A BONAL TECHNOLOGIES localizada em Michigan (Estados Unidos) tem continuamente desenvolvido há quase 40 anos seus sistemas de Alívio de Tensões para componentes e conjuntos soldados e/ou usinados.
O método convencional usado por séculos tem sido o método térmico o qual garante um nível garantido e praticamente nulo de tensões residuais, um dos objetivos principais do tratamento de alívio de tensões.
Entretanto o método térmico também apresenta limitações conforme o caso como por exemplo a limitação de tamanho (peças de grandes dimensões não são viáveis para se tratar num forno visto o tamanho exagerado que seria exigido de um forno de alívio e o consumo elétrico correspondente, o que também representa um custo extra adicionado ao processo de fabricação).
Outro aspecto importante é que o método térmico de alívio térmico não remove defeitos criados por exemplo durante o processo de solda, pois uma vez criado um defeito como deformação, porosidade ou trinca em soldas, a aplicação de um alívio de tensões não removerá qualquer trinca, deformação ou porosidade criada durante o processo de soldagem.
Muitas soldas não são aliviadas o que provoca um empenamento nas peças após a usinagem, gerando desvios da tolerância de fabricação de componentes.
O método vibratório desenvolvido pela BONAL oferece diversas vantagens pois praticamente supera muitas das limitações como tamanho pois o equipamento trata qualquer peça por regiões, não havendo um limite de peso ou tamanho para tratamento.
O método vibratório utiliza apenas 10% da energia elétrica consumida por um forno de alívio de tensões.
O tempo necessário é muito inferior e os benefícios preventivos de falha são muito consideráveis.
É importante uma avaliação para a correta seleção da configuração do equipamento de alívio e as etapas de aplicação desta tecnologia.
Clique aqui e veja FOTOS