Lançamento para a Revolução Inteligente na tecnologia de soldagem
A Nova TPS/i da Fronius eleva ao 7º nível a soldagem
A nova plataforma de equipamentos de solda MIG/MAG garante um salto quântico.
Com a plataforma de equipamentos soldagem MIG/MAG TPS/i modular totalmente replanejada, a Fronius leva o ramo de soldagem a uma nova era: Os usuários se beneficiam de aparelhos adaptáveis individualmente e também extensíveis, que se destacam pela alta inteligência e funções extensas de comunicação. Assim, tarefas de soldagem podem ser realizadas a partir de agora não somente com mais facilidade e rapidez, mas também com resultados ainda melhores. Além disso, a plataforma é a base para muitos desenvolvimentos inovadores e garante, assim, uma segurança de investimento de longo prazo.
Este salto quântico foi alcançado na tecnologia de soldagem a partir do maior projeto de inovação na história da Fronius. Os responsáveis pelo líder tecnológico de tendências não pretendiam para esta façanha nada menos que chegar o mais perto possível do arco voltaico perfeito. Por isso, os funcionários foram encorajados a eliminar antigas formas de pensar, a selecionar o melhor da experiência abrangente da empresa para o benefício dos usuários e a combinar a técnicas inovadoras. O resultado é a plataforma modular integrada de equipamentos de soldagem MIG/MAG TPS/i, que já satisfaz hoje os requisitos da indústria 4.0 e que eleva a tecnologia de soldagem a um nível totalmente novo de desempenho.
Já na primeira etapa da plataforma, o usuário se beneficia de diversas melhorias técnicas e das novas funcionalidades. Eles solucionam problemas conhecidos e possibilitam soldar com visivelmente menos respingos, com arco voltaico e penetração estáveis e com maior eficiência. Além disso, eles facilitam o manuseio dos aparelhos sensivelmente e facilitam a vida do soldador.
A inteligência integrada da TSP/i possui um papel central nisto. O controle de processo mais rápido que a geração anterior, em fator de aproximadamente 2.000, possibilita detectar significativamente mais informações sobre o arco voltaico e regulá-lo com ainda mais precisão. Um barramento de alta velocidade (‚SpeedNet‘) mais rápido, que conecta os componentes como a tocha e o avanço com a fonte de solda, garante, em sua comparação com a geração anterior, uma taxa de transmissão muito maior, menores tempos de reação e maior controle de qualidade.
Com base nisto, os engenheiros da Fronius otimizaram as fases individuais do processo de soldagem e as interligaram ainda mais. Assim, a TPS/i, como primeiro sistema, determina a temperatura momentânea no fim do eletrodo de arame, calcula a partir disto a energia de ignição (reduzida) necessária e controla a fonte de solda adequadamente. Assim, o arco voltaico se estabiliza mais rapidamente. Durante o próprio processo de soldagem, a inteligência integrada adapta a velocidade do arame à distância atual da tocha de solda à peça de trabalho (CTWD), agora mais rapidamente e precisamente graças ao circuito de regulagem desenvolvido, e a um motor especialmente dinâmico. A consequência positiva para o soldador é que o arco voltaico é regulado em um tempo mais curto e que a penetração de solda sobre menos oscilações. Mesmo na conclusão do processo de soldagem, a capacidade de regulagem do avanço de arame contribui para os resultados de soldagem melhorados: No retorno do eletrodo de arame em conexão com uma limitação da corrente de soldagem, tanto a formação de gotas antes inevitáveis – e com isto, respingos – como uma requeima do arame são evitadas efetivamente.
Destas otimizações das fases de soldagem se beneficiam, além do processo padrão, também dois novos processos de soldagem, que da mesma forma só se tornaram possíveis através da inteligência integrada e do circuito de regulagem rápido da TPS/i. O processo de arco voltaico curto LSC (Low Spatter Control) se destaca por uma baixa tendência a respingos nunca atingida, e alta estabilidade do processo. Como segundo novo processo, a Fronius oferece a partir de agora o PMC (Pulse Multi Control), que possibilita durante o arco de pulso para solda MIG/MAG uma velocidade de soldagem significativamente mais alta, com uma soltura de pingos ideal. Além disso, no processo PMC ocorrem visivelmente menos entalhes de penetração de solda.
Deve-se destacar especialmente, que o usuário da plataforma TPS/i pode combinar hardware e software conforme as suas necessidades individuais e, se necessário, aprimorá-los ou transformá-los, e assim, desfrutar de uma alta segurança de investimento. A consequente modularização permite, por exemplo, que o usuário adquira inicialmente somente um aparelho para o arco curto de pulso para solda MIG/MAG e, posteriormente amplie-o com a ajuda de uma atualização com a soldagem de pulso. Uma vez que o sistema tem capacidade de multiprocessamento, em uma troca de processo, devem ser substituídos somente os componentes do sistema – fonte de solda, avanço de arame ou o jogo de mangueiras de conexão são idênticos para todos os processos.
A adaptação do software após uma modificação do sistema é tão fácil quanto uma atualização do software: Uma reprodução central do software é suficiente para fornecer o software necessário a todos os componentes ou para atualizá-los. Novas curvas características podem ser adicionadas, sem que o software do sistema precise ser alterado.
Não somente o processo de soldagem em si será elevado a um novo nível com a TPS/i, mas também as possibilidades de interação alcançam uma nova dimensão. Um robusto display de 7 polegadas sensível ao toque informa o usuário com gráficos e textos claros no respectivo idioma do país, de forma rápida e geral sobre o estado momentâneo do sistema. Junto à interface de usuário intuitiva, gráfica e adaptáveis às próprias necessidades, o soldador mantém assim, a todo momento, o controle sobre o seu sistema e evita erros operacionais. A interação do sistema de soldagem com um robô também foi significativamente desenvolvida: A troca de dados com o comando do robô não ocorre somente mais rapidamente, de forma que possibilita uma conexão mais estreita ao sistema de soldagem, mas também pode ser adaptada às condições locais com a ajuda de ferramentas de programação de fácil uso mesmo sem suporte de especialistas, e também pode ser visualizada através do display.
A nova plataforma de soldagem TPS/i oferece ao usuário um grau ainda não conhecido relativo à individualidade, possibilidades de interação e melhorias perceptíveis. Com isto, empresas podem realizar tarefas de soldagem complexas e em constante mudança, de forma rápida, efetiva e com qualidade constante.
A inteligência integrada e a modularidade completa formam uma base sólida para inovações futuras e garantem uma alta segurança de investimento por anos.
Fronius International GmbH
A Fronius International é uma empresa austríaca com sede em Pettenbach e outras unidades situadas em Wels, Thalheim, Steinhaus e Sattledt. Com 3.239 funcionários no mundo, a empresa atua nas áreas de Carregamento de Bateria, Tecnologia de Soldagem e Energia Solar. A parcela de exportações de cerca de 93 por cento é obtida com 19 empresas internacionais da Fronius e distribuidores/representantes em mais de 60 países. Com excelentes produtos e prestação de serviços e 864 patentes ativas, a Fronius é líder em tecnologia no mercado mundial.
Este comunicado de imprensa, assim como as fotos, estão disponíveis para download na Internet em:
Fronius International GmbH, Marketing & Kommunikation, Sra. Mag. Marion Rauch, Froniusplatz 1, A-4600 Wels, Tel. +43(0)7242/241 2590, Fax: +43(0)7242/241 953940, E-Mail: rauch.marion@fronius.com