para boa cobertura proteção.
· Início/ignição de arco mais fácil de ser aberto, característica de baixa voltagem do arco com o argônio é especialmente útil na soldagem manual de materiais finos porque a tendência da fusão excessiva é mais baixa.
Guias de seleção de corrente de soldagem
C-Mn e aço misturado
Alumínio
AC, soldagem, posição Vertical, cabeçote de solda.
Cobre
DC, eletrodo negativo, posição Vertical, cabeçote de solda.
Nota:
Para soldar em posições horizontais e verticais, a corrente é aproximadamente 10 a 20 % menor.
Esse texto foi traduzido por alunos da fatec-sp
torne-se um engenheiro ou um especialista internacional de soldagem IIW IWE IWS
Entre em contato por: +55 (11) 91713-0190 / 96378-0157 / treinasolda@infosolda.com.br / Infosolda@infosolda.com.br