Notícias

Discos abrasivos: Como escolher o disco certo para sua aplicação

Qualquer que seja o processo industrial que você está executando, muito provavelmente você usa diariamente alguns discos abrasivos. Eles são amplamente utilizados em todos os tipos de indústria.

Agora, com certeza existe uma ampla variedade de discos abrasivos, bem como fabricantes ou marcas, que podem dificultar a escolha do correto para a aplicação específica de que você precisa.

Para qualquer fabricante, usar discos abrasivos de boa qualidade é muito importante. A superfície do metal deve ter uma boa aparência antes de ser aplicado qualquer tipo de revestimento.

O que são considerados materiais abrasivos?

Um abrasivo é um material usado para dar acabamento (o ato de polir, remover material ou tornar uma superfície lisa) ou dar forma a uma peça de trabalho por meio de fricção. Os materiais usados ​​em abrasivos para criar atrito são geralmente minerais.

Quanto mais duro for o abrasivo, mais profundo e rápido ele vai cortar ou alisar a superfície.

Os abrasivos são usados ​​para muitas aplicações industriais, de consumo e tecnológicas. Os abrasivos podem ser usados ​​para cortar, polir, lapidar, afiar, e lixar, entre muitas outras coisas. A ampla gama de usos deu origem a muitos tipos diferentes de produtos abrasivos.

O que é um disco abrasivo?

Como o nome sugere, os discos abrasivos são materiais abrasivos que vêm na forma de um disco. É fabricado desta forma para ser usado em uma ferramenta fixa ou portátil para lixar, desbastar, preparar ou cortar alguma superfície, por meio de fricção.

Basicamente, um disco abrasivo é composto pelo material abrasivo (natural ou sintético), um agente aglutinante (que mantém o material grudado) e uma base ou material de suporte. Existe uma grande variedade de discos abrasivos. As principais diferenças são de que são feitos os grãos (abrasivos), composição, uso principal, etc.

O que é um disco abrasivo?
O que é um disco abrasivo?

Esses grãos são obtidos por aquecimento ou tratamento químico do mineral base. Depois disso, eles são triturados e peneirados. Isso permite que eles sejam separados pelo tamanho do grão, o que é importante porque o produto acabado vai depender exatamente disso. Quanto menor for o grão, mais liso será o acabamento. O próximo passo é aderir os grãos ao material de suporte.

Principais tipos de discos abrasivos e seus usos

Conforme mencionado acima, existe uma grande variedade de discos abrasivos. Basicamente, os mais utilizados na indústria são categorizados da seguinte forma:

  • Discos de corte
  • Discos planos
  • Cintas abrasivas
  • Discos de desbaste
  • Discos de lixa

Então, vamos estudar isso mais de perto, para definir cada tipo e explicar seu uso principal.

Discos de corte

São discos abrasivos cuja função principal é cortar aço, aço inoxidável, alumínio e outras ligas metálicas com uma rebarbadora. Os discos de corte abrasivos mais populares são feitos de óxido de alumínio e zircônia.

A espessura dos discos de corte que você deve escolher pode depender da espessura e do formato do aço que você precisa cortar. A espessura desses discos pode variar de 0,8 mm a 2,5 mm. Quanto mais espesso for o material , mais lento será o corte e mais quente ficará a superfície.

Discos de banda

Estes discos são feitos de poli-fibra e são impregnados com grãos abrasivos. Esses discos são bastante diferentes dos mencionados anteriormente em aparência, composição e finalidade.

Seu objetivo é remover ferrugem, tinta e epóxi sem danificar as superfícies. Eles podem remover esses revestimentos em superfícies rígidas, como aço inoxidável, e em superfícies macias, como madeira ou fibra de vidro, sem danificar a superfície original.

Discos de desbaste

Os discos de desbaste também são conhecidos como discos de esmeril. São fabricados em óxido de alumínio e possuem um centro rebaixado que permite seu uso em superfícies irregulares.

Como o nome sugere, o objetivo principal desses discos abrasivos é retificar aço carbono, aço inoxidável, bronze, ferro forjado, ferro maleável recozido e outros metais como esses. Outras operações, como entalhe e biselamento do tubo, também são possíveis com esses discos.

Discos de lixa

São discos feitos de zircônia ou abrasivos cerâmicos e destinam-se a acabamentos mais finos, como o lixamento. Eles são para uso em rebarbadoras.

Esses são os discos essenciais para remover estoque médio a leve, dejetos de soldas, rebarbação e remover ferrugem de superfícies. Devido aos materiais de que são feitos, podem ser usados ​​na maioria dos metais, incluindo aço inoxidável.

Discos planos

São discos de forma plana, horizontais e, em alguns casos, flexíveis amplamente usados ​​para operações industriais, tanto grandes como pequenas. Na maioria dos casos, eles são a opção de escolha para soldadores e fabricantes de metal.

O principal uso desses discos planos é para remoção de material, retificação, mistura, rebarbação de soldas e acabamento de superfícies. No mesmo caso dos discos de corte, esses discos planos são feitos de zircônia (para aço macio e inoxidável) ou óxido de alumínio (abrasivo geral).

Os discos planos são compostos pela junção de várias lixas. Dessa forma, eles não são apenas eficazes, mas também duráveis.

Principais aplicações dos discos abrasivos

Como um todo, os discos abrasivos podem ser usados ​​para uma série de tarefas diferentes em processos industriais, sejam grandes ou pequenos. Vamos revisar alguns deles.

Corte

Alguns discos abrasivos são feitos para cortar metal. Dependendo do metal, alguns abrasivos podem ser usados ​​ou não. Por exemplo, a zircônia seria usada para cortar aço macio, enquanto o óxido de alumínio seria a escolha para cortar outros metais.

Lixar e polir

Esmerilhar uma superfície ou peça significa remover o material ou modelá-lo. Por outro lado, o polimento refere-se ao alisamento ou mistura de uma superfície ou peça.

Ambas as operações podem ser realizadas com o mesmo tipo de disco abrasivo, mas o grão deve ser diferente. Enquanto o esmerilhamento (por exemplo, para remover a escória de uma solda) exigiria um grão grosso, o polimento exigiria um grão mais fino.

Principais aplicações dos discos abrasivos

Algumas superfícies podem precisar ser esmerilhadas para uma melhor aparência e outras precisarão de um pouco de polimento para se prepararem para o revestimento.

Remoção de ferrugem e contaminantes

Ferrugem é algo que pode estar sobre apenas uma parte de uma superfície ou peça. Isso significa que o abrasivo usado para remoção de ferrugem, incrustações ou outros contaminantes deve ser suave o suficiente para limpar, mas preservar a peça inteira.

Equipamento de rebarbação

Às vezes, no processo de produção, uma peça pode desenvolver rebarbas pesadas ou até mesmo arestas vivas. Então, pode ser necessário um pouco de rebarbação para levar a peça ao acabamento ideal. Em particular, os discos planos são os abrasivos mais comumente usados ​​para esta operação.

Como escolher o disco abrasivo certo para sua aplicação

Explicamos antes que os discos abrasivos podem ser úteis para uma ampla variedade de processos, que podem ser realizados em indústrias e até mesmo em residências. Portanto, vamos agora destacar algumas das principais aplicações que os discos abrasivos podem ter.

A Carpintaria

A madeira é uma das superfícies mais delicadas para se trabalhar e, portanto, o abrasivo também deve ser macio. O óxido de alumínio de camada aberta (o que significa que o grão fica menos aglomerado no disco) é uma opção eficaz e econômica. Agora, se a madeira é especialmente dura, como alguns tipos africanos, um disco de óxido de alumínio de camada compacta (o grão está mais aglomerado na superfície do disco) seria o ideal.

A Metalurgia

Os trabalhos de metalurgia podem variar de pesados, como rebarbação ou soldagem, a leves, como conserto de carrocerias de automóveis. Portanto, para operações pesadas, o óxido de alumínio e o carboneto de silício seriam ideais como abrasivos, pois oferecem bons resultados em um curto espaço de tempo. Agora, para reparos de carrocerias de automóveis, há toda uma linha de abrasivos mais macios para usar.

Discos abrasivos: Como escolher o disco certo para sua aplicação
Discos abrasivos: Como escolher o disco certo para sua aplicação

Essas são as principais aplicações dos discos abrasivos, mas se você precisar de mais orientações em relação a um trabalho específico, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco, e teremos o maior prazer em responder suas perguntas.

Veja o artigo na integra: Discos abrasivos: Como escolher o disco certo para sua aplicação – Codinter Brasil

SHARE
RELATED POSTS
Cálculo da quantidade de consumível por processo
Seminário de Corrosão para o Setor Elétrico
Mercopar Feira de Inovação e Negócios 

Deixe seu comentário

*