Esse é um assunto bem comum no mundo da solda. Afinal, os soldadores são as principais vítimas desse pequeno acidente. Antes de entrarmos no tema, é importante ressaltar que, a partir do momento que se identificar qualquer incômodo ou desconforto nos olhos, você deve procurar um posto médico ou oftalmo o mais rápido possível. Não brinque com sua visão, existem tratamentos e medicamentos próprios para este caso que só devem ser prescritos por especialistas. Não se automedique em casa!
Vista Queimada: como acontece? Por que acontece?
A queimadura nos olhos, por conta da solda elétrica, acontece no momento em que a pessoa se mantém olhando diretamente para o arco elétrico. Muita gente acredita que só o soldador pode ter a vista queimada por estar mais próximo da luz. Porém, para ter a vista queimada, não é necessário estar muito perto do arco. Qualquer pessoa que esteja próximo ao soldador, passar e olhar fixamente para o arco elétrico, corre o risco de queimadura.
A grande causadora desse problema é a luz ultravioleta presente no arco elétrico. É ela quem queima a córnea, causando a alteração que chamamos de CERATITE. Isso acontece porque os raios uvb possuem comprimento de onda de 300 nanômetros, responsáveis por causar essa alteração. A Ceratite é uma espécie de micro buraquinhos na córnea, e, como a córnea é rica em ramificações nervosas, ela também é ultra sensível por conta disso.
Nos casos de queimadura (fotoceratite ou fotoceratoconjuntivite), os sintomas só começarão a aparecer após 8 a 12 horas do ocorrido, ou seja, é muito comum a pessoa passar o dia inteiro exposto, sem incômodos, e depois de dormir, acorda na madrugada com uma dor imensa nos olhos. Sem conseguir abri-los por conta da dor insuportável.
SINTOMAS
– Dor intensa nos olhos
O maior sintoma da vista queimada é com certeza a dor. É comum sentir uma dor forte ao redor dos olhos, mesmo que a pessoa esteja com eles fechados ou em local escuro.
– Sensibilidade à luz
Os olhos doem mesmo a menor luminosidade possível, causando muito desconforto e aumentando a dor nos olhos.
– Vermelhidão
A queimadura nos olhos com solda elétrica causa uma vermelhidão nos olhos.
– Lacrimejamento
Por conta da irritação e inflamação nos olhos, é comum que eles fiquem lacrimejando por um tempo.
QUEIMEI OS OLHOS COM SOLDA, E AGORA?
A primeira recomendação após perceber os sintomas de queimadura, é ir imediatamente a um pronto atendimento 24 horas ou um oftalmo.
O diagnóstico de ceratite é facilmente feito pelos especialistas, e as formas de tratamentos podem variar de acordo com a gravidade da queimadura. É muito comum a pessoa utilizar um “tapa-olho” para bloquear a visão propositalmente, a fim de amenizar o incômodo e as dores. Esse bloqueio também é feito para auxiliar na recuperação da córnea, visto que o epitélio corneano se regenera em 24 a 72 horas, geralmente. Durante o tratamento, é possível que seja necessária a utilização de outras medidas de suporte como o uso de pomada oftálmica com antibiótico, colírio lubrificante e analgesia oral.
RECOMENDAÇÕES
– O uso do EPI para soldar é indispensável. A máscara é fundamental para a segurança dos seus olhos.
– Quando notar os sintomas, evite ao máximo colocar as mãos ou panos nos olhos, mesmo que a intenção seja amenizar as dores. O pano ou a nossa própria mão, podem estar sujos e contaminados por diferentes bactérias. Estas que podem acabar piorando o estado da lesão ou até mesmo, infectando a área com alguma outra coisa. Por isso, utilize lenço de papel descartável e opte por não ficar reutilizando o mesmo papel.
– Procure atendimento médico assim que os sintomas começarem, não “espere melhorar” em casa.
– Não é indicado o uso de curativos oclusivos por conta própria, pois podem retardar a regeneração do epitélio corneano. Consulte um médico.
– Anestésicos tópicos podem ser utilizados apenas no consultório médico para viabilizar o exame e nunca devem ser prescritos para que o paciente os utilize em casa, pois há risco de piorar a lesão e perfurar o olho.
ESPECIALISTA RESPONDE: MITO OU VERDADE?
– Utilizar babosa para lubrificar os olhos, ajuda a curar a queimadura?
Mito. Não há comprovações científicas acerca da segurança e do benefício de tal procedimento. A babosa contém substâncias tóxicas em suas camadas mais superficiais, podendo inclusive piorar a queimadura e a irritação ocular.
– Utilizar água gelada com açúcar para lubrificar os olhos, ajuda a curar a queimadura?
Mito. A mistura de água com açúcar favorece a multiplicação de micro-organismos nocivos, como o protozoário Acanthamoeba, que também é encontrado na água da torneira e pode provocar inflamações graves, como a ceratite, que ataca a córnea e quando agravada, reduz a visão. Para manter a umidificação dos olhos, o melhor é pingar um lubrificante prescrito pelo médico, possuindo a composição mais próxima possível da nossa lágrima e portanto, mais adequado para a lubrificação e proteção da superfície ocular.
– Utilizar o colírio Still (ou similar) cura a vista queimada?
Mito. Trata-se de um colírio de ação anti-inflamatória, não sendo utilizado de rotina nas queimaduras com solda. Como toda medicação, deve ser utilizada apenas sob orientação e prescrição médica, já que seu uso de forma errônea e abusiva, pode até piorar as lesões da córnea, levando a um afinamento de tal estrutura ocular.
– Não existe remédio para curar a vista queimada. A vista só melhora depois de 24hrs da exposição.
Mito. Os colírios e pomadas ajudam a acelerar o processo de cicatrização da superfície ocular, além de prevenirem infecções oportunistas secundárias.
– Utilizar leite materno para lubrificar os olhos ajuda a aliviar a dor.
Mito. Apesar de o leite ser rico em anticorpos, enzimas e outras proteínas que atuam na imunidade, não se deve utilizar para este fim. Para isso existem os colírios lubrificantes.
– Bater um ovo, escorrer o “óleo amarelo” e colocar nos olhos, ajuda a aliviar a dor.
Mito. A melhora da dor neste caso reside na capacidade do “óleo amarelo do ovo” em lubrificar a superfície ocular, diminuindo o atrito com estruturas anexas, como a pálpebra. Entretanto, junto do ovo pode conter microorganismos e bactérias, levando a uma grave infecção ocular.
– Cortar batata em rodelas, colocar no congelador e colocar por cima dos olhos fechados ajuda a aliviar a dor.
Parcialmente verdade. Entretanto, o alívio da dor vem da temperatura fria no local e não do tubérculo em si. O mesmo seria possível aplicando uma compressa fria no local.
– Fazer compressas de água boricada gelada e passar pomada/gel antibióticos nos olhos ajuda a curar.
A água boricada não deve ser usada nos olhos, pois contém ácido bórico em sua composição, o que pode causar alergias, olho seco, lesões palpebrais e ser um agravante da inflamação. Portanto, deve-se utilizar compressas geladas sim, porém realizada com água filtrada ou mineral mesmo. Pomada, tal como a regencel, pode ser utilizada sim, pois ajuda promover e proteger a epitelização (renovação da córnea) e regeneração dos tecidos oculares lesados, além de conter antibiótico para evitar infecção secundária / oportunista.
– Fazer compressas com água morna alivia a dor.
Falso. As compressas para alívio da dor são realizadas em temperatura fria, não morna
– Utilizar pepinos para compressa ajuda?
Verdadeiro. Com 96% de sua composição sendo água, o pepino, quando colocado gelado nos olhos, ajuda na hidratação da pele e promove a vasoconstrição (diminuição dos vasos sanguíneos) no local — que é altamente vascularizado —, tendo como consequência a redução de edemas (inchaços) e o clareamento momentâneo da região, além do alívio da irritação e dor local quando utilizado na temperatura gelada, função semelhante ao das compressas geladas.
– Utilizar leite frio nos olhos, ajuda a amenizar a dor.
Falso. O alívio da dor vem da temperatura fria no local, e não do leite em si. O mesmo seria possível aplicando uma compressa fria no local.
DOUTOR RESPONDE: dúvidas sobre vista queimada.
– Dr. a fumaça da solda também queima?
Verdadeiro. A queimadura ocular no processo de soldagem é provocada, além de radiação luminosa, também pela química.
– Dr. a máscara de solda REALMENTE filtra os raios de radiação produzidos pela solda?
Verdadeiro. Para evitar a lesão nos olhos, o soldador deve utilizar a máscara de solda. Além dos olhos, esse equipamento protege o rosto, pescoço e a orelha do soldador. É importante mencionar que é obrigatório o uso dos Equipamentos de Proteção Individual durante todo o processo de soldagem.
– Dr. Fiz cirurgia refrativa lasik, a partir de quanto tempo posso voltar a soldar?
Recomenda-se o afastamento das atividades ligadas à solda nos primeiros 30 dias após a cirurgia.
– Dr. Qual o perigo de utilizar colírio anestésico sem prescrição médica?
O colírio anestésico apesar de melhorar os sintomas de dor e irritação em um primeiro momento, se utilizados repetitivamente ele é tóxico, podendo provocar olho seco, diminuição do lacrimejamento e do reflexo de piscar, instabilidade do filme lacrimal, levando a alterações da superfície ocular, incluindo erosão e opacidade corneana, ceratite (inflamação da córnea),visão turva, fotofobia (sensibilidade à luz), dor e irritação ocular, inchaço nos olhos, desconforto e hiperemia (vermelhidão) ocular.
– Dr. tenho glaucoma, posso trabalhar com solda ou tenho que me afastar?
Pacientes portadores de glaucoma não têm contra-indicação ao uso da solda.
– Dr. depois que a pessoa se recupera da queimadura, a visão volta completamente ou fica um pouco danificada?
A visão recupera-se completamente após a resolução do dano ocular, sem deixar qualquer sequela ou prejuízo para a visão, desde que não haja o uso de solda sem proteção (EPI / máscara de proteção) de uma maneira repetitiva e rotineira, e desde que não haja infecções corneanas secundárias. Nos casos de exposição contínua desprotegida pode ser desencadeado fotorretinite (lesões da retina), fotocetaconjuntivite (lesões em córnea e conjuntiva), cataratas e pterígio.
– Dr. tenho ceratocone e uso lentes rígidas, posso trabalhar com solda?
Pacientes portadores de ceratocone e em uso de lentes rígidas podem trabalhar normalmente com solda. Apenas importante ressaltar a importância do uso de máscara de proteção, principalmente nesses casos.
– Dr. quem queima a vista corre o risco de perder 100% da visão?
Não. A visão recupera-se completamente após a resolução do dano ocular, desde que não haja o uso de solda sem proteção (EPI / máscara de proteção) de uma maneira repetitiva e rotineira, e desde que não haja infecções corneanas secundárias. Nos casos de exposição contínua desprotegida pode ser desencadeado fotorretinite (lesões da retina), fotocetaconjuntivite (lesões em córnea e conjuntiva), cataratas e pterígio. Porém, mesmo nesses casos não ocorre a perda total da visão.
– Dr. quando é necessário uma cirurgia por conta de queimadura?
É extremamente raro e improvável necessitar de cirurgia nos casos de queimadura ocular por solda, sendo suficiente na maioria absoluta dos casos o uso de colírios / pomadas com antibióticos, antiinflamatórios, cicatrizantes e lubrificantes. Em algumas raras situações pode ser necessário também lentes de contato terapêuticas para alívio dos sintomas. Cirurgia pode ser necessária em casos muito graves, que evoluem com insuficiência límbica, quando é acometida a região limbar do olho em uma extensão muito grande. O limbo consiste na transição entre a córnea e conjuntiva, local responsável pela renovação das células epiteliais (camada mais superficial) da córnea. Pode ser necessário cirurgia ainda em casos de infecções bacterianas secundárias graves e resistentes ao tratamento com antibiótico.
Referência:
Todas as dúvidas foram respondidas pelo médico oftalmologista Vinicius Lemma (CRM )
Veja o artigo na integra: MITOS E VERDADES SOBRE A VISTA QUEIMADA COM SOLDA – Boxer (boxersoldas.com.br)