Industrial

Estimativa de Custos em Soldagem

Artigo escrito em Paulo J. Modenesi, Prof. Depto de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG, Ph.D. (Cranfield Institute of Technology), trabalha com metalurgia da soldagem, monitoração de processos de soldagem e com o estudo do comportamento mecânico dos materiais.

A soldagem é, em geral, usada como parte de um processo de fabricação que também utiliza outras operações como corte, usinagem, conformação mecânica, montagem, tratamentos térmicos e superficiais.

Além disso, a operação de soldagem pode englobar etapas de pré-aquecimento, de remoção da raiz da solda e outras. No presente documento estas etapas e os outros processos não serão considerados. Deve-se deixar claro, contudo, que numa situação real, o custo de uma operação de soldagem não será, em geral, analisado de uma forma isolada.

Assim, por exemplo, a adoção de um procedimento de soldagem mais sofisticado (e mais caro) pode levar a uma redução de custo pela eliminação de uma etapa no processo de fabricação (por exemplo, pode tornar desnecessário o uso de pré-aquecimento ou de um tratamento térmico posterior).

Arquivo: Tamanho 34 KB em pdf. – 7 páginas

Clique aqui e baixe o arquivo: Estimativa de custos na soldagem

Textos relacionados:

Custos em soldagem uma visão prática

CUSTOS ESCONDIDOS E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA SOLDAGEM

Economia de Energia na Soldagem

Cursos Treinasolda

SHARE
RELATED POSTS
Gestão da Inovação Tecnológica Na FBTS
Artigo sobre recuperação de rolos da mesa de lingotamento contínuo
Síntese dos conhecimentos necessários para atuação na área da soldagem

Deixe seu comentário

*