As radiações gama são aquelas emitidas do núcleo do átomo, o qual se encontra num estado excitado de energia, significativamente diferente das radiações X, que são emitidas das camadas eletrônicas dos átomos.
Essas emissões não ocorrem de forma desordenada, mas possuem um padrão de emissão denominado espectro de emissão.
Espectro de das radiações gama
Espectro de emissão é um padrão de emissão das radiações gama. As radiações gama provenientes dos elementos radioativos naturais e artificiais são emitidas com intensidades e energias bem definidas, caracterizando um espectro discreto de emissão; em outras palavras, os raios gama que saem do núcleo o átomo possuem energias bem determinadas e características do radioisótopo considerado.
Geração de raios gama
Com o desenvolvimento dos reatores nucleares, foi possível a produção artificial de isótopos radioativos através de reações nucleares de ativação. O fenômeno de ativação ocorre quando elementos naturais são colocados junto ao núcleo de um reator e irradiados por nêutrons térmicos que atingem o núcleo do átomo, penetrando nele. Isto cria uma quebra de equilíbrio energético no núcleo, e ao mesmo tempo muda sua massa atômica, caracterizando assim o isótopo. O estabelecimento do equilíbrio energético do núcleo do átomo é feito pela liberação de energia na forma de raios gama.
Link Relacionado:
Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997
2 Comentários
Quero agradecer por toda a informação que me deram são uns amores amo vos.
Bjs
Boa tarde
A equipe Infosolda agradece por sua mensagem !