Artigo escrito por Felipe S. Oliveira, Glaucon Trevisan e Pedro Henrique Borges.
Neste artigo iremos mostrar um do manual prático para elaboração da I.E.I.S, mostrando o inicialmente o que é uma I.E.I.S., abordar os principais tópicos para elaborá-la e as limitações do uso do manual.
A sigla IEIS significa Instrução de Execução e Inspeção de Soldagem, e é neste documento que detalhamos todas as etapas de execução das soldas, desde a preparação até o teste final, selecionando processos e todos os testes aplicáveis para garantir a estanqueidade, integridade, resistência e estética da solda.
Os parâmetros de soldagem informados nas IEIS’s devem ter como base os valores estabelecidos nas Especificações de Procedimentos de Soldagem (EPS’s) qualificadas e as tolerâncias permitidas pelas normas de qualificação aplicáveis.
As IEIS’s devem ser detalhadas para cada junta a ser soldada. Entretanto, quando a quantidade de juntas do equipamento ou estrutura a serem soldados for de tal modo elevadas que a individualização seja impraticável ou inadequada, permite-se o agrupamento das juntas idênticas.
Em qualquer caso, a rastreabilidade entre a junta individual e o procedimento de soldagem aplicável deve ser garantida.
Arquivo: 0,31 MB em pdf. 20 páginas
Clique aqui e baixe o artigo: Manual Prático para Implementação de uma I.E.I.S
Veja nossos Artigos relacionados:
- Normas e Qualificação em Soldagem
- Elaboração da EPS N°21 – Soldagem de um aço SAE 1020 x DIN 2440
- Ensaios em Juntas Soldadas
- Radiologia Industrial
Veja nosso cursos Acesse Treinasolda: