Notícias

Benefícios da solda MIG/MAG x Eletrodo Revestido e TIG

A soldagem é uma das principais técnicas utilizadas na indústria, sendo que a solda MIG/MAG tem se destacado como uma das técnicas mais eficientes e versáteis do mercado. Mas o que faz da solda MIG/MAG uma técnica tão vantajosa em relação a outras técnicas de soldagem? E como as máquinas de solda da Boxer Soldas se destacam nesse cenário?

A solda MIG/MAG é uma técnica de soldagem a arco elétrico que utiliza arame como consumível e um gás de proteção para evitar a oxidação e outras impurezas na solda. A solda MIG é utilizada em materiais mais finos e a solda MAG é mais indicada para materiais mais espessos. Uma das principais vantagens da solda MIG/MAG é a alta produtividade, pois a técnica permite uma velocidade de soldagem mais rápida em comparação com outras técnicas. Além disso, a qualidade na solda é alta, com baixas taxas de defeitos e porosidade, o que garante uma solda mais resistente e durável.

Vamos verificar mais a fundo como o MIG/MAG pode ser mais benéfico que os outros processos?

ABERTURA DO ARCO

MIG MAG: Na solda mig/mag, a abertura do arco elétrico acontece devido à uma diferença de potencial entre o arame de solda e a peça a ser soldada. Neste processo a abertura pode acontecer em qualquer ângulo.

Eletrodo revestido: Aqui também é necessário uma garra negativa. Porém o arco elétrico é aberto entre a peça e a vareta (alma) do eletrodo. A queima do revestimento melhora a estabilidade do arco. Este arco não pode ser aberto de qualquer ângulo.

TIG: No processo TIG, a abertura do arco de soldagem pode ser feita de algumas formas, sendo elas: Scratch (arrastar), Alta Frequência e o Lift ARC (toque). O arco, assim como o mig/mag, pode ser aberto em qualquer ângulo.

VELOCIDADE DE SOLDAGEM

MIG MAG: Por contar com alimentação semi-automática de arame, esse processo é o mais rápido de todos. Afinal, o soldador não tem a necessidade de pausar seu trabalho para repor/substituir seus consumíveis.

Eletrodo Revestido: Sempre que um eletrodo já não pode mais ser utilizado, é necessário realizar a sua troca. Isso faz com que a solda com eletrodo revestido seja um pouco mais lenta, porque além da troca, o soldador precisa ter habilidade para abrir o arco sem perder grande tempo de trabalho.

TIG: De todos os processos, o TIG é o processo mais lento. Isso acontece porque na solda TIG, o material precisa ser depositado gota a gota, aumentando a necessidade de habilidade, atenção e destreza do soldador.

PRODUTIVIDADE

Quando o assunto é produtividade na indústria, os dois principais processos utilizados são MIG/MAG e Eletrodo Revestido.

Como já vimos, em termos de velocidade a solda MIG/MAG sai na frente por conta da sua alimentação semi-automática. Porém, existem alguns outros fatores que fazem a solda mig/mag ser a mais escolhida dentro das indústrias. Vamos te mostrar alguns comparativos entre esses dois processos.

COMPARAÇÃO TEMPO DE SOLDA

Neste exemplo, utilizaremos uma solda de 30cm feita em um filete. Para isso, utilizamos eletrodo revestido 2.5mm e arame 0.8mm.

Soldando a mesma quantidade, obtivemos o seguinte resultado:

Mig/Mag: solda completa realizada em 00:01:40, sem pausas.

Eletrodo Revestido: solda completa realizada em 00:03:16, com pausa para substituir o consumível.

COMPARAÇÃO DE RENDIMENTO E CUSTO DE MATERIAL

Outro benefício do mig/mag, é o seu rendimento na solda e os custos com materiais e consumíveis a longo prazo. As máquinas mig/mag possuem suporte para arames de até 18kg, fazendo com que o consumível precise ser reposto somente após 4, 5 meses de utilização, dependendo do volume de trabalho da empresa.

É válido ressaltar que uma bobina de 15kg de arame tubular 1.6mm, pode depositar uma quantidade de solda equivalente a 22kg de eletrodos normais ou 400 eletrodos de 4.0mm, substituindo também os eletrodos de 3.2mm e 4.8mm de diâmetro.

Além dos consumíveis, a operação feita em mig/mag possui valor de mão de obra menor. Não por ser uma técnica mais fácil de realizar, mas porque demora metade do tempo do eletrodo revestido.

O processo em MMA pode até ser mais econômico a curto prazo, em trabalhos esporádicos. Porém, quando analisado em grande escala, é notória a diferença e as vantagens que o mig/mag pode trazer a empresa.

22kg de eletrodo = 15 kg de arame solido.

COMPARAÇÃO DE GASTO DE ENERGIA

A velocidade do processo de solda também interfere na hora de calcular o gasto com energia elétrica. Afinal, quanto mais demorado o processo, maior será seu consumo de energia. Além disso, se você utiliza Transformadores ou Retificadores, saiba que o seu custo pode estar sendo duplicado.

Atualmente, para melhorar, otimizar e reduzir custos na solda, utilizamos as Inversoras de Solda. Máquinas tecnológicas que além de soldar todos os tipos de solda (mig/mag, eletrodo revestido e tig), auxiliam também na economia de energia. Veja a comparação:

Neste exemplo, observa-se que a economia entre transformador e inversora de solda é de aproximadamente R$423,31 por semana. Se multiplicarmos esse valor pelas semanas trabalhadas em 1 ano e pelo número de máquinas dentro de uma empresa, veremos que ele se torna cada vez mais expressivo.

Confira o artigo na integra: Benefícios da solda MIG/MAG x Eletrodo Revestido e TIG – Boxer (boxersoldas.com.br)

SHARE
RELATED POSTS
Cadastre-se para Receber Newsletter e Concorra a um Prêmio
Infosolda Responde
Atendimento INFOSOLDA

Deixe seu comentário

*