
A escolha correta da tocha MIG/MAG para solda manual, mecanizada ou robotizada é de extrema importância para garantir que o procedimento de soldagem ajustado no equipamento atenda aos requisitos metalúrgicos e integre a junta soldada. Podemos afirmar que o melhor e mais completo equipamento de soldagem (fonte, alimentador) não terá o desempenho para o qual foi projetado caso não utilize uma tocha com a qualidade necessária para transferir a energia e a estabilidade especificada para uma determinada condição de solda.
Isto significa que haverá diversas ocorrências em relação à estabilidade do arco, alterações no ciclo e aporte térmico que certamente terão efeitos negativos na integridade da junta. Propriedades como tenacidade (resistência ao impacto), composição química da solda e outras propriedades mecânicas terão alterações decorrentes de instabilidade do arco e a tocha pode ser a causadora destes “distúrbios” de ordem principalmente elétrico.
Um sistema para soldagem MIG/MAG é composto, basicamente, de uma fonte de energia que fornece corrente e tensão que devem passar pelos cabos (positivo e negativo), pela tocha e pelo grampo obra com a menor resistência possível.
Sendo ajustada uma determinada corrente e tensão para se executar uma solda, deve-se ter o mínimo de resistência no circuito do sistema de maneira a se aproveitar com o máximo de eficiência a energia gerada pelo arco elétrico. Cabos, tocha, grampo obra e conexões elétricas em um circuito de soldagem, não somente em MIG/MAG, devem sempre oferecer o mínimo de resistência à passagem da corrente e tensão geradas pela fonte de energia. Se houver resistências e perdas causadas por dimensionamentos incorretos, certamente elas irão causar menor eficiência na utilização da energia gerada pelo arco em relação à energia ajustada na fonte.
Importância de uma boa escolha de tocha
Podemos afirmar que a tocha tem, pelo menos, 60% de responsabilidade na realização de uma solda com sucesso. Estatisticamente, aproximadamente 50% das paradas de produção utilizando o processo MIG/MAG são causadas por problemas associados à tocha e/ou alimentador de arame. A tocha é composta de vários componentes e cada um com funções específicas que, não tendo desempenho como projetado, comprometem o resultado da solda.
A escolha correta da tocha é feita em função de quatro elementos ou variáveis principais:
1. Aplicação – Tipo de solda a ser executada considerando: posição de soldagem, distância entre o alimentador do arame e a junta a ser soldada, tipo de gás de proteção (Argônio Puro – CO2 Puro – Gás Mistura), tipo e diâmetro do arame (arame sólido de aço carbono, arame de alumínio, arame tubular, etc.)
2. Fator de operação – Tempo efetivamente usado na operação de soldagem. Tempo que o soldador fica com o arco aberto.
3. Parâmetros de soldagem – Quanto maior a corrente e tensão do arco, necessita-se utilizar tocha com maior capacidade.
4. Combinação do diâmetro do arame + Tipo de Gás + Fator de Operação + Parâmetros de Soldagem – Essa equação é essencial na escolha da tocha correta.
Existem outras variáveis extremamente importantes relativas à escolha correta e que contribuem para um excelente desempenho da tocha. Confira alguns desses fatores abaixo:
* Projeto – Para atender normas e diversas aplicações de soldagem e respectivas variáveis.
* Ergonomia – Para permitir máximo de conforto ao soldador e reduzir problemas relativos a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).
* Durabilidade e Desempenho – Para permitir elevado indicador de MTBF (Indicador de Confiabilidade de Produto). Tochas Sumig são, sem dúvida, as que oferecem o maior MTBF.
* Qualidade de Fabricação – Controle individual de componentes e final do produto.
* Qualidade da Guia Espiral – Deve permitir o menor atrito e desgaste em relação à passagem do arame pelo seu interior.
* Qualidade do Cabo da Corrente – Deve ter a mínima resistência à passagem da corrente e tensão. Cabos Sumig são de borracha tratada para resistir à corrosão por agentes químicos e à abrasão pelo manuseio, tipicamente encontrados em ambiente industrial.
* Quantidade de componentes de desgaste – Menor número significa menos estoque e menos componentes para substituir.
* Qualidade do bico de contato, difusor e bocal – Componentes que recebem o calor gerado pelo arco elétrico. Tochas Sumig têm, comprovadamente, o menor índice de desgaste destes componentes. Existe vários casos que o bocal e difusor Sumig tiveram durabilidade acima de 90 dias, sem ter o desempenho da tocha comprometido.
Não erre: fatores que facilitam a escolha da tocha ideal
* Não se iluda com preço individual da tocha e obtenha também os preços dos componentes sujeitos a maior desgaste (bico de contato, guia espiral, bocal, isolante do bocal).
* Questione qual a seção transversal de cobre e que material é o revestimento da tocha. Borracha é a resposta ideal.
* Pergunte também qual é o tipo de gatilho: interruptor ou por lâminas? Importante saber o custo de cada um e o tempo de reparo, quando necessário.
* Considere o fator de operação (tempo efetivamente empregado em solda) utilizado para não comprar uma tocha de custo menor, mas que não aguente este fator.
* Evite comprar uma tocha muito longa (acima de 4 metros). Quanto mais longa a tocha, maior é a dificuldade da passagem do arame pelo seu interior. O atrito é maior. Tocha mais longa também aumenta a resistência no circuito, podendo reduzir a energia do arco e ter que compensar esta queda aumentando mais ainda a saída da fonte.
* Utilize a guia espiral correta para o tipo e diâmetro do arame. Usar uma guia incorreta causa instabilidade na alimentação do arame e do arco.
* Se a tocha que esteja utilizando superaquece na região próxima ao punho (em solda manual), ela pode estar com problema na conexão do cabo da corrente no corpo da tocha ou a tocha está operando acima do limite de energia para qual foi projetada.
* Comunique o fornecedor ou o fabricante de tocha que possa trazer informações técnicas apropriadas e corretas sobre a função da tocha em um sistema de Solda MIG/MAG, seja para solda manual ou para solda robotizada.
* Siga nossa recomendação sobre a avaliação do produto. Compre a tocha indicada para determinada aplicação e, após avaliar nossas considerações anteriores, teste o produto por um período de tempo. Se for possível, teste em diferentes aplicações para ter diferentes opiniões dos profissionais soldadores.
Ubirajara Costa | Gerente Filial SP
Confira o artigo na integra: Como escolher a tocha MIG/MAG correta para sua aplicação? | Sumig
Todos os componentes têm importância na operação de soldagem
O desempenho adequado de uma tocha somente ocorre quando existe a combinação de projeto e engenharia avançados, matérias-primas de qualidade, métodos de fabricação que garantam o projeto e controle de qualidade efetivo ao longo do processo. A tocha ideal também deve ser fabricada conforme normas ou especificações para garantir a segurança necessária para os profissionais que a utilizam e a manuseiam.
Os principais componentes utilizados na fabricação de uma tocha para o processo MIG/MAG são, individualmente, responsáveis pelo desempenho do produto. Se um componente falhar, portanto, toda a continuidade da operação de soldagem será comprometida.
Muitas empresas não enxergam a necessidade de substituir esses componentes preventivamente ou de manter a tocha sempre em bom estado. Essa prática ocorre por desconhecerem os chamados “custos escondidos” decorrentes das paradas de operação causadas pela tocha – seja pela qualidade do produto ou pelo desgaste de seus componentes.
Fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher uma tocha
Uma regra bastante utilizada na hora de escolher uma tocha é optar pelo modelo mais leve e mais flexível para a aplicação. Outros fatores, porém, devem ser considerados também, como ciclo de trabalho, corrente, tensão e local da soldagem. Muitos empreendimentos deixam toda a decisão e a responsabilidade da compra da tocha para o soldador, o que é incorreto, pois nem sempre ele está a par dos detalhes operacionais e de fabricação da tocha. Na maioria das vezes, ele somente considera o peso, o que pode prejudicá-lo depois de um tempo.
O preço é outro fator que costuma ser determinante. Escolher a tocha e respectivos consumíveis pelo valor é válido, porém, mesmo que se utilize o equipamento de soldagem mais sofisticado e completo em recursos, a operação de soldagem vai entrar em colapso se a tocha e seus componentes não oferecerem qualidade. Para se ter uma ideia, estima-se que um bico de contato custa, comparativamente a um equipamento de soldagem de qualidade e desempenho, apenas 0,0003% do valor investido no equipamento, e uma tocha de qualidade com ótima durabilidade custa no máximo 3%. Mesmo assim, eles podem colocar o processo todo em risco se forem mal escolhidos.
Funções dos componentes mais importantes da tocha e suas influências na operação de soldagem
uma tocha que é projetada, desenvolvida e manufaturada para atender os requisitos das normas internacionais. Um desses requisitos é limitar o sobreaquecimento. Estabelecer as dimensões e capacidade ideais pode aumentar significativamente a eficiência e a efetividade de uma operação de soldagem e reduzir fortemente a ocorrência de problemas. Conhecer estes sinais ou sintomas e adotar ações para preveni-los pode reduzir, em muito, a inatividade ou parada de produção.
Além disso, escolher a tocha ideal, mas utilizar consumíveis (bico de contato, difusor, bocal, isolantes, guia espiral) de baixa qualidade certamente é uma péssima decisão, pois eles podem potencializar os problemas da operação, comprometendo o desempenho e durabilidade da tocha.

podemos identificar os consumíveis principais que devem ser substituídos à medida que se desgastam – ou são danificados – e que geram irregularidades na operação de soldagem. O frontal da tocha é a parte mais suscetível a três das principais causas de danos ou desgaste:
- Uso irregular da tocha: bater a tocha para retirar respingos ou ajustar a chapa (usada erradamente como um martelo);
- Calor gerado pelo arco elétrico: quanto maior a energia do arco, maior a intensidade do calor e dos raios ultravioleta e infravermelhos. O calor afeta diretamente o bico de contato, o bocal, o difusor e o isolante. Por esta razão é que existem diferentes tipos de bico de contato que podem suportar maior ou menor calor;
- Passagem do arame entre as extremidades da tocha (entrada do arame na guia espiral e saída no bico de contato): esse processo gera forte abrasão interna nestes componentes, portanto, os consumíveis ficam mais sujeitos à troca devido ao uso. O desgaste prematuro ou maior durabilidade destes componentes está ligado diretamente à qualidade da matéria-prima; à escolha correta para a aplicação, diâmetro e tipo de arame; e à procedência.
Enquanto alguns tem seu funcionamento afetado pelo manuseio e estão sujeitos a danos ou falhas, como por exemplo a fadiga mecânica (uso incorreto, conexões, gatilho, punho); outros, por razões elétricas, afetam ou interferem diretamente na operação de soldagem e no resultado da solda. Todos esses problemas causam geralmente a parada da operação, o que demonstra a importância de escolher bons componentes e bons fornecedores.
Ubirajara Costa | Gerente Filial Sumig SP
Confira o artigo na integra: Como escolher a tocha MIG/MAG correta para sua aplicação? | Sumig




