Artigos Engenharia de Soldagem Notícias

Aços Resistentes ao Calor e ao Creep / Aços resistentes laminados à quente e forjamento conforme

Conceito

Os aços se distinguem entre si especialmente pela resistência contra a influência de gases quentes e produtos em combustão bem como pelo sal e metais em ponto de fusão com temperatura um pouco acima de 550°C e ainda mantendo boas propriedades mecânicas por um período de exposição curto ou longo a essas tensões. O aumento dessa resistência, como sempre, dependerá de várias outras condições e assim, não será caracterizado apenas por alguns testes simples (ver também SEW – parágrafo 8).

Resistência ao Calor

Devido ao alto teor na sua liga de Alumínio, Cromo, Níquel e Silício, os aços resistentes ao calor possuem uma excelente resistência a gases quentes e produtos em combustão bem como pelo sal e metais fundidos. A aplicação mais alta obtida ao ar, alcançando até 1050°C, pode ser alcançada reduzindo o teor de gás, tal como componentes contendo Enxofre, vapor de água ou cinzas. Recomenda-se obter informação do fornecedor do material se a experiência própria não seja o suficiente. Dados auxiliares para resistência de aços resistentes ao calor estão contidos com regulação para escalas limitadas por temperaturas para utilização ao ar.

Influência do Silício e do Cromo na escala de Aços Resistentes durante o recozimento (recozimento num período de 120h)

 Ocorre aumento na dureza da liga Aço-Cromo com 25% de Cr principalmente pós tratamento térmico com diferentes temperaturas de acordo com BUNGART e SPYRA.

Diagrama Isotérmico Tempo-Temperatura-Transição da fase σ para ligas de Aço-Cromo com 48%.

Efeito da resistência ao recozimento em diferentes temperaturas na dureza de uma liga de Aço Cromo com 18-50% de Cr.

Propriedades mecânicas em diferentes temperaturas:

Indicações no comportamento em tempo prolongado em altas temperaturas (média de valores dispersos de uma determinada área).

Tabela B.2: Aplicação mais elevada na temperatura Ta ao ar com base na DIN EN 10095.

  1. Mais à frente, indicação com respeito metal de solda, ver DIN 8556 – consumíveis de soldagem de aços resistentes ao calor e não corrosivos, designação, período técnico de entrega e aço-ferro regulamentados 880 – consumíveis de solda laminados e trefilados.
  2. Sobre materiais de consumível de soldagem deste aço, visto em DIN – consumível de soldagem para Níquel e Ligas de Níquel, composição, período técnico de entrega.

Esse texto foi traduzido por alunos da fatec-sp
torne-se um engenheiro ou um especialista internacional de soldagem IIW IWE IWS

Entre em contato por: +55 (11) 91713-0190 / 96378-0157 / treinasolda@infosolda.com.br / Infosolda@infosolda.com.br

SHARE
RELATED POSTS
Introdução geral à soldagem e tecnologia de juntas I
Aços de Alta liga Resistentes a corrosão
Impactos da durabilidade e desempenho dos consumíveis da Tocha MIG/MAG

Deixe seu comentário

*