Processos de Soldagem

Soldagem subaquática com alumínio

Este documentário foi publicado pela lincolnelectrictv. A entrevista é realizada com diversos profissionais de soldagem subaquática e especialistas em construção submarina. O alumínio é um dos melhores materiais para usarmos na água, porém é necessário um conjunto de habilidades especializadas para realizar a manutenção deste material.

Os cascos do navio confeccionados em alumínio já estão com o seu espaço garantido dentro da frota da Marinha dos EUA. O interessante é que enquanto o reparo de navios com casco de aço, feitos na água, é de conhecimento de todos, o mesmo trabalho com alumínio é pouco conhecido e apresenta maiores desafios.

O alumínio é geralmente considerado muito mais difícil de soldar do que o aço se pensarmos em condutividade térmica e o ponto de fusão, estes dois itens são grandes vilões na soldagem subaquática do alumínio. A porosidade é o desafio a ser vencido.

A proposta então é apresentar uma alternativa para realizar a manutenção destes cascos em substituição ao drydocking, sendo a única opção para o reparo com êxito, na soldagem de navios com casco confeccionado em alumínio.

A Marinha está à procura de novas soluções e acredita-se que eles encontraram uma nova técnica promissora: a soldagem subaquática do alumínio pelo processo GMAW em uma câmara hiperbárica.

Mas o que é um drydocking?  E o que é uma câmara hiperbárica?

Drydocking é um termo usado para reparos ou quando um navio é levado para o pátio de serviço. Durante a docagem, todo o navio é trazido para uma área seca, de modo que as partes submersas do casco do navio possam ser limpas ou inspecionadas.

Câmara hiperbárica é um equipamento que permite manter a pressão interna constante ou controlada.

Mas então o drydocking não facilitaria o processo de soldagem do alumínio? Sim, facilitaria, mas com alcance global, os navios da Marinha dos EUA estão localizados em diversas áreas marítimas, e os drydocking raramente estão nas proximidades quando necessitamos realizar um reparo”.

Vídeo com duração de 5:04 minutos

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